Como atualizar do Fedora 35 para o Fedora 36 Workstation

Você vai aprender, nesta dica, como é fácil atualizar do Fedora 35 para o Fedora 36 utilizando o terminal ou no modo gráfico via GNOME Software.

Como atualizar do Fedora 35 para o Fedora 36

 A versão estável do Fedora 36 foi lançada oficialmente no dia 10 de maio de 2022 e que terá suporte de aproximadamente 13 meses (até maio de 2023). Trazendo o Linux Kernel 5.17 os ambientes de desktop GNOME 42, KDE Plasma 5.24 e LXQt 1.0, o Fedora agora utiliza as fontes Noto em vários idiomas, além da sessão Wayland como padrão para os usuários que instalarem o driver proprietário da NVIDIA. Atualizações de aplicativos como o Mozilla Firefox 99 e LibreOffice 7.3 também estão incluídas neste lançamento.

 E antes mesmo do término do suporte do Fedora 35 (previsto para dezembro de 2022), alguns usuários já planejam instalar esta mais nova versão. Além do método "tradicional" que é reinstalar o sistema do zero, o Fedora também conta com um processo simplificado de atualização que facilita (e muito) a vida dos usuários, processo este que você vai conferir passo a passo nesta dica!

   Dica!
Este tutorial foi testado atualizando do Fedora 35 Workstation (com o ambiente de área de trabalho GNOME) para o Fedora 36, seguindo os mesmos passos da Wiki oficial.


  Preparativos


 O processo de atualização para a versão mais recente do Fedora é bem simples e fácil de fazer, mas antes de botar a mão na massa, confira abaixo algumas dicas que você deve seguir para evitar dores de cabeça.

   Informação!
A atualização do sistema só é suportada oficialmente e testada em no máximo 2 versões (por exemplo, da 34 para 36).

    Faça BACKUP dos seus arquivos importantes


 Apesar de ser um processo relativamente seguro, é altamente recomendável que você faça uma cópia de segurança de todos os seus arquivos pessoais (como documentos, imagens, músicas, vídeos, etc.) em um local seguro ANTES de dar início à atualização para o Fedora 36 (principalmente se você não possui uma partição /home separada).

 Para isso você pode simplesmente copiar manualmente os arquivos para um HDD/SSD secundário (ou externo), pen drives ou utilizando serviços de armazenamento em nuvem como o Google Drive, Dropbox e outros. Caso não queira fazer isso manualmente, uma outra opção é utilizar ferramentas gráficas como o Déjà Dup para realizar o backup, acesse este link e veja o passo a passo de utilização do mesmo.


    Instale todas as atualizações disponíveis para o Fedora 35


 Outro passo fundamental que você deve fazer antes de iniciar o processo de atualização é instalar todas as atualizações disponíveis para o Fedora 35, evitando assim problemas com dependências. Abra um terminal e execute o comando abaixo para atualizar o cache dos repositórios e, em seguida, instalar as atualizações:

sudo dnf upgrade --refresh

 Após a conclusão, você DEVE reiniciar o seu computador antes de dar início ao processo de atualização para o Fedora 36, ok?!

 Tudo pronto? Então vamos ao que interessa!


  Atualizando do Fedora 35 para o Fedora 36 pelo terminal (recomendado)


 A melhor maneira de atualizar para a versão mais nova do Fedora (na minha opinião) é através do bom e velho terminal, já que assim podemos acompanhar o progresso de download dos pacotes.

 Supondo que você já tenha feito backup dos seus arquivos importantes e tenha instalado todas as atualizações disponíveis para o seu sistema (como informamos logo acima), abra novamente um terminal e instale o plugin do DNF (pacote dnf-plugin-system-upgrade) com o comando:

sudo dnf install dnf-plugin-system-upgrade

 Concluída a instalação, dê início no processo de upgrade para a versão 36 executando o comando abaixo:

sudo dnf system-upgrade download --releasever=36

 Você será questionado se deseja continuar com o processo, pressione as teclas Y e Enter para aceitar:

Pressione a tecla 'y' e 'Enter' em seguida para continuar com o processo

 Será exibido um resumo das mudanças que serão realizadas no seu sistema, basta apenas pressionar as teclas S e Enter para confirmar:

Baixando os arquivos necessários para o upgrade
   Informação!
Caso tenha problemas em razão de pacotes sem atualizações, dependências quebradas ou pacotes obsoletos, adicione a opção --allowerasing, no final do comando acima, para "forçar" a atualização do sistema. Veja o exemplo:

####  Exemplo de como "forçar" a atualização para o Fedora 36  ####
sudo dnf system-upgrade download --releasever=36 --allowerasing
 Agora é só aguardar enquanto é feito o download de todos os pacotes necessários para a atualização, sendo que o tamanho total vai depender da quantidade de pacotes e ambientes de área de trabalho já instalados no seu Fedora 35.

 Concluído o download, você deverá confirmar a importação das chaves de assinatura dos repositórios, basta apenas digitar S e pressionar a tecla Enter (pode ser necessário repetir esse processo mais de uma vez):

Importe a chave de assinatura dos repositórios do Fedora 36

 Tudo pronto, reinicie o seu computador executando o comando abaixo:

sudo dnf system-upgrade reboot

Após o download, reinicie o seu sistema para aplicar as atualizações

 O processo de atualização para o Fedora 36 será iniciado logo após dar boot no Fedora 35, o que pode demorar um bom tempo (no meu caso, demorou aproximadamente 45 minutos). É um bom momento para ir até a cozinha e preparar um bom café! :)

Aguarde enquanto a atualização é aplicada

 Após a conclusão do processo, basta fazer login normalmente na sua conta de usuário e aproveitar ao máximo o Fedora 36! \o/

Área de trabalho do Fedora 36 Workstation após realizar o upgrade a partir da versão 35



  Atualizando do Fedora 35 para o Fedora 36 via GNOME Software


 Além do terminal, também é possível realizar o upgrade para o Fedora 36 através do GNOME Software (ou "Programas"), sem a necessidade de utilizar o terminal.

 Para isso, execute o GNOME Software (procure-o no menu de aplicativos) e clique na aba "  Atualizações". Você verá um aviso informando que já está disponível o Fedora 36, basta apenas clicar no botão "Baixar", como indicado pela imagem abaixo, para dar início no processo (clique no botão de "recarregar" na parte superior esquerda do aplicativo caso a mensagem não apareça):

Clique no botão 'Baixar' para iniciar o download da nova versão do Fedora

 Agora só resta aguardar enquanto é feito o download dos pacotes necessários para a atualização, o que pode demorar bastante, principalmente se possui muitos aplicativos (ou mais de um ambiente de desktop) instalados no seu Fedora 35:

Aguarde enquanto é feito o download dos pacotes necessários

 Após a conclusão, será exibido uma mensagem informando que o "Fedora 36 está pronto para ser instalado".

 Como você já fez uma cópia de segurança de todos os seus arquivos importantes, basta apenas clicar no botão "Reiniciar & atualizar", em destaque na imagem a seguir:

Download concluído, clique no botão 'Reiniciar e atualizar'

 Será exibida uma mensagem informando que o Fedora 36 será instalado após a reinicialização, clique no botão "Reiniciar e instalar" para continuar:

Clique em 'Reiniciar e instalar' para continuar com o processo

 Após a reinicialização basta aguardar enquanto é feita a atualização para o Fedora 36, processo este que pode demorar um bom tempo (no meu caso levou aproximadamente 45 minutos):

Aguarde enquanto é feita a atualização para o Fedora 36

 Concluído o processo, basta fazer login normalmente na sua conta de usuário e aproveitar ao máximo o Fedora 36! :)

Área de trabalho do Fedora 36 Workstation após realizar o upgrade a partir da versão 35



  Resolvendo problemas de atualização


 Nesta seção você encontrará algumas dicas que podem solucionar problemas comuns após realizar a atualização para o Fedora 36, retiradas diretamente da Wiki oficial.

  Reconstruindo o banco de dados RPM


 Se você começou a receber avisos ao trabalhar com o gerenciador de pacotes DNF/RPM, é provável que o seu banco de dados esteja corrompido. Reconstruí-lo pode solucionar o problema, basta apenas executar o comando abaixo (mas antes, faça backup do diretório /var/lib/rpm, como indicado neste link aqui):

sudo rpm --rebuilddb

  Usando 'distro-sync' para resolver problemas de dependências


 A ferramenta de atualização utiliza o método "distro-sync" por padrão. Caso o seu sistema esteja parcialmente desatualizado ou esteja encontrando alguns problemas com dependências de pacotes, você pode tentar corrigi-lo executando manualmente o distro-sync. Isso tentará fazer com que os pacotes instalados tenham exatamente a mesma versão disponível nos repositórios habilitados no momento, mesmo que isso resulte na desatualização de alguns pacotes:

sudo dnf distro-sync

 Apesar de ser "ariscado", também é possível remover o(s) pacote(s) em que as dependências não puderam ser satisfeitas, basta apenas adicionar a opção --allowerasing no final do comando:

   Atenção!
ANALISE CUIDADOSAMENTE QUAIS PACOTES SERÃO REMOVIDOS ANTES DE CONFIRMAR A OPERAÇÃO ABAIXO, OK?
sudo dnf distro-sync --allowerasing

  Rotulando os arquivos com a mais recente política do SELinux


 Caso esteja recebendo avisos informando que algumas ações não foram permitidas por causa da atual política do SELinux, é provável que alguns arquivos tenham sido rotulados incorretamente com as permissões do mesmo. Isso pode acontecer por algum bug ou por ter desativado o SELinux anteriormente. Para rotular novamente todo o sistema, basta executar o comando abaixo:

sudo fixfiles -B onboot

 E reinicie o computador em seguida. Lembrando que a próxima inicialização será bem mais demorada, já que será feito a verificação e correção dos rótulos do SELinux em todos os seus arquivos.


 Para conferir todos detalhes, incluindo etapas opcionais como a atualização dos arquivos de configuração do sistema e remoção dos Kernels antigos, clique no botão abaixo para acessar a documentação oficial:




 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal oficial no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


  Referências:


COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como atualizar do Fedora 35 para o Fedora 36 Workstation
Como atualizar do Fedora 35 para o Fedora 36 Workstation
Você vai aprender, nesta dica, como é fácil atualizar do Fedora 35 para o Fedora 36 utilizando o terminal ou no modo gráfico via GNOME Software.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7ICFCBn7GasEc2OxChHlvniMzsVKIfnc1miIk8W3ZiA7vGAPhVlLEMNZ8KpAzoXAJPeyBWHMm57FbZrFhyn7x4w8mewK02qVsJk9IT4q8kUwvqED_RHkIthf_PDdVkd-goKQrVeRk5sf0DzqwC4RJ8P4u3h3adZx2-D6FsZc9_So-p5d7fThsXXaACw/s1600/Como-atualizar-do-Fedora-35-para-o-Fedora-36.WebP
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7ICFCBn7GasEc2OxChHlvniMzsVKIfnc1miIk8W3ZiA7vGAPhVlLEMNZ8KpAzoXAJPeyBWHMm57FbZrFhyn7x4w8mewK02qVsJk9IT4q8kUwvqED_RHkIthf_PDdVkd-goKQrVeRk5sf0DzqwC4RJ8P4u3h3adZx2-D6FsZc9_So-p5d7fThsXXaACw/s72-c/Como-atualizar-do-Fedora-35-para-o-Fedora-36.WebP
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/05/Atualizando-do-Fedora-35-para-o-Fedora-36.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/05/Atualizando-do-Fedora-35-para-o-Fedora-36.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo