Como instalar o Mozilla Firefox no Debian, Ubuntu e Linux Mint

Neste tutorial você vai aprender a instalar as principais versões do navegador Mozilla Firefox no Debian, Ubuntu, no Linux Mint e distros derivadas!

Istalando o Mozilla Firefox no Debian, Ubuntu, Linux Mint e distros derivadas

 O Mozilla Firefox (ou simplesmente Firefox) é um navegador de código aberto desenvolvido pela Mozilla Foundation, disponível para Linux, Windows, macOS e dispositivos móveis (Android e iOS). Utilizando o motor de renderização Gecko (com exceção da versão para iOS), o Firefox tem foco na velocidade de navegação e principalmente na segurança e privacidade na internet.

 Uma das vantagens do Firefox é de ser, sem dúvida, um navegador altamente personalizável. Além das milhares de extensões disponíveis que adicionam novas funcionalidades ao navegador, é possível mudar o visual do mesmo com temas e também reorganizar, da maneira que achar melhor, praticamente todos os elementos da janela, como, por exemplo, as barras de endereço/pesquisa e os botões de navegação (avançar, voltar, etc.).

Navegador Mozilla Firefox executando no ambiente de área de trabalho KDE Plasma
 O Firefox possui uma série de recursos projetados para melhorar a segurança, como um bloqueador de pop-ups integrado e a proteção contra phishing e malware, que bloqueia o carregamento de páginas relatadas como falsas e o download de arquivos e/ou softwares maliciosos.
 E para quem utiliza o navegador da Mozilla em vários dispositivos, há também o Firefox Sync, que é uma maneira fácil e segura de sincronizar todo o seu histórico de navegação, os seus favoritos, senhas salvas, extensões e as abas abertas entre todos. Confira essas e outras funcionalidades do Firefox acessando o site oficial:

[  Mais detalhes sobre o Mozilla Firefox   ##external-link##]


 No tutorial a seguir mostro como instalar manualmente o Firefox estável, que está presente nos repositórios oficiais da maioria das distribuições Linux, e também as outras 3 versões principais, que são:

  •   Firefox Beta - Como o próprio nome diz, esta é a versão de pré-lançamento do Firefox, que traz uma prévia dos novos recursos e funcionalidades que serão adicionadas em breve na versão estável;

  •   Firefox Developer - Possui todos os novos recursos presentes na versão Beta e também várias ferramentas voltadas para os desenvolvedores web, como a de criação e design em CSS Grid;

  •   Firefox Nightly - Esta é a versão de testes do Firefox, onde são adicionados novos recursos e funcionalidades que serão implementados nas versões Beta, Developer e estável. Ideal para quem deseja acompanhar e ajudar no desenvolvimento do mesmo.

   Dica!
Tutorial testado no Debian 11 "Bullseye", Linux Mint 20.3 "Una" e no Ubuntu/Kubuntu 22.04 LTS "Jammy Jellyfish".
   Informação!
O processo de instalação é praticamente idêntico para todas as versões, apenas alguns detalhes como a criação da pasta, dos links simbólicos e dos atalhos que são diferentes.


  Desinstalando a versão disponível no sistema (opcional)


 Como já falamos logo acima, a maioria das distribuições Linux já disponibilizam nos seus repositórios a versão padrão do Mozilla Firefox, que é a mais adequada para a grande maioria dos usuários. As versões mais recentes do Ubuntu incluem o Firefox estável em pacote Snap, já o Debian fornece uma versão mais "antiga" (porém estável e suporte estendido) chamada de Firefox ESR.

 É possível utilizar a versão já instalada no seu sistema juntamente com as demais versões do Firefox (Beta, Developer, Nightly), porém, caso queira removê-la, basta abrir um terminal e executar o comando abaixo:

sudo apt remove firefox


 Para remover a versão em Snap do Firefox (instalada por padrão no Ubuntu 22.04 LTS e posteriores), basta executar:

sudo snap remove firefox


 Caso você utilize o Debian, recomendo que NÃO desinstale o Firefox ESR, já que ele é uma dependência do sistema (e ao removê-lo será instalado automaticamente o Chromium). Mas se mesmo assim quiser desinstalá-lo, basta executar o comando:

sudo apt remove firefox-esr


  Instalação do Mozilla Firefox (Stable)


 As instruções a seguir são referentes à instalação da versão estável e padrão do Mozilla Firefox, que é a ideal para a maioria dos usuários que prezam pela estabilidade e tranquilidade ao navegar pela internet. Seu ciclo de lançamento é de aproximadamente quatro semanas.

 A primeira coisa a se fazer é abrir um terminal e digitar o comando a seguir para "entrar" na pasta /tmp:

cd /tmp

 Após, baixe a versão mais recente do Firefox Stable executando um dos comandos abaixo (de acordo com a arquitetura do seu sistema):

     Se o seu sistema é de 64 bits, execute:

wget -O firefox-stable-64.tar.bz2 -c "https://download.mozilla.org/?product=firefox-latest-ssl&os=linux64&lang=pt-BR"

     Se o seu sistema é de 32 bits, execute:

wget -O firefox-stable-32.tar.bz2 -c "https://download.mozilla.org/?product=firefox-latest-ssl&os=linux&lang=pt-BR"


 Concluído o download, extraia o pacote e renomeie a pasta resultante para "firefox-stable":

tar -vxjf firefox-stable-*.tar.bz2 && mv firefox firefox-stable

 Mova a pasta "firefox-stable" para o diretório /opt:

sudo mv firefox-stable /opt

 Depois, crie um link simbólico do Firefox no sistema:

sudo ln -s /opt/firefox-stable/firefox-bin /usr/bin/firefox-stable && sudo ln -s /opt/firefox-stable/browser/chrome/icons/default/default128.png /usr/share/pixmaps/firefox-stable.png

 E também um atalho para o mesmo, basta executar o comando abaixo para baixar o arquivo firefox-stable.desktop (que você pode conferir no GitHub) e instalá-lo na pasta /usr/share/applications:

wget -c "https://raw.githubusercontent.com/blogopcaolinux/shortcuts/master/firefox/firefox-stable.desktop" && sudo desktop-file-install --dir=/usr/share/applications firefox-stable.desktop

 Atualize o banco de dados de atalhos do sistema:

sudo update-desktop-database /usr/share/applications

 Feito isso, "informe" ao seu sistema onde o Mozilla Firefox está instalado executando:

sudo update-alternatives --install "/usr/bin/x-www-browser" "x-www-browser" "/usr/bin/firefox-stable" 1

 E defina-o como o navegador padrão com (opcional):

sudo update-alternatives --set x-www-browser /usr/bin/firefox-stable

 Tudo pronto! Agora basta procurar pelo atalho do Firefox no menu de aplicativos do seu sistema ou simplesmente "rodar" o comando firefox-stable no terminal para executá-lo:

Mozilla Firefox Stable executando no Kubuntu 22.04 LTS

 Fácil, não é?! Logo abaixo também mostro como instalar as outras versões do Firefox!






  Instalação do Mozilla Firefox Beta


 As instruções a seguir são referentes à instalação da versão Beta do Mozilla Firefox, que possui recursos prestes a serem incluídos na versão estável, recebendo atualizações uma ou duas vezes por semana aproximadamente.

 A primeira coisa a se fazer é abrir um terminal e digitar o comando a seguir para "entrar" na pasta /tmp:

cd /tmp

 Após, baixe a versão mais recente do Firefox Beta executando um dos comandos abaixo (de acordo com a arquitetura do seu sistema):

     Se o seu sistema é de 64 bits, execute:

wget -O firefox-beta-64.tar.bz2 -c "https://download.mozilla.org/?product=firefox-beta-latest-ssl&os=linux64&lang=pt-BR"

     Se o seu sistema é de 32 bits, execute:

wget -O firefox-beta-32.tar.bz2 -c "https://download.mozilla.org/?product=firefox-beta-latest-ssl&os=linux&lang=pt-BR"


 Concluído o download, extraia o pacote e renomeie a pasta resultante para "firefox-beta":

tar -vxjf firefox-beta-*.tar.bz2 && mv firefox firefox-beta

 Mova a pasta "firefox-beta" para o diretório /opt:

sudo mv firefox-beta /opt

 Depois, crie um link simbólico do Firefox no sistema:

sudo ln -s /opt/firefox-beta/firefox-bin /usr/bin/firefox-beta && sudo ln -s /opt/firefox-beta/browser/chrome/icons/default/default128.png /usr/share/pixmaps/firefox-beta.png

 E também um atalho para o mesmo, basta executar o comando abaixo para baixar o arquivo firefox-beta.desktop (que você pode conferir no GitHub) e instalá-lo na pasta /usr/share/applications:

wget -c "https://raw.githubusercontent.com/blogopcaolinux/shortcuts/master/firefox/firefox-beta.desktop" && sudo desktop-file-install --dir=/usr/share/applications firefox-beta.desktop

 Atualize o banco de dados de atalhos do sistema:

sudo update-desktop-database /usr/share/applications

 Feito isso, "informe" ao seu sistema onde o Mozilla Firefox está instalado executando:

sudo update-alternatives --install "/usr/bin/x-www-browser" "x-www-browser" "/usr/bin/firefox-beta" 1

 E defina-o como o navegador padrão com (opcional):

sudo update-alternatives --set x-www-browser /usr/bin/firefox-beta

 Tudo pronto! Agora basta procurar pelo atalho do Firefox Beta no menu de aplicativos do seu sistema ou simplesmente "rodar" o comando firefox-beta no terminal para executá-lo:

Mozilla Firefox Beta executando no Debian 11 'Bullseye'



  Instalação do Mozilla Firefox Developer


 As instruções a seguir são referentes à instalação da versão Developer Edition do Mozilla Firefox, que inclui os recursos presentes na versão Beta (seguindo inclusive o mesmo ciclo de lançamento) e várias ferramentas voltadas para desenvolvedores web, além de recursos experimentais como o Editor de Console Multilinhas e o Inspetor de WebSocket.

 A primeira coisa a se fazer é abrir um terminal e digitar o comando a seguir para "entrar" na pasta /tmp:

cd /tmp

 Após, baixe a versão mais recente do Firefox Developer executando um dos comandos abaixo (de acordo com a arquitetura do seu sistema):

     Se o seu sistema é de 64 bits, execute:

wget -O firefox-developer-64.tar.bz2 -c "https://download.mozilla.org/?product=firefox-devedition-latest-ssl&os=linux64&lang=pt-BR"

     Se o seu sistema é de 32 bits, execute:

wget -O firefox-developer-32.tar.bz2 -c "https://download.mozilla.org/?product=firefox-devedition-latest-ssl&os=linux&lang=pt-BR"


 Concluído o download, extraia o pacote e renomeie a pasta resultante para "firefox-developer":

tar -vxjf firefox-developer-*.tar.bz2 && mv firefox firefox-developer

 Mova a pasta "firefox-developer" para o diretório /opt:

sudo mv firefox-developer /opt

 Depois, crie um link simbólico do Firefox no sistema:

sudo ln -s /opt/firefox-developer/firefox-bin /usr/bin/firefox-developer && sudo ln -s /opt/firefox-developer/browser/chrome/icons/default/default128.png /usr/share/pixmaps/firefox-developer.png

 E também um atalho para o mesmo, basta executar o comando abaixo para baixar o arquivo firefox-developer.desktop (que você pode conferir no GitHub) e instalá-lo na pasta /usr/share/applications:

wget -c "https://raw.githubusercontent.com/blogopcaolinux/shortcuts/master/firefox/firefox-developer.desktop" && sudo desktop-file-install --dir=/usr/share/applications firefox-developer.desktop

 Atualize o banco de dados de atalhos do sistema:

sudo update-desktop-database /usr/share/applications

 Feito isso, "informe" ao seu sistema onde o Mozilla Firefox está instalado executando:

sudo update-alternatives --install "/usr/bin/x-www-browser" "x-www-browser" "/usr/bin/firefox-developer" 1

 E defina-o como o navegador padrão com (opcional):

sudo update-alternatives --set x-www-browser /usr/bin/firefox-developer

 Tudo pronto! Agora basta procurar pelo atalho do Firefox Developer no menu de aplicativos do seu sistema ou simplesmente "rodar" o comando firefox-developer no terminal para executá-lo:

Mozilla Firefox Developer Edition executando no Ubuntu 22.04 LTS 'Jammy Jellyfish'



  Instalação do Mozilla Firefox Nightly


 As instruções a seguir são referentes à instalação da versão Nightly do Mozilla Firefox, que é uma plataforma pré-alfa de testes e desenvolvimento. Recebendo atualizações a cada 12 horas aproximadamente, o Firefox Nightly é voltado para usuários avançados que gostam de caçar falhas e testar novos recursos à medida que são codificados.

 A primeira coisa a se fazer é abrir um terminal e digitar o comando a seguir para "entrar" na pasta /tmp:

cd /tmp

 Após, baixe a versão mais recente do Firefox Nightly executando um dos comandos abaixo (de acordo com a arquitetura do seu sistema):

     Se o seu sistema é de 64 bits, execute:

wget -O firefox-nightly-64.tar.bz2 -c "https://download.mozilla.org/?product=firefox-nightly-latest-ssl&os=linux64&lang=pt-BR"

     Se o seu sistema é de 32 bits, execute:

wget -O firefox-nightly-32.tar.bz2 -c "https://download.mozilla.org/?product=firefox-nightly-latest-l10n-ssl&os=linux&lang=pt-BR"


 Concluído o download, extraia o pacote e renomeie a pasta resultante para "firefox-nightly":

tar -vxjf firefox-nightly-*.tar.bz2 && mv firefox firefox-nightly

 Mova a pasta "firefox-nightly" para o diretório /opt:

sudo mv firefox-nightly /opt

 Depois, crie um link simbólico do Firefox no sistema:

sudo ln -s /opt/firefox-nightly/firefox-bin /usr/bin/firefox-nightly && sudo ln -s /opt/firefox-nightly/browser/chrome/icons/default/default128.png /usr/share/pixmaps/firefox-nightly.png

 E também um atalho para o mesmo, basta executar o comando abaixo para baixar o arquivo firefox-nightly.desktop (que você pode conferir no GitHub) e instalá-lo na pasta /usr/share/applications:

wget -c "https://raw.githubusercontent.com/blogopcaolinux/shortcuts/master/firefox/firefox-nightly.desktop" && sudo desktop-file-install --dir=/usr/share/applications firefox-nightly.desktop

 Atualize o banco de dados de atalhos do sistema:

sudo update-desktop-database /usr/share/applications

 Feito isso, "informe" ao seu sistema onde o Mozilla Firefox está instalado executando:

sudo update-alternatives --install "/usr/bin/x-www-browser" "x-www-browser" "/usr/bin/firefox-nightly" 1

 E defina-o como o navegador padrão com (opcional):

sudo update-alternatives --set x-www-browser /usr/bin/firefox-nightly

 Tudo pronto! Agora basta procurar pelo atalho do Firefox Nightly no menu de aplicativos do seu sistema ou simplesmente "rodar" o comando firefox-nightly no terminal para executá-lo:

Mozilla Firefox Nightly executando no Linux Mint 20.3 'Una'



  Como atualizar o Mozilla Firefox


 Uma das principais vantagens de instalar manualmente o Firefox é que você receberá as atualizações mais recentes disponibilizadas pela Mozilla!

 Por padrão, o Firefox verifica por novas atualizações automaticamente e exibe uma notificação no canto superior direito do navegador, basta apenas clicar no botão "Baixar" e aguardar o download:

Notificação de atualização do Mozilla Firefox

 Caso queira verificar manualmente, clique no ícone de menu no parte superior direita, depois nas opções "Ajuda"  >>  "Sobre o Firefox":

Janela com informações sobre a versão do Firefox instalado

 Caso haja alguma atualização, esta será baixada automaticamente, como mostrado na imagem acima (você pode alterar isso nas configurações). Concluído o processo, basta reiniciar o Firefox para aplicar a atualização. Simples assim! :)


  Como desinstalar o Mozilla Firefox?


 Caso não queira mais utilizar o Mozilla Firefox e deseja removê-lo do seu sistema, basta executar os comandos abaixo (de acordo com a versão instalada):

    Para desinstalar o Mozilla Firefox (Stable):

 Remova o atalho "firefox-stable.desktop" criado com:

sudo rm /usr/share/applications/firefox-stable.desktop

 Depois os links simbólicos do sistema:

sudo rm /usr/bin/firefox-stable && sudo rm /usr/share/pixmaps/firefox-stable.png

 E por último, remova a pasta de instalação do mesmo com:

sudo rm -rf /opt/firefox-stable


    Para desinstalar o Mozilla Firefox Beta:

 Remova o atalho "firefox-beta.desktop" criado com::

sudo rm /usr/share/applications/firefox-beta.desktop

 Depois os links simbólicos do sistema:

sudo rm /usr/bin/firefox-beta && sudo rm /usr/share/pixmaps/firefox-beta.png

 E por último, remova a pasta de instalação do mesmo com:

sudo rm -rf /opt/firefox-beta


    Para desinstalar o Mozilla Firefox Developer:

 Remova o atalho "firefox-developer.desktop" criado com::

sudo rm /usr/share/applications/firefox-developer.desktop

 Depois os links simbólicos do sistema:

sudo rm /usr/bin/firefox-developer && sudo rm /usr/share/pixmaps/firefox-developer.png

 E por último, remova a pasta de instalação do mesmo com:

sudo rm -rf /opt/firefox-developer


    Para desinstalar o Mozilla Firefox Nightly:

 Remova o atalho "firefox-nightly.desktop" criado com::

sudo rm /usr/share/applications/firefox-nightly.desktop

 Depois os links simbólicos do sistema:

sudo rm /usr/bin/firefox-nightly && sudo rm /usr/share/pixmaps/firefox-nightly.png

 E por último, remova a pasta de instalação do mesmo com:

sudo rm -rf /opt/firefox-nightly



 Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo, seja pelo Disqus ou usando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal oficial no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


  Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,43,Déjà Dup,1,Dica,163,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,19,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,71,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o Mozilla Firefox no Debian, Ubuntu e Linux Mint
Como instalar o Mozilla Firefox no Debian, Ubuntu e Linux Mint
Neste tutorial você vai aprender a instalar as principais versões do navegador Mozilla Firefox no Debian, Ubuntu, no Linux Mint e distros derivadas!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhP4fWmJvYS6VX-whHJTj2Uz3BkFoRP7TdPkZV4raz08w1oHtnGU0m7DhyKGn4aqhwCye47sgmZJPGJhmxozW5glUeOCcY3oqw7wXB6PNO-JYcYODx5PKo4rzFChZ18FGkCCa1IScJc0B-R-ltYxcwW2WI-3h3Q5rfSlkRFxJfhV5DLuJ14_VfLpEyqEQ/s1600/Instalando-Mozilla-Firefox-no-Debian-Ubuntu-Linux-Mint.WebP
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhP4fWmJvYS6VX-whHJTj2Uz3BkFoRP7TdPkZV4raz08w1oHtnGU0m7DhyKGn4aqhwCye47sgmZJPGJhmxozW5glUeOCcY3oqw7wXB6PNO-JYcYODx5PKo4rzFChZ18FGkCCa1IScJc0B-R-ltYxcwW2WI-3h3Q5rfSlkRFxJfhV5DLuJ14_VfLpEyqEQ/s72-c/Instalando-Mozilla-Firefox-no-Debian-Ubuntu-Linux-Mint.WebP
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/05/Instalando-o-Mozilla-Firefox-no-Debian-Ubuntu-e-no-Linux-Mint.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/05/Instalando-o-Mozilla-Firefox-no-Debian-Ubuntu-e-no-Linux-Mint.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo