Como instalar os Adicionais para Convidado do VirtualBox no Debian 9 "Stretch"

Aprenda como é fácil instalar os Adicionais para Convidado do VirtualBox no seu Debian!


 Já não é novidade para ninguém que o VirtualBox é um dos softwares de virtualização de sistemas operacionais mais populares da atualidade. Com uma interface fácil de usar, ele também pode ser usado tanto no Linux quanto no macOS, Windows e Solaris, além de conter alguns recursos que não estão presentes (ou que precisam de uma licença paga) em outras soluções de virtualização gratuitas e multiplataformas.

 Com o lançamento do Debian 9 "Stretch" a algumas semanas atrás, muitas pessoas optam por testá-lo no VirtualBox antes de instalar em sua "máquina real" (ou pretendem mesmo utilizá-lo apenas no VirtualBox). Caso também tenha escolhido testar o Debian no VirtualBox, você deve ter percebido que após a instalação e reinício da VM, ela ficará com duas "barras pretas" nas laterais (com a proporção de tela 4:3) ao colocá-la em tela cheia pressionando Ctrl (direita) + f, assim como no exemplo abaixo:

Máquina Virtual do Debian Stretch com proporção de tela 4:3 após a instalação

 Para solucionar esse "problema", devemos instalar os Adicionais para Convidado, que além de fazer com que sua máquina virtual fique totalmente em tela cheia, ele também habilita o compartilhamento da área de transferência entre o sistema convidado (instalado no VirtualBox) e o hospedeiro (o sistema operacional do seu "computador real") e também de pastas entre o seu computador e a máquina virtual, bem como a possibilidade de "movimentar livremente" o mouse entre o hospedeiro e o convidado.

  Tutorial testado no Debian 9 "Stretch" (64 bits), com ambiente de área de trabalho GNOME.

 Antes de começar, confira se você já possui a versão mais recente do Oracle VM VirtualBox instalado. Para isso, clique no menu "Arquivo" da janela principal do VirtualBox e depois, em "Verificar por atualizações". Caso uma nova versão esteja disponível, você receberá um link para baixá-lo e fazer a instalação manualmente no seu computador (note que você deverá fechar todas as janelas do VirtualBox ativas para concluir a atualização, ok?).


Criando um Snapshot da máquina virtual

 Um dos recursos presentes no Oracle VM VirtualBox (e o que mais uso) é o de criar "snapshots" (ou "instantâneos") do estado atual das máquinas virtuais, permitindo que você retorne a esse mesmo estado após fazer alguma modificação que acabe por quebrar o sistema. Isso te poupa tempo, já que leva poucos segundos (ou minutos) para fazer tal restauração e é muito mais prático do que reinstalar novamente um sistema operacional, não é verdade?!

 E é isso que sugiro que faça ANTES de instalar os Adicionais para Convidado no seu Debian, pois caso não consiga acessá-lo após esse procedimento (o que pode acontecer), basta apenas restaurar o estado original da VM!

 Para isso, abra a janela principal do VirtualBox, selecione a sua máquina virtual do Debian e clique no botão "Snapshots" (logo acima da tela de pré-visualização das VMs), em destaque na imagem abaixo:

Clique no botão "Snapshots" da sua VM

 E clique no ícone de câmera (em destaque na imagem abaixo) para criar um snapshot do estado atual do seu Debian:

Criando um snapshot do seu Debian

 Após, você deverá definir um nome para esse Snapshot (por exemplo, "Antes dos Adicionais para Convidado") e também uma descrição detalhada para o mesmo (opcional), ok?

 Tudo pronto, vamos agora ao que realmente interessa!

  FIQUE ATENTO - É necessário que você tenha habilitado o repositório "contrib" na sources.list do seu Debian antes de realizar os procedimentos a seguir (veja este exemplo AQUI). Saiba mais acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/06/Gerador-de-sources-list-para-Debian.html






Instalando os Adicionais para Convidado no Debian

 Voltando à tela inicial do VirtualBox, selecione e inicie normalmente a sua VM do Debian. Depois, abra um terminal e logue-se como root:

su

 Após, atualize a lista de repositórios com o comando:

apt update

 Instale as dependências necessárias:

apt install build-essential module-assistant

 Prepare o seu sistema para a construção dos módulos do Kernel executando:

m-a prepare

 Feito isso, insira a ISO dos Adicionais para Convidado através do menu "Dispositivos" →"Inserir imagem de CD dos Adicionais para Convidado...", como mostrado na imagem abaixo (talvez seja necessário pressionar Ctrl (direita) + f para sair do modo de tela cheia, caso tenha desabilitado a minibarra de ferramentas nas configurações da VM):

Inserindo o CD dos Adicionais para Convidado

 Será exibido uma janela de diálogo informando que a ISO inserida contém um software de início automático, basta clicar em "Executar" para instalar os Adicionais para Convidado:

Clique no botão "Executar"

 Caso apareça algum erro, poderá realizar a instalação através do terminal (como root) com o comando abaixo:

sh /media/cdrom/VBoxLinuxAdditions.run

Exemplo de saída do comando para instalar os Adicionais para Convidado

 Reinicie a sua máquina virtual para concluir o processo e após, você verá que o seu Debian ficará totalmente em tela cheia, sem as "barras pretas" nas laterais:


 Fácil, não é?!


Não consigo iniciar o meu Debian após a instalação dos Adicionais para Convidado, o que fazer?

 Se por algum motivo não consiga acessar normalmente o seu Debian após a instalação dos Adicionais para Convidado, basta restaurar o snapshot que criamos anteriormente. Para isso, acesse a janela principal do VirtualBox, acesse a aba "Snapshots", selecione o snapshot e clique no botão de "Restaurar", em destaque na imagem abaixo:

Clique no botão para restaurar o Snapshot da sua VM

 Você será questionado se deseja restaurar o snapshot selecionado, basta apenas clicar em "Restaurar"! Sua máquina virtual voltará ao mesmo estado antes de instalar os Adicionais para Convidado!


 Então é isso, espero que este tutorial tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)

 Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


Referência:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,70,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,165,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,97,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,53,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,63,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,24,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,72,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar os Adicionais para Convidado do VirtualBox no Debian 9 "Stretch"
Como instalar os Adicionais para Convidado do VirtualBox no Debian 9 "Stretch"
Aprenda como é fácil instalar os Adicionais para Convidado do VirtualBox no seu Debian!
https://3.bp.blogspot.com/-FbWFCkEx2RQ/WYhhjC-9QJI/AAAAAAAAHMA/iQJ6177mWCUsBLlBCnUUU6PA9C4EjXIeQCLcBGAs/s1600/Instalando-os-Adicionais-para-Convidado-no-Debian-edt.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-FbWFCkEx2RQ/WYhhjC-9QJI/AAAAAAAAHMA/iQJ6177mWCUsBLlBCnUUU6PA9C4EjXIeQCLcBGAs/s72-c/Instalando-os-Adicionais-para-Convidado-no-Debian-edt.jpg
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/08/Instalando-Adicionais-para-Convidado-no-Debian.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/08/Instalando-Adicionais-para-Convidado-no-Debian.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo