Nesta dica você vai encontrar uma sources.list completa e atualizada para o Debian 13 "Trixie", com todos os repositórios oficiais habilitados!

Confira uma sources.list completa para adicionar no seu Debian 13 "Trixie"!
Assim como as demais distribuições Linux, o Debian possui os seus próprios repositórios de softwares, repositórios estes que ficam no arquivo Neste sources.list estão definidos os tipos de pacotes a serem utilizados (pacotes binários .deb e pacotes de código-fonte deb-src), seguidos pelas URLs de onde o APT (o gerenciador de pacotes do Debian) irá buscar softwares, atualizações e correções de segurança para o sistema. Cada URL também é acompanhada pelo codinome da versão do Debian (trixie, bookworm, bullseye, etc.) ou pelo ramo (stable, testing, unstable), além de seus componentes, que são:
- main - área do repositório que contém apenas softwares livres (como o gcc, gimp, etc.);
- contrib - contém pacotes livres que tem dependências não-livres (como o virtualbox, steam-installer, etc.);
- non-free - área dedicada aos softwares e pacotes proprietários (incluindo os codecs, nvidia-driver, etc.);
- non-free-firmware - nesta área se encontram os firmwares proprietários (como o firmware-realtek, firmware-amd-graphics, etc.).
Porém, devido ao Contrato Social do Debian (baseado nas Diretrizes de Software Livre do Debian — DFSG), o sistema mantém habilitado por padrão apenas o componente main dos seus repositórios (juntamente com o non-free-firmware para garantir o funcionamento de determinados dispositivos). Com isso, ficamos limitados a instalar apenas softwares 100% livres e de código aberto, algo que pode ser frustrante para muitos usuários.
Além disso, a mídia de instalação (como o pen drive ou DVD usado durante instalação) também fica "habilitada" como uma fonte de pacotes no sources.list, sendo necessário inserir tal mídia toda vez que precisar instalar algum pacote no sistema.
Mas isso é bem simples de resolver. Logo abaixo, mostramos duas formas fáceis de configurar a sources.list do seu Debian 13 "Trixie", seja editando-a manualmente ou baixando uma sources.list já pronta!
Índice de Conteúdo
Configurando a sources.list manualmente;
Baixe a sources.list já configurada;
Habilitando os Backports e/ou os pacotes de código-fonte;
Convertendo a sources.list para o formato DEB822 (opcional);
Restaurando a sources.list do Debian 13 "Trixie";
Restaurando a sources.list "antiga" (antes do formato DEB822);
Restaurando a sources.list "original" (a sources.list padrão do Debian);
Conclusão
Referências.
Configurando a sources.list manualmente
Este é o método tradicional de configuração da sources.list, onde editamos manualmente o arquivo para adicionar os componentes/áreas de cada repositório. É relativamente simples, mas requer um pouco de atenção aos detalhes para que dê tudo certo.
O primeiro passo é abrir um terminal, para isso, basta procurar por ele lá no menu de aplicativos do seu ambiente de desktop. Feito isso, será necessário logar-se como root para seguir os próximos procedimentos. No terminal, execute o comando:
su -
Após logar-se como root, eu recomendo que faça uma cópia de segurança da sources.list "original" do seu sistema. Basta executar:mv /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list.original
Na sequência, é hora de criar uma nova sources.list com todos os repositórios oficiais do Debian 13 "Trixie", incluindo os componentes main, contrib, non-free e non-free-firmware (além dos Backports e os repositórios de código-fonte, porém, desativados).
Para isso, vou utilizar o nano, que é um editor de texto simples em linha de comando e que já vem pré-instalado no Debian. Execute:
nano /etc/apt/sources.list
Agora você deve copiar todo o conteúdo abaixo e colar no seu terminal:
#############################################################################################################
## Repositórios Oficiais - Debian 13 "Trixie" ##
#############################################################################################################
## Para habilitar os repos de código fonte (deb-src) e Backports basta retirar a # da linha correspondente ##
#############################################################################################################
deb https://deb.debian.org/debian/ trixie main contrib non-free non-free-firmware
#deb-src https://deb.debian.org/debian/ trixie main contrib non-free non-free-firmware
deb https://security.debian.org/debian-security trixie-security main contrib non-free non-free-firmware
#deb-src https://security.debian.org/debian-security trixie-security main contrib non-free non-free-firmware
deb https://deb.debian.org/debian trixie-updates main contrib non-free non-free-firmware
#deb-src https://deb.debian.org/debian trixie-updates main contrib non-free non-free-firmware
## Debian Trixie Backports
#deb https://deb.debian.org/debian trixie-backports main contrib non-free non-free-firmware
#deb-src https://deb.debian.org/debian trixie-backports main contrib non-free non-free-firmware
##############################################################################################################
Na imagem abaixo, você pode ver como ficou o meu arquivo após colar o conteúdo acima:

Feito isso, é hora de salvar o arquivo pressionando as teclas Ctrl + O, depois tecle Enter para confirmar e, por último, pressione as teclas Ctrl + X para sair do editor nano.
E só! Com a sources.list que você acabou de adicionar ao seu Debian Trixie, será possível instalar praticamente todos os os softwares e pacotes disponíveis nos repositórios oficiais!
Agora basta atualizar o cache dos repositórios com o comando
apt update
e após, pressionar as teclas Ctrl + D para fazer logout da sessão root no terminal, ok?!Baixe a sources.list já configurada
Além da maneira "tradicional" de configurar a sources.list do Debian 13 "Trixie" (como mostramos logo acima), você também tem a opção de baixar a sources.list já devidamente configurada diretamente para a pasta /etc/apt!
A sources.list desta etapa é idêntica a da etapa anterior (ou seja, contém os componentes main, contrib, non-free e non-free-firmware, além de manter os repositórios de código-fonte e Backports desativados).
Caso queira utilizar este método, basta abrir um terminal, logue-se como root com
su -
(informe a sua senha de Administrador) e execute o comando a seguir para fazer backup da sua sources.list atual:mv /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list.original
Feito isso, baixe a nova sources.list com o comando:
wget -P /etc/apt "https://raw.githubusercontent.com/blogopcaolinux/repos/refs/heads/main/debian/13/sources.list"
E só! Com isso você configurou com sucesso a sources.list do seu Debian! Para conferir o conteúdo da mesma é simples, basta executar no terminal o comando
cat /etc/apt/sources.list
, ok?!Agora basta atualizar o cache dos repositórios com o comando
apt update
e após, pressionar as teclas Ctrl + D para fazer logout da sessão root no terminal, ok?!Habilitando os Backports e/ou os pacotes de código-fonte do Debian 13 "Trixie"
Caso esteja utilizando a sources.list que disponibilizamos nesta dica, você vai perceber que nela consta os repositórios de código-fonte (deb-src) dos pacotes e também o repositório Backports do Debian. Porém, eles estão desativados, já que não são necessários para a maioria dos usuários. Apesar disso, é possível habilitá-los facilmente.
Caso queira habilitar os Backports e/ou os repositórios de código-fonte do Debian, abra um terminal e logue-se como root com o comando
su -
. Feito isso, execute o comando a seguir para abrir a sua sources.list utilizando o nano:nano /etc/apt/sources.list
Com a sources.list aberta, basta apenas remover a cerquilha "#" do início de cada linha (referentes às URLs dos repositórios), como mostrado pelas setas na imagem abaixo:

Confira como ficou a minha sources.list com os repositórios de código-fonte e Debian Backports habilitados (após remover as "#"):

Feito isso, lembre-se de salvar o arquivo pressionando as teclas Ctrl + O, depois tecle Enter para confirmar e, por último, pressione as teclas Ctrl + X para sair do editor nano.
Agora é só atualizar o cache dos repositórios com o comando
apt update
e após, pressione as teclas Ctrl + D para fazer logout da sessão root, ok?!Convertendo a sources.list para o formato DEB822 (opcional)
Uma das novidades trazidas pelo Debian 13 "Trixie" é o suporte oficial ao formato DEB822, que é uma maneira mais organizada e estruturada de configurar os repositórios do sistema. Ele substitui a clássica sources.list pelo arquivo
São várias as vantagens na utilização desse formato nos repositórios, dentre elas está a possibilidade de incluir o caminho para chave de assinatura dos mesmos. Abaixo você confere um exemplo do arquivo debian.sources para o Debian Trixie:
Types: deb deb-src
URIs: https://deb.debian.org/debian
Suites: trixie trixie-updates
Components: main non-free-firmware
Enabled: yes
Signed-By: /usr/share/keyrings/debian-archive-keyring.gpg
Types: deb deb-src
URIs: https://security.debian.org/debian-security
Suites: trixie-security
Components: main non-free-firmware
Enabled: yes
Signed-By: /usr/share/keyrings/debian-archive-keyring.gpg
Embora o Debian 13 tenha suporte para o novo formato, ele ainda mantém a compatibilidade com a sources.list antiga, tanto que em novas instalações ainda é criado uma sources.list (ao invés do arquivo debian.sources).
Porém, caso queira converter a sua sources.list para o formato DEB822, basta abrir o terminal, logar-se como root e executar o comando abaixo:
apt modernize-sources
Será exibido um aviso informando que a sources.list será substituída pelo novo formato "debian.sources" e salva na pasta /etc/apt/sources.list.d/. Confirme pressionando as teclas S e Enter em seguida:

Para verificar como ficou a sua sources.list modernizada, basta executar o comando abaixo:
cat /etc/apt/sources.list.d/debian.sources

Restaurando a sources.list do Debian 13 "Trixie"
Você se arrependeu e quer restaurar a sources.list do seu Debian? Então confira abaixo o passo a passo adequado para cada situação.
Restaurando a sources.list "antiga" (antes do formato DEB822)
Caso tenha feito o processo de modernização da sources.list para o formato DEB822, você pode restaurar a sua sources.list "antiga" executando o comando abaixo (como root):
mv /etc/apt/sources.list.bak /etc/apt/sources.list
Feito isso, remova o arquivo "debian.sources" da pasta /etc/apt/sources.list.d/ executando:
rm /etc/apt/sources.list.d/debian.sources
Restaurando a sources.list "original" (a sources.list padrão do Debian)
Se, por algum motivo, você queira restaurar a sources.list original do seu Debian (aquela que foi criada automaticamente durante a instalação do sistema), execute o comando a seguir para remover o arquivo sources.list existente:
rm /etc/apt/sources.list
E restaure a sua sources.list "original" com o comando:
mv /etc/apt/sources.list.original /etc/apt/sources.list
Conclusão
Espero que esta dica de configuração da sources.list do Debian 13 "Trixie" tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed RSS, ou siga-nos no X / Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
COMENTÁRIOS