O que fazer após instalar o openSUSE Leap 15.3

Confira as nossas 10 dicas/sugestões do que fazer após instalar o openSUSE Leap 15.3 para deixá-lo pronto para uso no dia-a-dia!

Dicas do que fazer após instalar o openSUSE Leap 15.3


 Já está disponível desde o dia 2 de junho de 2021 o openSUSE Leap 15.3, uma "minor release" mais recente da série 15.x do openSUSE Leap, mantendo toda solidez e atributos positivos das versões anteriores.

 Tendo como "base" o Kernel 5.3.18, a grande novidade desta versão em relação às anteriores é que, a partir de agora, o openSUSE Leap 15.3 é construído exatamente com os mesmos pacotes binários do SUSE Linux Enterprise, fornecendo compatibilidade total entre ambos. O Leap 15.3 também chega com os desktops KDE Plasma 5.18 LTS, Xfce 4.16 e GNOME 3.34, além da suíte de escritório LibreOffice 7.1.1, Firefox ESR na versão 78.7.1, Chromium 89 e muito mais, acesse este link e confira todos os recursos que o openSUSE Leap 15.3 oferece.

 E para ajudar principalmente aos iniciantes, preparamos este breve guia com 10 sugestões do que fazer logo após instalar o openSUSE Leap 15.3, dentre elas estão a adição do repositório Packman, instalação dos codecs multimídia, do Google Chrome, do Steam e mais!

    • [message]
      • ##check##  Aviso
        •  Tutorial testado no openSUSE Leap 15.3 com o ambiente de área de trabalho KDE Plasma.

1 - Atualize o seu sistema


 Uma das primeiras coisas a se fazer logo após instalar o openSUSE Leap (assim como qualquer outro S.O.) é instalar todas as atualizações de pacotes disponíveis. Para isso, abra um terminal (procure-o no menu de aplicativos), copie e cole o comando abaixo no terminal e pressione Enter em seguida para executá-lo:

sudo zypper up

Atualizando o openSUSE Leap 15.3 pelo terminal

 Quando perguntado, digite s para aceitar a atualização e pressione Enter para confirmar. Logo após a conclusão do processo, você deve reiniciar o seu computador para aplicar todas as atualizações, ok?!


2 - Adicione o repositório Packman no openSUSE Leap 15.3


 Um dos principais repositórios disponíveis para o openSUSE/SUSE é o Packman, já que além dos codecs de áudio e vídeo, ele possui também uma grande quantidade de softwares que não são incluídos nos repositórios oficiais do openSUSE.

 E para adicionar o Packman no seu Leap 15.3 é simples, abra um terminal e execute o comando abaixo:

sudo zypper addrepo -cfp 90 'https://ftp.gwdg.de/pub/linux/misc/packman/suse/openSUSE_Leap_$releasever/' packman

Adicionando o repositório Packman no openSUSE Leap 15.3

 Após, atualize os repositórios com o comando:

sudo zypper ref

 Durante a atualização você será questionado se deseja confiar na chave de assinatura do repositório Packman, apenas digite s para confiar e Enter em seguida para confirmar.







3 - Instalando os codecs multimídia


 Para conseguir reproduzir os mais variados tipos de áudio e vídeo no seu Leap 15.3 é necessário instalar os codecs multimídia, já que devido a questões legais estes não são disponibilizados nos repositórios oficiais do openSUSE. A solução, neste caso, é instalar todos os codecs através do repositório Packman (mostramos como adicioná-lo no passo anterior).

 Abra um terminal e execute o comando abaixo para fazer uma atualização do sistema pelo Packman:

sudo zypper dup --from packman --allow-vendor-change

Fazendo uma atualização no sistema pelo repositório Packman

 Pressione s para continuar e Enter para confirmar a atualização. E logo após a conclusão do comando anterior, execute o comando abaixo no terminal para instalar os todos os codecs disponíveis no seu openSUSE Leap 15.3:

sudo zypper in --from packman ffmpeg gstreamer-plugins-{good,bad,ugly,libav} libavcodec-full vlc-codecs

Instale os codecs multimídia no openSUSE Leap 15.3

 Mais uma vez você deve digitar s e pressionar Enter para continuar. Concluído o processo eu recomendo que reinicie o seu computador para que as alterações realizadas sejam aplicadas, ok?!


4 - Instalando o VLC e/ou o SMPlayer


 O VLC e o SMPlayer são os dois players multimídias mais populares da atualidade, ambos reproduzem praticamente praticamente todos os formatos de áudio e vídeo bem como DVDs, CDs de áudio e vários protocolos de streaming. Além desses recursos em comum, o SMPlayer se destaca pelo fato de trazer um "plugin" que permite pesquisar, reproduzir e baixar vídeos do YouTube.

VLC Media Player e SMPLayer executando no openSUSE Leap 15.3

 Caso queira instalar o VLC Media Player no seu openSUSE Leap 15.3, execute o comando abaixo num terminal:

sudo zypper in --from packman vlc vlc-codecs

 Já para instalar o SMPLayer, execute:

sudo zypper in --from packman smplayer smplayer-themes



5 - Adicionando o suporte ao Flatpak


 Flatpak é um sistema de gerenciamento de pacotes de código aberto e gratuito que permite a criação e distribuição universal de aplicativos Linux independentemente do sistema host. A principal vantagem desse tipo de empacotamento é que os softwares são executados numa espécie de "máquina virtual", oferecendo assim mais segurança e facilidade (já que todas as dependências dos aplicativos são incluídas no pacote).

 Para habilitar o suporte a Flatpaks no Leap 15.3 é simples, basta executar o comando abaixo num terminal:

sudo zypper in flatpak

 E, em seguida, adicione o repositório Flathub (principal fonte de Flatpaks) no seu sistema com:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

 Após, recomendo que reinicie seu computador para aplicar todas as alterações.


6 - Instalando o Spotify no openSUSE Leap 15.3


 O Spotify é um dos serviços de streaming de músicas mais populares da atualidade, contando com mais de 30 milhões de músicas no catálogo.

Spotify executando no openSUSE Leap 15.3 com desktop KDE Plasma

 E para instalar o Spotify no openSUSE Leap 15.3 basta apenas executar o comando abaixo num terminal (necessário ter habilitado o suporte a Flatpak, como mostramos no passo anterior):

flatpak install flathub com.spotify.Client

 Você precisará digitar y e pressionar Enter por duas vezes para prosseguir com o processo. Após a instalação, basta procurar pelo atalho do Spotify no menu de aplicativos ou executá-lo pelo terminal com o comando:

flatpak run com.spotify.Client



7 - Instalando o Skype no openSUSE Leap 15.3


 O Skype é um aplicativo proprietário da Microsoft que permite fazer chamadas de voz e vídeo pela internet, além de enviar mensagens instantâneas e de texto (SMS) para outras pessoas de qualquer lugar do mundo.

Skype executando no openSUSE Leap 15.3 com desktop KDE Plasma

 Primeiramente, adicione o repositório oficial do Skype no seu openSUSE com o comando abaixo num terminal:

sudo zypper ar -f https://repo.skype.com/data/skype-stable.repo

 Importe a chave de assinatura GPG do mesmo:

sudo rpm --import https://repo.skype.com/data/SKYPE-GPG-KEY

 E por fim, instale a versão estável do Skype com:

sudo zypper in skypeforlinux



8 - Instalando o Steam no openSUSE Leap 15.3


 O Steam é uma plataforma de distribuição de jogos digitais desenvolvida pela Valve, disponível para Linux, Windows e macOS. Além dos milhares de games no catálogo (alguns são gratuitos para jogar), o Steam também oferece filmes, documentários e vários softwares para edição de fotos, desenvolvimento de jogos, animação e modelagem, produção de áudio/vídeo e muito mais.

Steam executando no openSUSE Leap 15.3 com desktop KDE Plasma

 E para instalar o Steam no Leap 15.3 é simples, basta copiar e colar o comando abaixo no seu terminal:

sudo zypper in steam



9 - Instalando o Google Chrome no openSUSE Leap 15.3


 O Google Chrome é o navegador mais utilizado no Brasil e no mundo atualmente, sendo um dos mais rápidos entre os seus concorrentes e possui milhares de temas e extensões que expandem as funcionalidades do mesmo.

Google Chrome executando no openSUSE Leap 15.3 com desktop KDE Plasma

 Caso queira instalar o Google Chrome no openSUSE Leap 15.3, execute antes o comando abaixo para importar a chave de assinatura do repositório:

sudo rpm --import https://dl.google.com/linux/linux_signing_key.pub

 E após, instale o Google Chrome (estável) com:

sudo zypper in 'https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_x86_64.rpm'



10 - Instalando o virt-manager no openSUSE Leap 15.3


 O virt-manager (Virtual Machine Manager) é uma interface gráfica desenvolvida pela Red Hat para gerenciar máquinas virtuais através do libvirt.

virt-manager executando no openSUSE Leap 15.3 com desktop KDE Plasma

 Se você deseja instalar o virt-manager e outros pacotes/ferramentas de virtualização no seu openSUSE Leap, execute o comando abaixo num terminal:

sudo zypper in -t pattern kvm_server kvm_tools

 E após, ative e reinicie o serviço do libvirtd no sistema:

sudo systemctl enable libvirtd && sudo systemctl restart libvirtd

 Feito isso, procure por "virt-manager" ou "Gerenciador de Máquinas Virtuais" no menu de aplicativos para executá-lo.


Conclusão


 Espero que com essas 10 sugestões você consiga deixar o seu openSUSE Leap 15.3 pronto para uso no dia-a-dia! Para conferir estas e muitas outras sugestões do que fazer após instalar o openSUSE Leap 15.3 (como a instalação do driver da NVIDIA, softwares para editar imagens/vídeos/áudio, ferramentas para desenvolvedores, etc.), acesse o nosso Tutorial completo de pós-instalação no link abaixo:

Guia de pós-instalação do openSUSE Leap 15.3  


 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até +!


Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,164,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,72,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: O que fazer após instalar o openSUSE Leap 15.3
O que fazer após instalar o openSUSE Leap 15.3
Confira as nossas 10 dicas/sugestões do que fazer após instalar o openSUSE Leap 15.3 para deixá-lo pronto para uso no dia-a-dia!
https://1.bp.blogspot.com/-ecaqGQJC-JI/YLeNphlLD2I/AAAAAAAAJjQ/zEdkztSpmSs744EmgEQMbQN0RIOZCxA4QCLcBGAsYHQ/s0/Coisas-para-se-fazer-depois-de-instalar-o-openSUSE-Leap-15.3.webp
https://1.bp.blogspot.com/-ecaqGQJC-JI/YLeNphlLD2I/AAAAAAAAJjQ/zEdkztSpmSs744EmgEQMbQN0RIOZCxA4QCLcBGAsYHQ/s72-c/Coisas-para-se-fazer-depois-de-instalar-o-openSUSE-Leap-15.3.webp
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/06/O-que-fazer-depois-de-instalar-o-openSUSE-Leap-15.3.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/06/O-que-fazer-depois-de-instalar-o-openSUSE-Leap-15.3.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo