Como instalar o IntelliJ IDEA no Fedora Workstation e no openSUSE

Aprenda a instalar as principais versões do IntelliJ IDEA facilmente no Fedora Workstation, no openSUSE Leap e no openSUSE Tumbleweed!

Instalando o IntelliJ IDEA no Fedora e no openSUSE

 O IntelliJ IDEA é um IDE da JetBrains para desenvolver aplicativos em Java e outras linguagens JVM como o Kotlin, Scala e Groovy, em todos os tipos de aplicações. Disponível para Linux, Windows e macOS, o IntelliJ IDEA possui duas versões principais: a "Community Edition" (que é gratuita de código aberto) e a "Ultimate" (versão paga e proprietária), porém, ambas podem ser usadas tanto para uso pessoal quanto comercial.

 Embora projetado principalmente para desenvolvimento em Java, o IntelliJ IDEA possui suporte a plugins que estendem as suas funcionalidades e permite trabalhar com outras linguagens de programação, como o Go, Python, JavaScript, TypeScript, SQL, Ruby, Perl e PHP, além de suporte avançado para frameworks populares como Spring, Spring Boot, Jakarta EE, Micronaut, Quarkus e Helidon.

 Dentre outros recursos, o IntelliJ IDEA oferece conclusão instantânea e inteligente de código, análise de código em tempo real e ferramentas de refatoração confiáveis. Para conferir todos os detalhes e recursos, acesse o site oficial clicando no botão abaixo:

[IntelliJ IDEA - o Java IDE capaz e ergonômico da JetBrains   ##external-link##]

   Dica!
Tutorial testado no Fedora 36 Workstation e no openSUSE Leap 15.4 com a versão 2022.1 do IntelliJ IDEA Community.
   Importante!
Copyright © 2022 JetBrains s.r.o. IntelliJ IDEA and the IntelliJ IDEA logo are registered trademarks of JetBrains s.r.o.


  Requisitos de sistema e instalação do Java


 Antes de começarmos, confira abaixo se o seu computador atende aos requisitos mínimos exigidos para a instalação e execução do IntelliJ IDEA:

  •    Qualquer processador moderno de 64 bits;
  •    2 GB de RAM livre;
  •    Cerca de 3,5 GB em disco para instalação e cache do IDE;
  •    Monitor com resolução mínima de 1024×768.

 Como o IDEA já possui o JetBrains Runtime integrado (baseado no JRE 11), não é necessário ter o Java instalado para executá-lo. No entanto, para desenvolver aplicativos em Java, é necessário instalar o ambiente de desenvolvimento (JDK) no seu sistema.

 Logo abaixo você confere como instalar o OpenJDK, disponível nos repositórios oficiais e que funciona perfeitamente com o IntelliJ IDEA:


    Se você utiliza o Fedora Workstation, execute:

sudo dnf install java-11-openjdk-devel

    Se você utiliza o openSUSE (Leap ou Tumbleweed), execute:

sudo zypper in java-11-openjdk-devel


 Caso queira instalar o Oracle Java (proprietário), acesse os links abaixo abaixo (de acordo com o seu sistema) com o passo a passo de cada versão:









  Instalando o IntelliJ IDEA no Fedora e no openSUSE manualmente


 Após a instalação do ambiente de desenvolvimento do Java, clique no botão abaixo para acessar o site oficial da JetBrains e baixar a versão mais recente do IntelliJ IDEA para Linux:

[Download do IntelliJ IDEA   ##external-link##]

 Certifique-se de selecionar o sistema operacional "Linux" e após, clicar no botão de download referente à versão do IDEA que pretende instalar (Ultimate ou Community Edition):

Página de download do IntelliJ IDEA em julho de 2022
   Dica!
Recomendo que utilize um gerenciador de downloads como o uGet ou o wget (pelo terminal) para baixar o arquivo tar.gz, ok?!
 Concluído o download, abra mais uma vez um terminal e "entre" na mesma pasta onde você baixou o pacote .tar.gz do IntelliJ IDEA. Caso esteja na pasta "Downloads" (por exemplo), basta executar:

cd /home/$USER/Downloads

 Descompacte o tarball e renomeie a pasta resultante para "intellij-idea" com o comando:

tar -xvzf idea*.tar.gz && mv idea*/ intellij-idea

 Mova a pasta "intellij-idea" para o diretório "/opt" executando:

sudo mv intellij-idea /opt

 Crie também um link simbólico do IntelliJ IDEA no sistema com:

sudo ln -s /opt/intellij-idea/bin/idea.sh /usr/bin/idea


 Feito isso, execute o comando idea ou sh /opt/intellij-idea/bin/idea.sh para abrir o IntelliJ IDEA pela primeira vez.

 Será exibido os Termos de Uso do IntelliJ IDEA (neste exemplo, referente à versão Community Edition). Leia-o atentamente (utilize um tradutor online como o do Google e da Microsoft), selecione a opção "I confirm that I read and accept the terms of this User Agreement" (Confirmo que li e aceito os termos deste Contrato do Usuário) e clique no botão "Continue":

É necessário aceitar o Contrato de Usuário do IntelliJ IDEA

 Após, será exibido um aviso questionando se você deseja enviar à JetBrains estatísticas anônimas de uso do software e hardware. Eu optei por não enviar tais estatísticas e cliquei no botão "Don't send" para continuar:

Selecione se deseja enviar ou não estatísticas de uso do software e de hardware à JetBrains

 Na janela seguinte você será questionado se deseja importar as configurações e preferências de uma instalação anterior do IntelliJ IDEA. Para isso, basta selecionar a primeira opção e informar manualmente a pasta de configurações do mesmo.

 Como esta é a primeira vez que instalo o IntelliJ IDEA no meu PC, eu apenas selecionei a opção "Do not import settings" (Não importar as configurações) e cliquei no botão "OK", como mostrado pela imagem abaixo:

Nesta etapa você pode importar ou não as configs e preferências de uma instalação anterior do IDEA

 Tudo pronto, você instalou com sucesso o IntelliJ IDEA no seu sistema! \o/

IntelliJ IDEA Community Edition executando no Fedora 36 Workstation (GNOME 42)

   Dica!
Para criar um atalho do IntelliJ IDEA no menu de aplicativos, basta clicar na roda dentada (na tela de boas vindas do IDEA, canto inferior esquerdo) e depois na opção "Create Desktop Entry...":

Clique na roda dentada e selecione a opção 'Create Desktop Entry'

 Na janela seguinte, basta clicar no botão "OK" para criar o atalho para o seu usuário. Caso queira que o atalho fique disponível para todos os usuários do sistema, primeiro marque a opção "Create the entry for all users (require superuser privileges)" e depois em "OK":

Clique em 'OK' para criar um atalho do IntelliJ IDEA no menu de aplicativos do sistema


  Outros métodos de instalação do IntelliJ IDEA


 Além do método manual que você aprendeu logo acima (um pouco mais "trabalhoso"), também é possível instalar o IntelliJ IDEA no Fedora e no openSUSE facilmente via pacotes Flatpak e Snap. Confira o passo a passo

  Instalando o IntelliJ IDEA via Flatpak


 Flatpak é um dos sistemas de empacotamento de softwares mais conhecidos, incluído por padrão no Fedora e openSUSE. No principal repositório de flatpaks, o Flathub, estão disponíveis para instalação as versões Community e Ultimate do IntelliJ IDEA.

 Caso queira instalar o IntelliJ IDEA via Flatpak, execute um dos comandos abaixo (de acordo com a versão desejada):

    Para instalar o IntelliJ IDEA Community Edition:

flatpak install flathub com.jetbrains.IntelliJ-IDEA-Community

    Para instalar o IntelliJ IDEA Ultimate Edition:

flatpak install flathub com.jetbrains.IntelliJ-IDEA-Ultimate

   Informação!
Para instalar flatpaks é necessário que tenha o repositório Flathub adicionado no seu sistema. Para isso, basta executar o comando:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

  Instalando o IntelliJ IDEA via Snap


 A JetBrains disponibiliza oficialmente os seus softwares em pacotes Snap, que é um sistema de empacotamento de softwares (semelhante aos flatpaks) criado pela Canonical e disponível por padrão no Ubuntu. Apesar disso, é possível adicionar o suporte a snaps no Fedora e no openSUSE, confira o passo a passo nos links abaixo:



 Com o suporte a snaps devidamente habilitado no seu sistema, basta executar um dos comandos abaixo para instalar a versão desejada do IDEA:

    Para instalar o IntelliJ IDEA Community Edition:

sudo snap install intellij-idea-community --classic

    Para instalar o IntelliJ IDEA Ultimate Edition:

sudo snap install intellij-idea-ultimate --classic

    Para instalar o IntelliJ IDEA Educational:

sudo snap install intellij-idea-educational --classic



  Atualizando o IntelliJ IDEA


 Uma vez instalado, é bem simples manter atualizado o IntelliJ IDEA. Se você seguiu o método manual que ensinamos no início deste tutorial, o próprio IDEA exibirá uma notificação na janela principal quando houver uma atualização disponível.

   Informação!
As atualizações geralmente são baseadas em patches: elas são aplicadas à instalação existente e exigem apenas que você reinicie o IDE. No entanto, às vezes as atualizações de patch não estão disponíveis e uma nova versão do IntelliJ IDEA deve ser instalada.

 Para instalar uma versão maior do IDEA (por exemplo, da versão 2021.X.Y para a 2022.X.Y), basta desinstalar a versão presente no seu sistema (como mostramos neste tópico) e executar novamente o passo a passo de instalação manual (como mostramos neste tópico).
 Para visualizar as atualizações disponíveis, basta clicar no ícone no canto inferior direito e depois em "Update...", como mostrado pela imagem abaixo:

Clique no ícone amarelo no canto inferior direito para visualizar as atualizações

 Depois, na janela com os detalhes sobre a atualização, basta apenas clicar no botão "Update and Restart" e aguardar a conclusão do processo:

Clique no botão 'Update and Restart' para instalar e aplicar as atualizações do IntelliJ IDEA


 Caso tenha instalado o IntelliJ IDEA via Flatpak, basta executar o comando abaixo para atualizar os pacotes:

flatpak update


 Mas se você instalou o IntelliJ IDEA por Snap, execute um dos comandos abaixo para atualizar a versão presente no seu sistema:

### Para atualizar o IntelliJ IDEA Community Edition:
sudo snap refresh intellij-idea-community

### Para atualizar o IntelliJ IDEA Ultimate Edition:
sudo snap refresh intellij-idea-ultimate

### Para atualizar o IntelliJ IDEA Education:
sudo snap refresh intellij-idea-educational




  E como faço para desinstalar o IntelliJ IDEA?


 Caso não queira mais utilizar o IntelliJ IDEA e deseje removê-lo do seu sistema, basta executar os comandos abaixo, de acordo com o método de instalação usado:


    Se você utilizou o método manual:

 Execute o comando abaixo para remover o link simbólico do sistema:

sudo rm /usr/bin/idea

 Remova o atalho (caso tenha criado):

### Se criou um atalho apenas para seu usuário, exclua-o com:
rm /home/$USER/.local/share/applications/jetbrains-idea*.desktop

### Se criou um atalho para todos os usuários do sistema, exclua-o com:
sudo rm /usr/share/applications/jetbrains-idea*.desktop

 Por último, remova a pasta de instalação do IntelliJ IDEA executando:

sudo rm -r /opt/intellij-idea


    Se você instalou o IntelliJ IDEA via Flatpak, execute:

### Para remover o IntelliJ IDEA Community Edition:
flatpak remove com.jetbrains.IntelliJ-IDEA-Community

### Para remover o IntelliJ IDEA Ultimate Edition:
flatpak remove com.jetbrains.IntelliJ-IDEA-Ultimate


    Se você instalou o IntelliJ IDEA via Snap, execute:

### Para remover o IntelliJ IDEA Community Edition:
sudo snap remove intellij-idea-community

### Para remover o IntelliJ IDEA Ultimate Edition:
sudo snap remove intellij-idea-ultimate

### Para remover o IntelliJ IDEA Educational:
sudo snap remove intellij-idea-educational



   Informação!
O IntelliJ IDEA também armazena as configurações na $HOME do usuário nas seguintes pastas ocultas:

~/.config/JetBrains/<product><version>

~/.cache/JetBrains/<product><version>

~/.local/share/JetBrains/<product><version>

 Para visualizar tais pastas, habilite a opção "mostrar arquivos ocultos" no seu gerenciador de arquivos ou pressione as teclas Ctrl + H.

 Caso não pretenda instalar o IntelliJ IDEA futuramente, você pode excluí-las normalmente, mas lembre-se de fazer backup dos arquivos importantes contidos nas mesmas se achar necessário.


 Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até a próxima dica!


  Referências:


COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,72,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,167,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,99,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,54,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,64,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,25,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,75,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o IntelliJ IDEA no Fedora Workstation e no openSUSE
Como instalar o IntelliJ IDEA no Fedora Workstation e no openSUSE
Aprenda a instalar as principais versões do IntelliJ IDEA facilmente no Fedora Workstation, no openSUSE Leap e no openSUSE Tumbleweed!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCrpITBch7idsbrx1QA-6whjk0mA-jewqj6sI0sPz_4ywi-ikHsK0nPPDtbS-x4i2OCY-_Kc9tutQXtSvOAnf8-iNG4_nrIQhNHKLbakClErbO91d1tI5Lo8b7xLwMWQwKwna7pDhRZQvsC49Rrg3hqO33iJNqzkiPfJq6hYwBAFEGQgLAOTm0GBRklQ/s1600/Instalando-IntelliJ-IDEA-no-Fedora-e-openSUSE.WebP
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCrpITBch7idsbrx1QA-6whjk0mA-jewqj6sI0sPz_4ywi-ikHsK0nPPDtbS-x4i2OCY-_Kc9tutQXtSvOAnf8-iNG4_nrIQhNHKLbakClErbO91d1tI5Lo8b7xLwMWQwKwna7pDhRZQvsC49Rrg3hqO33iJNqzkiPfJq6hYwBAFEGQgLAOTm0GBRklQ/s72-c/Instalando-IntelliJ-IDEA-no-Fedora-e-openSUSE.WebP
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/07/Instalando-o-IntelliJ-IDEA-no-Fedora-e-no-openSUSE.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/07/Instalando-o-IntelliJ-IDEA-no-Fedora-e-no-openSUSE.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo