Como instalar o Vivaldi no Debian, no Linux Mint e no Ubuntu

Confira, nesta dica, como instalar o navegador Vivaldi no Debian, no Ubuntu, no Linux Mint e demais distribuições derivadas!

Passo a passo de instalação do navegador Vivaldi no Debian, Linux Mint e Ubuntu

Instruções de instalação do navegador Vivaldi Stable e Vivaldi Snapshot (beta) no Debian, no Ubuntu, no Linux Mint e demais distribuições derivadas!

 O Vivaldi é um navegador de código parcialmente aberto lançado em 2016 pela Vivaldi Technologies, empresa criada pelo cofundador da Opera Software, Jon Stephenson von Tetzchner. Utilizando o Chromium como motor de renderização (o mesmo utilizado pelo Google Chrome e demais navegadores populares), o Vivaldi é disponibilizado gratuitamente tanto para Linux quanto Windows, macOS e dispositivos Android.

 Projetado para oferecer um alto nível de personalização, o Vivaldi permite que os usuários escolham entre várias opções de layout, tamanho das fontes, esquemas de cores e muito mais. Além disso, o Vivaldi revive os recursos mais populares do antigo Opera 12, como o Speed Dial, um gerenciador de e-mails integrado, gestos de mouse, agrupamento de abas, ferramenta de anotações, um gerenciador de downloads e várias outras funcionalidades.

Janela do navegador Vivaldi Snapshot executando no Linux (tema Blueprint)

 Usando criptografia de ponta a ponta, combinado com um bloqueador de anúncios e rastreadores nativo, o Vivaldi ajuda a proteger as informações dos usuários enquanto elas são transferidas pela web, bem como de práticas invasivas e coleta de dados nos sites visitados. Para os que desejam mais privacidade, o modo de navegação privada minimiza o que é armazenado localmente para que poucos vestígios sejam deixados depois de fechar todas as janelas.

 Além do suporte a extensões do Google Chrome, o Vivaldi possui uma série de outros recursos integrados, dentre mais alguns deles estão um tradutor de páginas, uma ferramenta de captura de tela, leitor de feeds e gerenciador de senhas. Acesse o site oficial e confira todas as funcionalidades que só o Vivaldi pode oferecer:

[Blog Opção Linux  Mais detalhes sobre o Vivaldi   ##external-link##]

 Neste tutorial você vai aprender a instalar as principais versões do navegador Vivaldi (Stable e Snapshot) no Debian, no Linux Mint, no Ubuntu e nas demais distribuições derivadas.

   Dica!
Tutorial testado no Debian 12.2 "Bookworm", no Ubuntu 22.04.3 (Jammy Jellyfish) e no Linux Mint 20.3 "Una".


  Instalando o Vivaldi no Debian, no Linux Mint e no Ubuntu


 Antes de começar, é altamente recomendável que você faça uma atualização no seu sistema para evitar possíveis problemas com dependências de pacotes. Para isso, abra um terminal e execute o comando abaixo:

sudo apt update && sudo apt upgrade


 Com o seu sistema devidamente atualizado, execute o comando a seguir para importar a chave de assinatura GPG do Vivaldi:

cd /tmp && wget -qO- https://repo.vivaldi.com/archive/linux_signing_key.pub | gpg --dearmor | sudo dd of=/usr/share/keyrings/vivaldi-browser.gpg && cd $HOME

 Feito isso, adicione o repositório oficial do mesmo com o comando:

echo "deb [signed-by=/usr/share/keyrings/vivaldi-browser.gpg arch=$(dpkg --print-architecture)] https://repo.vivaldi.com/archive/deb/ stable main" | sudo dd of=/etc/apt/sources.list.d/vivaldi.list

 Atualize o cache dos repositórios:

sudo apt update

 E, por último, instale a versão mais recente do Vivaldi executando um dos comandos abaixo (de acordo com a versão desejada):

## Para instalar o Vivaldi Stable (versão padrão):
sudo apt install vivaldi-stable

## Para instalar o Vivaldi Snapshot (versão de testes do Vivaldi):
sudo apt install vivaldi-snapshot

 Após a instalação, basta procurar pelo atalho do Vivaldi no menu de aplicativos do seu ambiente gráfico para executá-lo!

Vivaldi Stable executando no Debian 12 'Bookworm' com o ambiente de desktop GNOME Shell



  Outros métodos de instalação do Vivaldi


 Além do método "padrão" que você aprendeu logo acima, também é possível instalar o navegador Vivaldi no Debian, no Linux Mint e/ou no Ubuntu via pacote Flatpak. Confira as instruções logo abaixo.

  Instalando o Vivaldi via Flatpak


 Flatpak é um dos sistemas de empacotamento de softwares mais conhecidos do Linux. No principal repositório de flatpaks, o Flathub, está disponível para instalação apenas a versão estável do navegador Vivaldi.

 Caso queira instalar o Vivaldi via Flatpak, basta executar o comando abaixo:

flatpak install flathub com.vivaldi.Vivaldi

   Informação!
Antes de instalar flatpaks é necessário que tenha o repositório Flathub adicionado no seu sistema. Para isso, basta executar o comando:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo


  Instalando complementos no Vivaldi


 O Vivaldi é um dos melhores navegadores da atualidade e possui uma série de recursos integrados ao mesmo. Apesar disso, é possível adicionar outras funcionalidades do seu navegador com as mais variadas extensões disponíveis na Chrome Web Store, permitindo que você crie documentos, ouça músicas, edite fotos e muito mais! Acesse o link abaixo e confira:

[Chrome Web Store icon  Visite a Chrome Web Store   ##external-link##]

 Além disso, o Vivaldi possui uma página exclusiva com os mais variados Temas para você deixar o navegador com a sua cara, acesse:

[Vivaldi alt icon  Confira os Temas para o Vivaldi   ##external-link##]



  Como desinstalar o navegador Vivaldi?


 Caso não queira mais utilizar o navegador Vivaldi e deseja removê-lo do seu Debian, Linux Mint ou Ubuntu, então basta executar os comandos abaixo (de acordo com a versão do Vivaldi):

## Para desinstalar o Vivaldi Stable:
sudo apt remove vivaldi-stable

## Para desinstalar o Vivaldi Snapshot:
sudo apt remove vivaldi-snapshot

 Caso também queira remover o repositório do Vivaldi do seu sistema, basta executar o comando:

sudo rm /etc/apt/sources.list.d/vivaldi.repo



    Caso tenha instalado o Vivaldi por Flatpak:


 Basta apenas executar o comando abaixo para removê-lo:

flatpak remove com.vivaldi.Vivaldi




 Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até a próxima dica!


  Referências:


COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,72,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,167,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,99,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,54,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,64,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,25,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,75,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o Vivaldi no Debian, no Linux Mint e no Ubuntu
Como instalar o Vivaldi no Debian, no Linux Mint e no Ubuntu
Confira, nesta dica, como instalar o navegador Vivaldi no Debian, no Ubuntu, no Linux Mint e demais distribuições derivadas!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0UGt_aHhXAYKHOVclCUAshmz0Hmo8gtEqIlGpb1dHxFTrJoVkcqKIj-qSHrBhQ37wdv0Ho_wAqsYckOrzudATxL3P1eWZmlmM5Z-b7eKE4kGp7kWWF-Blz1QEt9igt75-lb2886wOUudE8-3VW9sqt_dJyn_fvHAz7i2KrXL1yoSQAjUUBxK9YY-jYNu4/s1600/Instalando-Vivaldi-no-Debian-Ubuntu-e-Linux-Mint.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0UGt_aHhXAYKHOVclCUAshmz0Hmo8gtEqIlGpb1dHxFTrJoVkcqKIj-qSHrBhQ37wdv0Ho_wAqsYckOrzudATxL3P1eWZmlmM5Z-b7eKE4kGp7kWWF-Blz1QEt9igt75-lb2886wOUudE8-3VW9sqt_dJyn_fvHAz7i2KrXL1yoSQAjUUBxK9YY-jYNu4/s72-c/Instalando-Vivaldi-no-Debian-Ubuntu-e-Linux-Mint.webp
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2023/11/Instalando-o-Vivaldi-no-Debian-Ubuntu-e-no-Linux-Mint.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2023/11/Instalando-o-Vivaldi-no-Debian-Ubuntu-e-no-Linux-Mint.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo