Aprenda a instalar o JetBrains Rider IDE no Fedora Linux, no openSUSE Leap e no openSUSE Tumbleweed, seja manualmente, por pacotes Flatpak ou Snap!

Passo a passo de instalação do JetBrains Rider IDE no Fedora Linux, no openSUSE Leap e no openSUSE Tumbleweed!
O Rider é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) proprietário criado pela JetBrains para os desenvolvedores de aplicativos em .NET e de jogos, disponível gratuitamente (apenas uso pessoal e não comercial) para os sistemas Linux, Windows e macOS.Baseado na plataforma IntelliJ e com os recursos do ReSharper, o JetBrains Rider suporta uma ampla variedade de projetos baseados em .NET Framework, Mono e .NET Core, além de ser compatível com a maioria das linguagens utilizadas no desenvolvimento .NET (incluindo o C#, ASP.NET, CSS, F#, HTML, JavaScript, JSON, SQL, TypeScript, VB.NET, XAML e XML. Também possui suporte ao desenvolvimento em Xamarin (para criação de apps para Android e iOS) e ao desenvolvimento de jogos com os frameworks Unity, Unreal Engine e Godot.
Dentre os principais recursos do Rider estão o editor de código inteligente, que fornece mais de 2500 inspeções de código dinâmicas em todas as linguagens suportadas para detectar e destacar problemas no código em tempo de design, bem como diferentes tipos de preenchimento de código, modo de seleção múltipla, chaves de inserção automática, acesso rápido a refatorações, navegação, geração e ações de contexto, dentre outras funcionalidades para ajudar os desenvolvedores a criarem códigos de alta qualidade em menos tempo.
Além do Descompilador (que é útil para saber como funciona o código de biblioteca de terceiros) e o suporte a plugins, o Rider dispõe ainda de integração com sistemas de controle de versão como Git, Mercurial, Subversion e Perforce, com as alterações locais ficando destacadas no editor à medida que você digita.
Você pode conferir estas e demais funcionalidades oferecidas pelo JetBrains Rider acessando o site oficial clicando no botão abaixo:

Nesta dica você vai aprender a instalar a versão mais recente do JetBrains Rider no Fedora Linux, no openSUSE Leap e no openSUSE Tumbleweed.
Índice de Conteúdo
Requisitos de sistema;
Instalando as dependências e frameworks necessários;
Para aplicativos .NET tradicionais ou Mono;
Para aplicativos .NET Core;
Instalando o Rider no Fedora e no openSUSE manualmente (recomendado);
Outros métodos de instalação do JetBrains Rider;
Instalando o Rider IDE via Flatpak;
Instalando o Rider IDE via Snap;
Executando pela primeira vez o Rider;
Atualizando o JetBrains Rider;
Como desinstalar o JetBrains Rider?
Referências.
Requisitos de sistema
Antes de começarmos a instalação, verifique abaixo se o seu computador atende aos requisitos mínimos exigidos para a instalação e execução do JetBrains Rider, que são:
- Um sistema operacional de 64 bits;
- Processador AMD® ou Intel® com frequência mínima de 2 GHz;
- Pelo menos 4 GB de RAM livre;
- Cerca de 2,5 GB em disco para instalação e cache do IDE;
Vale lembrar que os requisitos mínimos permitem apenas abrir o Rider IDE e executar operações simples; para desenvolver e testar aplicativos, é indispensável um hardware mais potente.
Instalando as dependências e frameworks necessários
Depois de verificar se o seu computador está apto a executar o JetBrains Rider, é altamente recomendável que você instale todas as atualizações disponíveis para o seu sistema. Para isso, abra um terminal e execute um dos comandos a seguir:
No Fedora Linux:
sudo dnf upgrade --refresh
No openSUSE (Leap e Tumbleweed):
sudo zypper ref && sudo zypper up
Feito isso, agora é preciso instalar algumas dependências e/ou os frameworks necessários. Confira abaixo as instruções de instalação, de acordo com o tipo de aplicativo que você pretende desenvolver:
Para aplicativos .NET tradicionais ou Mono
Basta executar um dos comandos abaixo para instalar a versão estável mais recente do Mono:
No Fedora Linux:
sudo dnf install mono-complete
No openSUSE (Leap e Tumbleweed):
sudo zypper in mono-complete libgthread-2_0-0
Para aplicativos .NET Core
Será necessário instalar o .NET SDK, execute um dos comandos abaixo:
No Fedora Linux:
### Para instalar o .NET SDK 9.0:
sudo dnf install dotnet-sdk-9.0
### Para instalar o .NET SDK 8.0:
sudo dnf install dotnet-sdk-8.0
No openSUSE (Leap e Tumbleweed):
Importe a chave de assinatura GPG da Microsoft:
sudo rpmkeys --import https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc
Adicione o repositório oficial do .NET:
sudo zypper ar -f https://packages.microsoft.com/config/opensuse/15/prod.repo
E instale a versão desejada do .NET SDK com:
### Para instalar o .NET SDK 9.0:
sudo zypper in dotnet-sdk-9.0 libgthread-2_0-0
### Para instalar o .NET SDK 8.0:
sudo zypper in dotnet-sdk-8.0 libgthread-2_0-0
Instalando o Rider no Fedora e no openSUSE manualmente
Supondo que as dependências já estejam devidamente instaladas no seu sistema (como mostramos logo acima), acesse o site oficial da JetBrains e faça o download da versão mais recente do Rider:

Selecione a aba "Linux" e depois clique no botão "Download", como indicado pela imagem abaixo:

Após concluído o download, abra novamente o terminal e "entre" na pasta onde foi salvo o pacote "JetBrains.Rider-*.tar.gz". Caso esteja na pasta "Downloads" (por exemplo), basta executar:
cd /home/$USER/Downloads
Faça a extração do tarball e renomeie a pasta resultante para "jetbrains-rider" com o comando:
tar -xvzf JetBrains.Rider-*.tar.gz && mv JetBrains\ Rider-*/ jetbrains-rider
Mova a pasta "jetbrains-rider" para o diretório "/opt" executando:
sudo mv jetbrains-rider /opt
Feito isso, crie um link simbólico do JetBrains Rider no sistema com:
sudo ln -s /opt/jetbrains-rider/bin/rider /usr/bin/jetbrains-rider
E também um atalho para o mesmo, basta executar o comando abaixo para baixar o arquivo "jetbrains-rider.desktop" do nosso repositório no GitHub:
wget -c "https://raw.githubusercontent.com/blogopcaolinux/shortcuts/master/jetbrains-rider/jetbrains-rider.desktop" && sudo desktop-file-install --dir=/usr/share/applications jetbrains-rider.desktop
Por último, basta atualizar o banco de dados de atalhos do sistema:
sudo update-desktop-database /usr/share/applications
Tudo pronto! Agora é só procurar pelo atalho "JetBrains Rider" no Menu de Aplicativos do seu ambiente de área de trabalho para executá-lo ou através do terminal com o comando
jetbrains-rider
. Confira logo mais abaixo a configuração inicial do Rider.Outros métodos de instalação do JetBrains Rider
Além do método manual que você aprendeu logo acima (um pouco mais "trabalhoso"), também é possível instalar o Rider no Fedora Linux e no openSUSE facilmente via pacotes Flatpak e Snap. Confira abaixo o passo a passo.
Instalando o JetBrains Rider via Flatpak
Flatpak é um dos sistemas de empacotamento de softwares mais conhecidos. No principal repositório de flatpaks, o Flathub, está disponível para instalação versão estável do Rider.
Caso queira instalar o JetBrains Rider via Flatpak, basta executar o comando abaixo:
flatpak install flathub com.jetbrains.Rider
Instalando o JetBrains Rider via Snap
A JetBrains disponibiliza oficialmente os seus softwares em pacotes Snap, que é um sistema de empacotamento de softwares (semelhante aos flatpaks) criado pela Canonical e disponível por padrão no Ubuntu. Apesar disso, é possível adicionar o suporte a snaps na maioria das distribuições Linux, incluindo o Fedora e o openSUSE. Confira o passo a passo nos links abaixo:
[ Instalação do Snap no Fedora ##external-link##] [ Instalação do Snap no openSUSE ##external-link##]
Com o suporte a snaps devidamente habilitado no seu sistema, instale a versão mais recente do JetBrains Rider com:
sudo snap install rider --classic
Executando pela primeira vez o Rider
Ao executar o Rider pela primeira vez, será exibido o Contrato do Usuário da JetBrains.Leia-o atentamente (utilize um tradutor online como o do Google e da Microsoft), selecione a opção "I confirm that I read and accept the terms of this User Agreement" (Confirmo que li e aceito os termos deste Contrato do Usuário) e clique no botão "Continue":

Após, será exibido um aviso questionando se você deseja enviar à JetBrains estatísticas anônimas de uso do software e hardware.
No meu caso, optei por não enviar tais estatísticas e cliquei no botão "Don't Send" para continuar:

Na sequência você poderá ativar uma Licença de Uso do Rider (caso já possua uma), testar o Rider por 30 dias ou usar o Rider de graça para uso não comercial.
No meu caso, selecionei a opção "Free Non-Commercial Use" para continuar (se você selecionou as opções "Free 30-Day Trial" ou "Activate Licence", continue lendo a partir deste ponto ):

Para quem optou por utilizar o Rider para uso não comercial, será necessário fazer login na sua conta da JetBrains clicando no botão "Log In for Non-Commercial Use" (ou criar uma conta gratuita acessando o site da JetBrains clicando em "Register..."):

Depois de fazer login na sua conta, selecione a opção "I agree with non-commercial use" (Eu concordo com o uso não comercial) na tela seguinte e clique no botão "Start Non-Commercial Use":

Na sequência, selecione um dos temas claro e escuro predefinidos para utilizar no Rider IDE e clique no botão "Continue":

Selecione o Keymap (mapa de teclas) mais adequado para o seu uso e clique em "Continue":

Por último, será exibido alguns dos plugins disponíveis para serem instalados no Rider.
Você pode selecionar o(s) plugin(s) desejado(s) e clicar no botão "Install Selected" ou optar por não instalar plugins no momento clicando no botão "Continue without Plugins", como mostrado pela imagem abaixo:

Tudo pronto, você instalou com sucesso o JetBrains Rider no seu sistema! \o/:

Atualizando o JetBrains Rider
Com o Rider instalado, mantê-lo atualizado é bem simples. Se você seguiu o procedimento manual descrito no início deste tutorial, o próprio Rider exibirá um aviso de atualização tanto na barra de notificações quanto na janela principal (no canto inferior direito).
Para verificar manualmente por atualizações, clique no botão

Caso tenha alguma atualização disponível, será exibido uma pequena janela de aviso na parte inferior direita do editor, bastando apenas clicar no botão "Update..." para continuar:

Será exibida uma janela de diálogo com os principais detalhes da atualização, nela basta clicar em "Update and Restart" para iniciar o processo e aguarde a conclusão do mesmo:

Caso tenha instalado o JetBrains Rider via Flatpak, basta executar o comando abaixo para atualizar os pacotes:
flatpak update
Mas se você instalou o JetBrains Rider por Snap, execute o comando abaixo para atualizar a versão presente no seu sistema:
sudo snap refresh rider
Como desinstalar o JetBrains Rider?
Caso não queira mais utilizar o JetBrains Rider e deseje removê-lo do seu sistema, basta executar os comandos abaixo (de acordo com o método de instalação usado):
Se você utilizou o método manual:
Execute o comando abaixo para remover o link simbólico do sistema:
sudo rm /usr/bin/jetbrains-rider
Remova o atalho (lançador) criado:
sudo rm /usr/share/applications/jetbrains-rider.desktop
Por último, remova a pasta de instalação do JetBrains Rider executando:
sudo rm -r /opt/jetbrains-rider
Se você instalou o JetBrains Rider via Flatpak, execute:
flatpak remove com.jetbrains.Rider
Se você instalou o JetBrains Rider via Snap, execute:
sudo snap remove rider
Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed RSS, ou siga-nos no X / Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
Referências:
- Rider: The Cross-Platform .NET IDE from JetBrains - JetBrains
- JetBrains - Wikipedia
- Features - Rider - JetBrains
- Get started - JetBrains Rider Documentation
- Install JetBrains Rider - JetBrains Rider Documentation
- mono-complete - Fedora Packages
- mono-complete - openSUSE Software
- Install .NET on Linux distributions - .NET | Microsoft Learn
- DotNet - openSUSE Wiki
- IDE fails to start on OpenSuse: Unable to load native GTK libraries : JBR-2435 - JetBrains YouTrack
- Install Rider on Linux - Flathub
- Install Rider on Linux - Snap Store
COMENTÁRIOS