Atualizou o Fedora Linux 41 e não conseguiu mais iniciar o sistema com o Kernel mais recente? Então confira uma possível solução (dica do Morvan)!
Solução para quem atualizou o Fedora Linux 41 e não conseguiu mais iniciar o sistema com o Kernel mais recente.
Muitos usuários estão enfrentando problemas ao dar boot no Fedora 41 devido a um bug presente nas mais recentes atualizações de Kernel (especificamente após a versão 6.11.5), sendo necessário remover o Kernel ou mesmo dar arranque com versão anterior ao Kernel problemático.
Ao realizar a atualização do kernel através do terminal, percebe-se que o tamanho do Kernel é zero, como mostrado pela imagem abaixo:
Screenshot de Morvan Bliasby |
Uma explicação (necessária) sobre o problema:
A applet ou, como se chama, comumente, scriptlet da atualização do Fedora (e de outras distros, vez ser problema afetando o Kernel) teria de ter atualizado o /etc/kernel/cmdline com a seguinte diretiva (em pseudo código):
if $KernVer >= 6.11.6.300 && echo "rootflags=subvol=@" >> /etc/kernel/cmdline || do nothing
Esta ação poderia ser feita, inclusive, via grubby, o qual permite escolher o alvo de qualquer parâmetro. E observando meu note, o qual ainda não haveria sido atualizado, observei que o scriptlet não manipula, em nenhum momento, o arquivo alvo (cmdline). Vide imagens:
Antes da atualização |
Depois da atualização |
E o que fazer para resolver este problema?
A solução para este problema é simples, malgrado não documentada: após iniciar o Fedora selecionando uma versão anterior do Kernel, basta editar (ou criar, se não o houver, claro) o arquivo /etc/kernel/cmdline. Abra um terminal e execute o comando abaixo:
### Você pode substituir o 'nano' pelo 'vim' ou outro editor de textos:
sudo nano /etc/kernel/cmdline
E apense, no seu final, o parâmetro
rootflags=subvol=@
, como mostrado pela imagem abaixo:Após salvar o arquivo, reinicie o seu computador e veja se o sistema opera normal, do Kernel 6.11.6.300 em diante. Veja aqui, no Bugzilla, minha postagem do problema e aqui, no Fedora Forum, a solução que postei lá mesmo no Bugzilla.
Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed RSS, ou siga-nos no X / Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)
Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!
Referências:
- When upgrading Kernel to 6.11.6-300, it will not boot. Under the hood, one sees Kernel size is zero! - Bugzilla
- Guia de pós-instalação do Fedora 41 Workstation (comentário publicado por Morvan em 14/11/2024) - Blog Opção Linux
- Kernel 6.11.6 does not boot - FedoraForum.org
COMENTÁRIOS