Como instalar o RustDesk no Fedora Workstation e no openSUSE

Confira como instalar o RustDesk (alternativa ao TeamViewer e AnyDesk) no Fedora Linux, no openSUSE Leap e openSUSE Tumbleweed!

Instalação do RustDesk (alternativa ao TeamViewer) no Fedora Linux e no openSUSE Leap/Tumbleweed

Passo a passo de instalação do RustDesk (alternativa ao TeamViewer e AnyDesk) no Fedora Linux, no openSUSE Tumbleweed e openSUSE Leap!

 O RustDesk é um software de acesso e controle remoto de código aberto que possibilita realizar a manutenção de computadores e outros dispositivos com o mínimo de configuração. Disponível gratuitamente para Linux, Windows, macOS e dispositivos móveis baseados em Android e iOS, o RustDesk é uma das melhores alternativas aos já conhecidos TeamViewer e AnyDesk.

 Com suporte a uma variedade de codecs de software como o VP8, VP9 e AV1 (bem como do H264 e H265 por hardware), o RustDesk possui criptografia de ponta a ponta (E2E) baseada em NaCl (Networking and Cryptography library), oferecendo uma conexão P2P com mais segurança, melhor usabilidade e velocidade. Além disso, você pode manter o controle total dos seus dados configurando facilmente o seu próprio servidor do RustDesk (que atualmente conta com 1 servidor público na Alemanha e outro na Ucrânia).

Janela principal do RustDesk executando no Linux

 Para conferir estas e as demais funcionalidades do RustDesk, basta acessar o site oficial clicando no botão abaixo:

[RustDesk  RustDesk – The Open Source Remote Desktop Access Software   ##external-link##]

   Dica!
Tutorial testado no Fedora Linux 39 Workstation e openSUSE Tumbleweed.


  Instalando o RustDesk no Fedora Linux manualmente


 Como o RustDesk ainda não dispõe de um repositório oficial, será necessário baixar o pacote RPM do GitHub do projeto e instalá-lo manualmente.

 Mas antes de começarmos, é altamente recomendável que você faça uma atualização no seu sistema para evitar problemas com dependências. Para isso, abra um terminal e execute o comando abaixo:

sudo dnf upgrade --refresh


 Supondo que já tenha atualizado o seu sistema, acesse o link abaixo para baixar a versão mais recente do RustDesk:

[  Releases - RustDesk/rustdesk - GitHub   ##external-link##]

 Na página de download, basta clicar no pacote RPM para sistemas de 64 bits ( rustdesk-<versão>-.x86_64.rpm ), como mostrado pela imagem de exemplo abaixo:

Baixe o arquivo RPM do RustDesk para Fedora e demais sistemas de 64 bits - x86_64

 Feito isso, abra um terminal e "entre" na pasta onde está o arquivo RPM do RustDesk que acabou de baixar. Caso esteja em "Downloads" (por exemplo), basta executar:

cd $HOME/Downloads

 E instale-o na sequência com o comando abaixo:

sudo dnf in rustdesk-*.x86_64.rpm --nogpgcheck

 Concluído o processo de instalação, basta procurar pelo atalho RustDesk no menu de aplicativos do seu ambiente gráfico para executá-lo ou simplesmente pelo terminal com o comando rustdesk.

Cliente RustDesk executando no Fedora Workstation com o ambiente de área de trabalho GNOME Shell



  Instalando o RustDesk no openSUSE manualmente


 Como o RustDesk ainda não dispõe de um repositório oficial, será necessário baixar o pacote RPM do GitHub do projeto e instalá-lo manualmente.

 Mas antes de começar-mos, é altamente recomendável que você faça uma atualização no seu sistema para evitar problemas com dependências. Para isso, abra um terminal e execute o comando a seguir:

sudo zypper ref && sudo zypper up


 Com o seu openSUSE totalmente atualizado, acesse o link abaixo para baixar a versão mais recente do RustDesk:

[  Releases - RustDesk/rustdesk - GitHub   ##external-link##]

 Na página de download, basta clicar no pacote RPM para o SUSE / openSUSE de 64 bits ( rustdesk-<versão>-.x86_64-suse.rpm ), como mostrado pela imagem de exemplo abaixo:

Baixe o arquivo RPM do RustDesk para o SUSE/openSUSE de 64 bits - x86_64

 Feito isso, abra um terminal e "entre" na pasta onde está o arquivo RPM do RustDesk que acabou de baixar. Caso esteja em "Downloads" (por exemplo), basta executar:

cd $HOME/Downloads

 E instale-o na sequência com o comando abaixo:

sudo zypper --no-gpg-checks in rustdesk-*.x86_64-suse.rpm

 Concluído o processo de instalação, basta procurar pelo atalho RustDesk no menu de aplicativos do seu ambiente gráfico para executá-lo ou simplesmente pelo terminal com o comando rustdesk.

Cliente RustDesk executando no openSUSE Tumbleweed com o ambiente de área de trabalho GNOME Shell



  Outros métodos de instalação do RustDesk


 Além do método manual que você aprendeu logo acima, também é possível instalar o RustDesk no Fedora Linux e no openSUSE via pacotes Flatpak e AppImage. Confira as instruções logo abaixo.

  Instalando o RustDesk via Flatpak


 Flatpak é um dos sistemas de empacotamento de softwares mais conhecidos do Linux e que funciona de forma independente do gerenciador de pacotes das distribuições. Além do tradicional pacote RPM, o RustDesk disponibiliza o seu cliente no formato Flatpak, e para instalá-lo basta acessar a página de download e baixar o arquivo "rustdesk-<versão>-.x86_64.flatpak":

[  Releases - RustDesk/rustdesk - GitHub   ##external-link##]

 Feito o download do arquivo .flatpak, abra um terminal e "entre" na pasta onde está o mesmo. Caso esteja em "Downloads" (por exemplo), basta executar:

cd $HOME/Downloads

 E após, instale-o na sequência com o comando:

flatpak install rustdesk-*-x86_64.flatpak

   Informação!
Lembrando que é necessário que o seu sistema já tenha suporte a Flatpaks. Caso não tenha, basta executar um dos comandos abaixo:

### Para adicionar o suporte a Flatpaks no Fedora:
sudo dnf install flatpak

### Para adicionar o suporte a Flatpaks no openSUSE:
sudo zypper in flatpak

  "Instalando" o RustDesk via AppImage


 O AppImage é um formato de empacotamento de aplicativos para sistemas Linux que - assim como o Flatpak - funciona de forma independente do gerenciador de arquivos das distribuições, com a vantagem dos softwares serem disponibilizados em um arquivo único (já com todas as dependências incluídas).

 O RustDesk também é fornecido no formato AppImage, e caso queira utilizar tal formato você deve acessar a página de download e baixar o arquivo "rustdesk-<versão>-.x86_64.AppImage":

[  Releases - RustDesk/rustdesk - GitHub   ##external-link##]

 Concluído o download, abra um gerenciador de arquivos (Nautilus, Dolphin, Thunar, etc.) e navegue até o arquivo com a extensão .AppImage. Depois, clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo, na sequência clique em "Propriedades" e marque a opção "Executável como programa" (ou "Permitir execução do arquivo como programa").

 Feito isso, basta dar 2 cliques sobre o arquivo AppImage para executá-lo normalmente, ok?!


  E como faço para desinstalar o RustDesk?


 Caso não queira mais utilizar o RustDesk e deseja removê-lo do seu sistema, execute os comandos abaixo (de acordo com o método de instalação usado):

    Caso tenha instalado manualmente:


 Execute um dos comandos abaixo para desinstalar o RustDesk (de acordo com o seu sistema):

    No Fedora Workstation:

sudo dnf remove rustdesk

    No openSUSE (Leap ou Tumbleweed):

sudo zypper rm rustdesk

    Caso tenha instalado o RustDesk por Flatpak:


 Basta apenas executar o comando abaixo:

flatpak remove com.rustdesk.RustDesk


    Caso tenha "instalado" o RustDesk via AppImage:


 Como o AppImage é um formato portátil, basta apenas excluir o arquivo .AppImage do seu disco, ok?!


 Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até a próxima dica!


  Referências:


COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,72,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,167,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,99,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,54,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,64,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,25,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,75,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o RustDesk no Fedora Workstation e no openSUSE
Como instalar o RustDesk no Fedora Workstation e no openSUSE
Confira como instalar o RustDesk (alternativa ao TeamViewer e AnyDesk) no Fedora Linux, no openSUSE Leap e openSUSE Tumbleweed!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVLfxK6AFDwQmuuk91EMdiOj10wPsDlDxcqCCG3VVFUrWQJIHOrFz9VvWfyVInyeAntiaRT5xR_auF4eUrBq0abjJQhWbAQcOexd7iq91APnsp36LSgEy-TZE1w7mo-qNc3m8UqOpo5dPdJv0E1g5kERLjnoSYj_8KI8J6u4rMk68eVJiB7HgZqpBEvdU5/s1600/Instalando-RustDesk-no-Fedora-e-no-openSUSE.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVLfxK6AFDwQmuuk91EMdiOj10wPsDlDxcqCCG3VVFUrWQJIHOrFz9VvWfyVInyeAntiaRT5xR_auF4eUrBq0abjJQhWbAQcOexd7iq91APnsp36LSgEy-TZE1w7mo-qNc3m8UqOpo5dPdJv0E1g5kERLjnoSYj_8KI8J6u4rMk68eVJiB7HgZqpBEvdU5/s72-c/Instalando-RustDesk-no-Fedora-e-no-openSUSE.webp
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2023/11/Instalando-o-RustDesk-no-Fedora-e-no-openSUSE.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2023/11/Instalando-o-RustDesk-no-Fedora-e-no-openSUSE.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo