Como instalar o VSCodium no Fedora Workstation e no openSUSE

Veja como instalar o VSCodium - o Visual Studio Code de código aberto - no seu Fedora Workstation, no openSUSE Leap e no openSUSE Tumbleweed!

Instalação do VSCodium no Fedora Workstation e no openSUSE Leap/Tumbleweed

Passo a passo de instalação do VSCodium (VS Code de código aberto) no Fedora Linux, no openSUSE Leap e openSUSE Tumbleweed!

 O VSCodium é um editor de código fonte gratuito baseado no Visual Studio Code (VS Code) da Microsoft, porém, sem a coleta de dados de telemetria e os componentes proprietários da Microsoft. E diferentemente do VS Code, o VSCodium é de código aberto, distribuído sob a Licença MIT.

 Salvo estas exceções, o VSCodium possui as mesmas características e funcionalidades encontradas no VS Code, como o suporte nativo para JavaScript, Node.js e TypeScript, além de oferecer suporte a uma ampla variedade de linguagens de programação e tempos de execução tais como C#, C++, Go, Java, .NET, PHP, Python e muito mais.

 Ambos os editores possuem integração com o GitHub e suporte para o sistema de controle de versão Git, permitindo gerenciar facilmente o histórico de alterações em seus projetos. Além disso, tanto o VSCodium quanto o Visual Studio Code oferecem suporte a scripts e macros para automatizar ou customizar tarefas, contam com um terminal integrado (permitindo executar comandos diretamente no editor), verificação ortográfica que detecta e corrige todos os tipos de erros gramaticais e ortográficos, suporte a temas que modificam a aparência e a extensões que permitem estender as funcionalidades do editor, dentre vários outros recursos.

 Acesse o site oficial do projeto e confira todos os recursos (além das diferenças em relação ao VS Code da Microsoft) clicando no link abaixo:

[VSCodium  VSCodium - Open Source Binaries of VSCode   ##external-link##]

   Dica!
Tutorial testado no Fedora Linux 39 Workstation (Beta) e no openSUSE Tumbleweed.


  Requisitos de sistema


 Antes de começar, confira abaixo se o seu computador atende aos requisitos mínimos de hardware para instalar e executar a versão mais recente do VSCodium (que são os mesmos do VS Code):

  •    Processador de 1.6 GHz ou mais rápido;
  •    1 GB de RAM livre;
  •    Aproximadamente 500 MB em disco para instalação.

  Instalando o VSCodium no Fedora via repositório


 Após verificar se o seu computador é capaz de executar o VSCodium, é altamente recomendável que realize uma atualização no seu Fedora para evitar quaisquer problemas com dependências de pacotes. Para isso, abra um terminal e execute o comando abaixo:

sudo dnf upgrade --refresh

 Concluída a atualização, importe a chave de assinatura GPG do repositório com:

sudo rpmkeys --import https://gitlab.com/paulcarroty/vscodium-deb-rpm-repo/-/raw/master/pub.gpg

 E adicione o repositório oficial do VSCodium com o comando:

printf "[gitlab.com_paulcarroty_vscodium_repo]\nname=download.vscodium.com\nbaseurl=https://download.vscodium.com/rpms/\nenabled=1\ngpgcheck=1\nrepo_gpgcheck=1\ngpgkey=https://gitlab.com/paulcarroty/vscodium-deb-rpm-repo/-/raw/master/pub.gpg\nmetadata_expire=1h" | sudo tee -a /etc/yum.repos.d/vscodium.repo

 Feito isso, instale a versão mais recente do VSCodium no seu Fedora Linux executando um dos comandos abaixo (de acordo com a versão do VSCodium desejada):

## Para instalar o VSCodium (estável), execute:
sudo dnf install codium

## Para instalar o VSCodium Insiders, execute:
sudo dnf install codium-insiders


 Concluída a instalação, basta procurar pelo atalho "VSCodium" no menu de aplicativos do seu ambiente gráfico para executá-lo ou simplesmente pelo terminal com o comando codium ou codium-insiders.

VSCodium executando no Fedora 39 Workstation, com o ambiente de desktop GNOME Shell



  Instalando o VSCodium no openSUSE via repositório


 Depois de verificar se o seu computador é capaz de executar o VSCodium, é altamente recomendável que realize uma atualização no seu openSUSE para evitar quaisquer problemas com dependências de pacotes. Para isso, abra um terminal e execute o comando abaixo:

sudo zypper ref && sudo zypper up

 Concluída a atualização, importe a chave de assinatura GPG do repositório com:

sudo rpmkeys --import https://gitlab.com/paulcarroty/vscodium-deb-rpm-repo/-/raw/master/pub.gpg

 E adicione o repositório oficial do VSCodium com o comando:

printf "[gitlab.com_paulcarroty_vscodium_repo]\nname=gitlab.com_paulcarroty_vscodium_repo\nbaseurl=https://download.vscodium.com/rpms/\nenabled=1\ngpgcheck=1\nrepo_gpgcheck=1\ngpgkey=https://gitlab.com/paulcarroty/vscodium-deb-rpm-repo/-/raw/master/pub.gpg\nmetadata_expire=1h" | sudo tee -a /etc/zypp/repos.d/vscodium.repo

 Feito isso, atualize o cache dos repositórios:

sudo zypper ref

 E, por último, instale a versão mais recente do VSCodium executando um dos comandos abaixo (de acordo com a versão do VSCodium desejada):

## Para instalar o VSCodium (estável), execute:
sudo zypper in codium

## Para instalar o VSCodium Insiders, execute:
sudo zypper in codium-insiders


 Concluída a instalação, basta procurar pelo atalho "VSCodium" no menu de aplicativos do seu ambiente gráfico para executá-lo ou simplesmente pelo terminal com o comando codium ou codium-insiders.

VSCodium executando no openSUSE Tumbleweed, com o ambiente de desktop GNOME Shell



  Outros métodos de instalação do VSCodium


 Além do método que você aprendeu logo acima, também é possível instalar o VSCodium no Fedora Linux e no openSUSE manualmente (baixando o pacote .RPM), além da instalação via pacotes Flatpak e Snap. Confira as instruções logo abaixo.

  Instalando o VSCodium manualmente


 Caso não queira adicionar o repositório do VSCodium no seu sistema, também é possível baixar o pacote .RPM e instalá-lo manualmente.

 Para isso, acesse a página do  GitHub do projeto clicando no botão abaixo:

[  Releases - VSCodium/vscodium - GitHub   ##external-link##]

 E clique no pacote RPM para sistemas de 64 bits (codium-<versão>-x86_64.rpm), como mostrado pela imagem de exemplo abaixo:

Baixe o arquivo RPM do VSCodium para sistemas de 64 bits - x86_64

 Feito isso, abra um terminal e "entre" na pasta onde está o arquivo RPM do VSCodium que acabou de baixar. Caso esteja em "Downloads" (por exemplo), basta executar:

cd $HOME/Downloads

 E após, instale-o com o comando (de acordo com o seu sistema):

    No Fedora Workstation:

sudo dnf install codium-*-el7.x86_64.rpm --nogpgcheck

    No openSUSE (Leap ou Tumbleweed):

sudo zypper --no-gpg-checks in codium-*-el7.x86_64.rpm

 Aguarde o processo de instalação e após, basta procurar pelo atalho do VSCodium no menu de aplicativos do seu sistema, ok?!


  Instalando o VSCodium via Flatpak


 Flatpak é um dos sistemas de empacotamento de softwares mais conhecidos do Linux. No principal repositório de flatpaks, o Flathub, está disponível para instalação apenas a versão estável do VSCodium.

 Caso queira instalar o VSCodium via Flatpak, basta executar o comando abaixo:

flatpak install flathub com.vscodium.codium

   Informação!
Para instalar flatpaks é necessário que tenha o repositório Flathub adicionado no seu sistema. Para isso, basta executar o comando:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

  Instalando o VSCodium via Snap


 O Projeto VSCodium disponibiliza o VSCodium em pacotes Snap, que é um sistema de empacotamento de softwares (semelhante aos flatpaks) criado pela Canonical e integrado por padrão no Ubuntu. Apesar disso, é possível adicionar o suporte a snaps na maioria das distribuições Linux, incluindo o Fedora e o openSUSE. Confira o passo a passo nos links abaixo:



 Com o suporte a snaps devidamente habilitado no seu sistema, basta executar o comando abaixo para instalar o VSCodium no seu sistema:

snap install codium --classic



  E como faço para desinstalar o VSCodium?


 Caso não queira mais utilizar o VSCodium e deseja removê-lo do seu sistema, execute os comandos abaixo (de acordo com o método de instalação usado):

    Caso tenha instalado através do repositório oficial e manualmente:


 Execute um dos comandos abaixo para desinstalar o VSCodium (de acordo com o seu sistema):

    No Fedora Workstation:

## Para remover o VSCodium (estável):
sudo dnf remove codium

## Para remover o VSCodium Insiders:
sudo dnf remove codium-insiders

    No openSUSE (Leap ou Tumbleweed):

## Para remover o VSCodium (estável):
sudo zypper rm codium

## Para remover o VSCodium Insiders:
sudo zypper rm codium-insiders

 Caso queira remover também o repositório do VSCodium, execute:

  No Fedora Workstation:

sudo rm /etc/yum.repos.d/vscodium.repo

  No openSUSE (Leap ou Tumbleweedd):

sudo rm /etc/zypp/repos.d/vscodium.repo



    Caso tenha instalado o VSCodium por Flatpak:


 Basta apenas executar o comando abaixo:

flatpak remove com.vscodium.codium


    Caso tenha instalado o VSCodium por Snap:


 Basta apenas executar o comando abaixo:

sudo snap remove codium



   Informação!
O VSCodium também armazena as configurações na $HOME do usuário nas seguintes pastas ocultas:

~$HOME/.config/VSCodium

~$HOME/.config/VSCodium-Insiders

~/.vscode-oss

~/.vscodium-insiders

 Para visualizar tais pastas, habilite a opção "mostrar arquivos ocultos" no seu gerenciador de arquivos ou pressione as teclas Ctrl + H.

 Caso não pretenda instalar o VSCodium futuramente, você pode excluí-las normalmente, mas lembre-se de fazer backup dos arquivos importantes contidos nas mesmas se achar necessário.


 Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo, seja pelo Disqus ou usando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal oficial no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


  Referências:

   Changelog
[Versão 1.1 - (11/03/2024)]
   • Corrigido o comando de instalação do VSCodium no Fedora Linux;
[Versão 1.0 - (06/10/2023)]
   • Primeira versão do tutorial publicada;

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,72,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,167,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,99,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,54,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,64,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,25,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,75,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o VSCodium no Fedora Workstation e no openSUSE
Como instalar o VSCodium no Fedora Workstation e no openSUSE
Veja como instalar o VSCodium - o Visual Studio Code de código aberto - no seu Fedora Workstation, no openSUSE Leap e no openSUSE Tumbleweed!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5i69YoJx4IzCn5PRwPQBhbdzcBZvmS8arhmNMEZv57B4WOXS5HSdeKm_LljeQwbDValcW0IcSA_I9ehhVM3RtGTcYvBZd73wBd7twO8iPSTN3_DB5Owb6Sl7HCXNoC7ywKQhXfVJ7NiUN4QI0AEoDplQzWHXIrFRwImR7_a_CavrWqNccMe83QQKowS_K/s1600/Instalando-VSCodium-no-Fedora-e-no-openSUSE.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5i69YoJx4IzCn5PRwPQBhbdzcBZvmS8arhmNMEZv57B4WOXS5HSdeKm_LljeQwbDValcW0IcSA_I9ehhVM3RtGTcYvBZd73wBd7twO8iPSTN3_DB5Owb6Sl7HCXNoC7ywKQhXfVJ7NiUN4QI0AEoDplQzWHXIrFRwImR7_a_CavrWqNccMe83QQKowS_K/s72-c/Instalando-VSCodium-no-Fedora-e-no-openSUSE.webp
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2023/10/Instalando-o-VSCodium-no-Fedora-e-no-openSUSE.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2023/10/Instalando-o-VSCodium-no-Fedora-e-no-openSUSE.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo