Neste tutorial você vai conhecer e aprender a usar o Redo Backup and Recovery, a ferramenta ideal para fazer backup e restaurar o seu HD de um jeito prático e fácil.
Faça backup e restaure o seu HD com o Redo Backup and Recovery

 Neste tutorial você vai conhecer e aprender a usar o Redo Backup and Recovery, a ferramenta ideal para fazer backup e restaurar o seu HD de um jeito prático e fácil.

 Uma coisa importante e que muitas pessoas não se preocupam em fazer é uma cópia de segurança dos dados que estão no HD, e só lembram que deviam ter feito um backup depois que o "estrago" está feito (quando, por exemplo, o HD para de funcionar ou quando você acidentalmente formata a partição onde estão seus documentos mais importantes, fotos de família dentre outras coisas).

 Fazer backups dos nossos dados é de extrema importância hoje em dia, e o quanto antes possível. Para isso, você pode simplesmente copiar seus dados manualmente para um outro dispositivo de armazenamento ou utilizar um serviço de armazenamento em nuvem, como é o caso do Google Drive, mas, e se você quiser fazer também uma cópia de segurança do sistema operacional instalado no seu HD? Pode parecer complicado, mas não é! Neste artigo você vai conhecer e aprender a utilizar o Redo Backup and Recovery, uma ferramenta (como o próprio nome diz) para fazer backup e restauração dos dados de seu disco rígido.

 O Redo Backup and Recovery é uma ferramenta de backup e restauração completa, gratuita e open source, distribuído sobre a Licença GNU GPLv3. Redo é um front-end para o programa Partclone, com ele você poderá criar uma cópia exata de todo o seu HD ou de uma partição em específico e salvar em outro dispositivo de armazenamento ou numa pasta de rede, tudo isso combinado com uma interface bem simples de se utilizar. Dentre as suas principais características estão:

  • Sem instalação - Redo Backup and Recovery é executado através de um Live CD / DVD ou pen drive, não é um programa que precisa ser instalado e também não é necessário ter algum sistema operacional instalado no HD, basta apenas reiniciar o computador com o Live CD na unidade óptica ou pen drive conectado;
  • Suporta a restauração Bare Metal - Bare Metal (Bare-metal restore) é a recuperação completa de um computador após uma falha grave no disco rígido, incluindo a restauração do sistema operacional, do sistema de arquivos, das partições, dos volumes e dos dados através de um ponto de recuperação completo;
  • Funciona tanto com Linux como Windows - Redo Backup realiza backups e restaura os dados de máquinas que executam os sistemas operacionais Linux e Windows;
  • Acesse e copie os seus arquivos - Seus sistema não inicia mais? O Redo conta também com um gerenciador de arquivos, assim você poderá acessar e copiar seus arquivos manualmente para um HD externo / pen drive;
  • Recupere arquivos deletados - Excluiu algum arquivo por engano? Redo Backup and Recovery já traz pré-instalado um programa que auxilia na recuperação de seus arquivos excluídos, salvando-os em outro dispositivo de armazenamento.

 Conheça todos os recursos presentes no Redo Backup and Recovery, acesse:

  http://redobackup.org/features

 Quer aprender como utilizar essa ferramenta? Então vamos lá!


Tópicos desse artigo:

  Download do Redo Backup and Recovery

  Gravando a ISO em um CD / DVD ou pen drive

  Criando um backup do seu HD ou partição

  Restaurando o backup do HD ou partição


Os testes de backup e restauração foram realizados utilizando o VirtualBox. Tanto a criação do backup do HD inteiro e de partições "separadas" quanto a restauração dos mesmos foram bem sucedidas. Mesmo assim, como qualquer operação que envolva a manipulação de partições, poderá não funcionar em todos os casos. Faça por sua conta e risco.


Download do Redo Backup and Recovery


 Atualmente, a versão mais recente do Redo Backup and Recovery é a 1.0.4, lançada em 2012, faça o download da ISO acessando o link:

  https://sourceforge.net/projects/redobackup/

 Ou clique no botão abaixo para fazer o download direto:

Download do VirtualBox para Linux


Gravando a ISO em um CD / DVD ou pen drive


 Existem vários programas para gravar ISOs em CDs/DVDs e no pen drive, cito aqui apenas alguns deles que já usei e recomendo.

 Caso esteja no Windows e deseja utilizar um DVD para gravar a ISO, poderá utilizar o próprio utilitário do Windows para isso, mas também é possível utilizar outros programas para isso, como o popular Nero (que é pago), além do InfraRecorder (que é gratuito e de código aberto) e do CDBurnerXP (gratuito).
 Para gravar a ISO do Redo num pen drive, recomendo o Universal USB Installer ou o Rufus (ambos gratuitos e de código aberto).

 No Linux, se for utilizar um DVD, recomendo gravar a ISO utilizando o Brasero ou o K3B (que estão disponíveis nos repositórios de várias distros).
 Caso queira utilizar um pendrive, utilize o UNetbootin ou grave a ISO pelo terminal utilizando o "dd", como é explicado neste tutorial.

 Tudo pronto? Vamos ao que interessa!


Criando um backup do seu HD ou partição


 Insira o CD / DVD do Redo Backup and Recovery na unidade óptica ou conecte o pen drive com o mesmo e reinicie o computador.

 OBS.: Caso o CD / DVD / pen drive não dê boot, talvez seja necessário alterar as opções de boot no Setup do BIOS do seu computador, veja como fazer isso assistindo a este vídeo do canal Tutoriais para Tudo (YouTube)

 Se seu computador estiver configurado corretamente, aparecerá a tela inicial do Redo Backup and Recovery:

Tela de boot do Redo Backup and Recovery

 Deixe selecionado a opção "Start Redo Backup", tecle Enter e aguarde. Em alguns segundos irá aparecer a tela inicial do Redo Backup and Recovery, com as opções para você fazer Backup e Restaurar, clique em "Backup":

Selecione a opção "Backup"

 Após, selecione o HD que você pretende fazer backup:

Selecione o HD que você quer fazer backup

 Em seguida, selecione a(s) partição(ões) que deseja incluir no backup (apesar de ter a opção de escolher as partições a serem copiadas, recomendo que faça o backup completo do HD):

Selecione as partições a incluir no backup

 Agora você deverá escolher aonde salvar o backup, seja em outro HD conectado na máquina ou salvar em uma pasta compartilhada num computador da rede (Shared over a network); no caso, vou utilizar um outro HD conectado na máquina.






 OBS.: A capacidade do local de destino escolhido para salvar o backup DEVERÁ SER IGUAL OU MAIOR que o dispositivo a ser copiado:

Selecione o destino para o backup

 Feito isso, selecione a pasta de destino desse backup, clique em "Browse" para selecionar a pasta:

Escolha uma pasta onde salvar o backup

 Será aberto uma janela para que selecione ou crie uma nova pasta para armazenar o backup; caso queira criar uma nova pasta, clique em "Create Folder":

Crie uma nova pasta

 Defina um nome de fácil identificação para a pasta criada, em seguida, clique em "Save Here":

Selecione a pasta criada como destino do backup

 Confira o local de destino do backup e clique em "Next":

Pasta de destino selecionada, clique em "Next"

 Defina agora um nome e data para identificar o backup:

Defina um nome para identificar esse backup

 Agora é só aguardar o fim do processo de criação do backup, pode demorar de minutos a mais de uma hora, dependendo da quantidade de dados a serem copiados:

* Lembrando que você pode navegar na internet enquanto o backup é realizado, já que o Redo Backup traz pré-instalado o Chromium, além de outras ferramentas, como por exemplo o GParted, você encontra esses e outros programas clicando no botão de menu localizado na parte inferior esquerda.

Backup sendo criado, agora é só aguardar...

 Assim que terminar, irá aparecer um aviso informando que o backup foi realizado com sucesso, clique em "OK" para fechá-la:

Backup realizado com sucesso!

 Clique em "Exit" para fechar a janela do Redo Backup:

Feche a janela do Redo Backup

 E clique no botão no canto inferior direito da área de trabalho do Redo Backup and Recovery para desligar ou reiniciar o computador, conforme mostra a imagem:

Desligar ou reiniciar o computador

 Ao sair, você deverá remover o CD / DVD ou pen drive do Redo Backup and Recovery e teclar "Enter", conforme indicado pela tela a seguir:

Remova o CD / DVD / pen drive do Redo Backup e tecle "Enter"

 Tudo certo, você criou o backup do seu HD com sucesso! Mas, como fazer para restaurá-lo? É isso que vamos ver logo abaixo!


Restaurando o backup do HD ou partição


 Reinicie o computador com o CD / DVD ou pen drive do Redo Backup na unidade óptica / conectado no mesmo, na tela de boot deixe selecionado a opção "Start Redo Backup" e tecle "Enter":

Tela de boot do Redo Backup and Recovery

 Aguarde o carregamento do mesmo (que é bem rápido); em seguida, dê um clique a opção "Restore" (Restaurar):

Selecione a opção "Restore"

 Após, selecione o local onde você salvou o backup, num HD que esteja conectado ao computador ou numa pasta de rede; no caso, vamos utilizar um HD:

Selecione o local onde salvou o backup

 Clique no local indicado pela seta na imagem abaixo para selecionar o backup criado anteriormente;

Encontre e selecione o backup salvo

 Navegue até a pasta onde está o backup que vai utilizar para a recuperação do HD ou partição, ao encontrá-lo (o arquivo criado pelo Redo tem a extensão .BACKUP), dê dois cliques sobre o mesmo ou selecione-o e clique em "Open", como mostra a imagem:

Dê dois cliques sobre o arquivo de backup

 Backup selecionado, clique em "Next":

Backup selecionado, clique em "Next"

 Agora você deverá escolher o HD que será restaurado, clique no local indicado pela imagem abaixo para selecionar:

#####

     Atenção     

Os dados que existirem no HD de destino serão destruídos, dando lugar ao conteúdo do backup.


#####

Selecione o HD que irá restaurar o backup, muita atenção nessa parte!

 Aparecerá uma janela de aviso para você confirmar a restauração do backup no disco rígido indicado, confira se está tudo certo, se estiver, clique em "Yes" para continuar:

Confirme a alteração que será realizada clicando em "Yes"

 Processo de restauração iniciado, agora é só aguardar.

* Lembrando que você pode navegar na internet durante a restauração, já que o Redo Backup traz pré-instalado o Chromium, além de outras ferramentas, como por exemplo o GParted, você encontra esses e outros programas clicando no botão de menu localizado na parte inferior esquerda.

O backup está sendo restaurado, aguarde...

 Ao término, irá aparecer uma janela informando que o backup foi restaurado, clique em "OK" para fechá-la:

O backup foi restaurado com sucesso!

 Em seguida clique em "Exit":

Clique em "Exit" para sair da janela do Redo Backup

 E clique no botão no canto inferior direito da área de trabalho do Redo Backup and Recovery para desligar ou reiniciar o computador:

Desligar ou reiniciar o computador

 Ao sair, você deverá remover o CD / DVD ou pen drive do Redo Backup and Recovery e teclar "Enter", conforme mostra a tela a seguir:

Remova o CD / DVD / pen drive do Redo Backup e tecle "Enter"

 Seu HD foi restaurado com sucesso!


 Espero que este tutorial seja útil para você, grande abraço e até o próximo!

 Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial? Então basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!
 Aproveite também e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook, aproveite que essas opções ainda são gratuitas! :)


Referências:



Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.



  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: