Instalando o VMware Workstation Player/Pro no Fedora 36

Nesta dica você vai aprender a instalar a versão mais recente do VMware Workstation Player e/ou VMware Workstation Pro no Fedora 36 Workstation

Passo a passo de instalação do VMware Workstation Pro/Player no Fedora 36 Workstation

 O VMware Workstation Player (anteriormente conhecido como VMware Player Pro) é um software de virtualização (hipervisor) proprietário e gratuito para computadores de 64 bits com Linux ou Windows, disponível apenas para uso pessoal e não comercial. Com uma interface de usuário simplificada, o VMware Workstation permite a criação e execução com segurança de uma vasta lista de sistemas operacionais e aplicativos em uma máquina virtual (guest) ao mesmo tempo que utiliza o sistema operacional instalado no seu computador "físico" (host).

 Os recursos de isolamento e sandbox, bem como os benefícios do vSphere Hypervisor fazem do VMware Workstation Player uma ferramenta estável e madura, perfeita para quem quer saber mais sobre sistemas operacionais/aplicativos e aprender como eles funcionam.

 Para conferir todos os detalhes e recursos do VMware Workstation Player basta acessar o site oficial:

[VMware Workstation Player | VMware   ##external-link##]


 Neste tutorial você vai aprender a instalar a versão mais recente do VMware Workstation Player ou Pro no Fedora 36 Workstation.

   Dica!
Este tutorial foi testado no Fedora 36 Workstation, utilizando a versão 16.2.3 do VMware Workstation Player e Pro.



  Requisitos de sistema


 Verifique abaixo se o seu computador atende aos requisitos de sistema exigidos pelo VMware Workstation, que são:

  • Processador AMD® ou Intel® de 64 bits, com velocidade igual ou superior a 3 GHz;
  • Sistema operacional Linux ou Windows de 64 bits;
  • 4 GB ou mais de memória RAM;
  • 2 GB de espaço em disco para a instalação do software.

 Além disso é necessário ter espaço em disco suficiente para a instalação e execução das máquinas virtuais, o que varia de sistema para sistema. Para mais detalhes técnicos, acesse o FAQ oficial no link abaixo:

[Requisitos de sistema do VMware Workstation | VMware   ##external-link##]



  Instalação o VMware Workstation Player/Pro no Fedora 36


 Vamos então ao passo a passo de instalação do VMware Workstation no Fedora, mas antes de começar você DEVE instalar todas as atualizações disponíveis para o seu sistema. Para isso, abra um terminal (procurando-o no menu de aplicativos) e execute o comando abaixo em seguida:

sudo dnf update

   Informação!
Concluída a atualização, reinicie o seu computador antes de continuar seguindo os passos a seguir, do contrário, uma das etapas poderá falhar, ok?!

 Supondo que você já tenha reiniciado o seu computador após a atualização do sistema, abra novamente um terminal e execute o comando abaixo para instalar todas as dependências necessárias:

sudo dnf install kernel-devel kernel-headers gcc gcc-c++ make git

 Após, acesse o site oficial e faça o download da versão mais recente do VMware Workstation Player ou do Vmware Workstation Pro para Linux (que tem a extensão .bundle) nos links abaixo:



 Ou se preferir, use um dos comandos abaixo para baixar a versão do VMware Workstation desejada para a sua pasta "Downloads":

    Para baixar o VMware Workstation Player, execute:

cd $HOME/Downloads && wget --user-agent="Mozilla" --content-disposition "https://www.vmware.com/go/getplayer-linux"

    Para baixar o VMware Workstation Pro, execute:

cd $HOME/Downloads && wget --user-agent="Mozilla" --content-disposition "https://www.vmware.com/go/getworkstation-linux"

   Informação!
Lembrando que o VMware Workstation Player é gratuito para uso pessoal e não-comercial, ao contrário do Workstation Pro que é uma versão paga.

 Após baixar o arquivo de instalação do VMware Workstation (com a extensão .bundle), abra um terminal e "entre" na pasta onde está o mesmo. Caso ele esteja na sua pasta "Downloads" (por exemplo), basta executar o comando abaixo:

cd $HOME/Downloads

 Dê permissão de execução ao arquivo:

chmod +x VMware*.bundle

 E execute-o com:

sudo ./VMware*.bundle






 Diferentemente das versões mais antigas, a instalação será executada automaticamente pelo terminal ao rodar o comando acima, basta apenas aguardar a conclusão do processo:

Processo de instalação do VMware Workstation no Fedora 36 pelo terminal

 Depois de concluída a instalação, você não deve executar "de cara" o VMware Workstation, já que os módulos do mesmo provavelmente não foram compilados para o Kernel em execução no Fedora. Confira no tópico abaixo a solução para esse problema.


  Compilando os módulos do VMware Workstation


 Um problema que muitos usuários enfrentam ao instalar o VMware Workstation em distribuições Linux que utilizam versões mais recentes do Linux kernel (como é o caso do Fedora) é a falha na criação dos módulos VMMON e VMNET (mesmo com os pacotes de desenvolvimento e de header do kernel em execução instalados), que são construídos na primeira execução do Workstation.

 A única solução neste caso (pelo menos até a VMware lançar uma atualização) é utilizar os patches disponibilizados por Michal Kubeček em seu repositório no GitHub, que contém as correções necessárias para compilar os módulos de host do VMware nos kernels mais recentes.

 Para aplicar tais correções, primeiramente execute o comando abaixo para identificar a versão do VMware Workstation que está instalada no seu Fedora:

VMWARE_VERSION=$(cat /etc/vmware/config | grep player.product.version | sed '/.*\"\(.*\)\".*/ s//\1/g')

 Feito isso, "entre" na pasta /tmp com:

cd /tmp

 Crie uma cópia local do repositório "vmware-host-modules":

git clone -b workstation-${VMWARE_VERSION} https://github.com/mkubecek/vmware-host-modules.git

   Dica!
A opção -b faz um clone do branch relativo à versão do VMware Workstation instalado!
 Entre na pasta "vmware-host-modules":

cd vmware-host-modules/

 Compile e construa os módulos VMMON e VMNET executando o comando:

make

 E por último, instale os módulos com:

sudo make install

Compilando e instalando os módulos VMMON e VMNET do VMware Workstation


 Logo após executar os comandos acima você poderá abrir normalmente o VMware Workstation Player ou Pro, como mostraremos no tópico abaixo!


  Executando pela primeira vez o VMware Workstation


 Depois de compilar e instalar os módulos, pesquise por vmware no menu de aplicativos do seu ambiente de área de trabalho e clique no ícone do VMware Workstation Player ou do VMware Workstation Pro para executá-lo:

Pesquisando pelo VMware Workstation no desktop GNOME Shell

 Será exibida uma janela mostrando o Contrato de Licença do VMware Workstation Player, leia-o com atenção (copie e cole num tradutor online, se for o caso), selecione a opção "I accept the terms in the license agreement" (Eu aceito os termos do contrato de licença) para aceitá-lo (necessário para poder utilizar o software) e após, pressione o botão "Next":

Contrato de Licença do VMware Workstation Player

 A seguir, será exibido o Contrato de Licença do VMware OVF Tool (também é necessário aceitar a licença para usar o software), leia com atenção, selecione novamente a opção "I accept the terms in the license agreement" e clique em "Next":

Contrato de Licença do VMware OVF Tool

 Na próxima etapa você poderá escolher se o VMware Workstation Player deve procurar ou não pelas atualizações mais recentes ao iniciar.

 No meu caso, eu optei por não habilitar essa função, selecionei a opção "No" e cliquei no botão "Next":

Você deseja que o VMware Workstation Player procure por atualizações ao iniciar?

 Você será questionado se deseja permitir ou não que o VMware Workstation envie estatísticas de uso do software e informações anônimas sobre o seu sistema à VMware.

 No meu caso, selecionei a opção "No" (recomendo que faça o mesmo) e cliquei no botão "Next":

Você deseja que o VMware Workstation Player envie informações anônimas sobre o seu sistema e as estatísticas de uso do programa à VMware?

 Na sequência será possível inserir uma Licença do VMware Workstation (caso já tenha comprado e pretenda fazer uso comercial do software), mas como no meu caso é apenas para uso pessoal, apenas selecionei a opção "Use VMware Player for free for non-commercial use" e cliquei no botão "Next":

   Informação!
Caso esteja instalando o VMware Workstation Pro, será exibida a opção "I want to try VMware Workstation for 30 days", onde você poderá testar gratuitamente a versão mais completa do VMware Workstation. Porém, após os 30 dias você terá que comprar uma licença para continuar utilizando-o.
Você tem a opção de inserir uma licença comercial do Workstation Player (caso tenha comprado) ou selecionar a opção para uso pessoal e não comercial

 Tudo pronto, você instalou com sucesso o VMware Workstation no seu Fedora 36! \o/

VMware Workstation Player executando no Fedora 36 Workstation, com o ambiente de área de trabalho GNOME



  Automatizando o processo de criação dos módulos


 Logo acima você aprendeu como compilar e instalar os módulos do VMware para o Kernel em execução, porém, terá que repetir esse processo a cada atualização de Kernel do Fedora (o que costuma acontecer algumas vezes por mês).

 Se isso não for um problema para você, ótimo, basta apenas ignorar os passos a seguir. Mas caso queira "automatizar" esse processo, a solução é adicionar um script na pasta "/etc/kernel/install.d/" que será executado logo após a instalação de um Kernel mais recente.

   Informação!
O script foi disponibilizado na Wiki oficial do Fedora e contém praticamente os mesmos comandos mostrados neste tutorial. Você pode conferir o código fonte do mesmo na própria Wiki do Fedora e também no nosso repositório do GitHub.
 Abra novamente o terminal e execute o comando abaixo para baixar o script e salvá-lo diretamente na pasta "/etc/kernel/install.d/":

sudo wget -P /etc/kernel/install.d/ https://raw.githubusercontent.com/blogopcaolinux/scripts/master/vmware/99-vmmodules.install

 Por último, torne-o executável com o comando:

sudo chmod +x /etc/kernel/install.d/99-vmmodules.install

 E só! A partir de agora, sempre que houver uma atualização de Kernel, os comandos para compilar e instalar os módulos do VMware Workstation serão executados automagicamente! :)


  Solução de problemas comuns


 Abaixo listo alguns dos problemas comuns relacionados à execução do VMware Workstation e suas possíveis soluções. Caso conheça mais alguma dica, fique à vontade para compartilhar nos comentários! :)

    Unable to install all modules. See log for details (Exit code 1)


 Este é o problema mais comum do VMware Workstation e ocorre quando os módulos de host VMMON e VMNET não conseguem ser compilados no Kernel em execução.

 Ao abrir o VMware Workstation Player/Pro é exibida uma janela de aviso com os dizeres "Before you can run VMware, several modules must be compiled and loaded into the running kernel.":

Before you can run VMware, several modules must be compiled and loaded into the running kernel.

 Mesmo clicando no botão "Install" a compilação dos módulos irá falhar, como mostrado pela imagem abaixo:

Unable to install all modules. See log for details (Exit code 1)

 Para resolver isso basta seguir as etapas do tópico "Compilando os módulos do VMware Workstation".

   Muita calma nessa hora!
Se você seguiu corretamente as orientações do tópico indicado e o problema persiste, é provável que o responsável pelo repositório ainda não disponibilizou os patches atualizados, resta apenas aguardar e tentar novamente dentro de alguns dias, ok?!

    Kernel headers for version X.Y.Z were not found.


 Este problema ocorre quando os pacotes de desenvolvimento e header relativos ao Kernel em execução não estão instalados no sistema, como mostrado pela imagem abaixo:

Erro 'Kernel headers for version were not found'

 A solução é simples, basta fechar a janela do VMware, abrir o terminal e executar o comando abaixo para instalar as dependências:

sudo dnf install kernel-devel-$(uname -r) kernel-headers



  E como faço para desinstalar o VMware Workstation do Fedora?


 Não quer mais utilizar o VMware Workstation no seu Fedora e deseja removê-lo? Então basta abrir um terminal e executar um dos comandos abaixo, de acordo com a versão instalada:

    Para remover o VMware Workstation Player:

sudo vmware-installer -u vmware-player

    Para remover o VMware Workstation Pro:

sudo vmware-installer -u vmware-workstation

 O processo de desinstalação também será executado pelo terminal, onde você será questionado se deseja manter (ou não) os arquivos de configuração do software.

 No meu caso optei por remover todos os arquivos, digitei no e pressionei a tecla Enter na sequência:

Utilitário de desinstalação do VMware Workstation Player

 Feito isso é só aguardar o processo, que geralmente leva menos de 10 segundos:

Processo de desinstalação iniciado, basta apenas aguardar a conclusão...


 Caso tenha seguido a etapa para automatizar o processo de compilação dos módulos, execute o comando abaixo para remover também o script da pasta /etc/kernel/install.d/:

sudo rm /etc/kernel/install.d/99-vmmodules.install



 Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até a próxima dica!


  Referências:

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE

Nome

#BlogOpçãoLinux,2,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,51,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,30,Déjà Dup,1,Dica,127,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,69,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,1,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,1,IRPF,4,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,44,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,26,Linux Mint,12,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,54,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,55,openSUSE Leap,10,openSUSE Tumbleweed,1,Opera,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,14,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,SELinux,2,Skype,2,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,52,Ventoy,1,VirtualBox,9,VMware Player,10,VMware Workstation,4,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Instalando o VMware Workstation Player/Pro no Fedora 36
Instalando o VMware Workstation Player/Pro no Fedora 36
Nesta dica você vai aprender a instalar a versão mais recente do VMware Workstation Player e/ou VMware Workstation Pro no Fedora 36 Workstation
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZQrk2klKYvL95ohXBGP_Wm2KMszzBSc_q9XgyLKusyLe53M2pTizxOA569Ew49DKHr3HRVyJ3muHBt0WkzT6-suNvjDfj77Bb0wlDyFnZmG-7IMkrUxWjfYpl_XFNoWNQpoDHtOMyGUCOS_nt_k_U0VCxmelj8n88gMCwnDYX-Di9gj53b2oCVToo7w/s1600/Instalando-VMware-Workstation-no-Fedora-36.WebP
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZQrk2klKYvL95ohXBGP_Wm2KMszzBSc_q9XgyLKusyLe53M2pTizxOA569Ew49DKHr3HRVyJ3muHBt0WkzT6-suNvjDfj77Bb0wlDyFnZmG-7IMkrUxWjfYpl_XFNoWNQpoDHtOMyGUCOS_nt_k_U0VCxmelj8n88gMCwnDYX-Di9gj53b2oCVToo7w/s72-c/Instalando-VMware-Workstation-no-Fedora-36.WebP
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/07/Instalando-o-VMware-Workstation-no-Fedora-36.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/07/Instalando-o-VMware-Workstation-no-Fedora-36.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo