Como instalar o Microsoft Edge no Debian, Ubuntu e no Linux Mint

Neste tutorial você vai aprender a instalar as principais versões do navegador Microsoft Edge no Debian, no Ubuntu, no Linux Mint e distros derivadas!

Instalando o navegador Microsoft Edge no Debian, Ubuntu e Linux Mint

 O Microsoft Edge é um navegador proprietário e multiplataforma, atualmente disponível para Windows, Linux, macOS, Android, iOS e Xbox (One e Series X/S) e desenvolvido (como o próprio nome sugere) pela Microsoft Corporation.

 Inicialmente desenvolvido para o Windows 10, o Edge foi lançado oficialmente em julho de 2015 para substituir o já antigo Internet Explorer, na época utilizando o motor de renderização próprio, o EdgeHTML. Em dezembro de 2018 a Microsoft decidiu "reescrever" o código do Edge (mas desta vez utilizando o motor de renderização do Chromium, o Blink), até que em abril de 2019 foi lançado a sua primeira versão (baseada no Chromium) para Windows e no mês seguinte para o macOS. Já quase no final de 2019, mais precisamente em 22 de novembro, foi anunciado que estava sendo desenvolvida uma versão do Edge para Linux, até que em outubro de 2020 a Microsoft finalmente disponibilizou uma versão "preview" (beta) para o sistema do pinguim.

 Mesmo sendo mais um navegador baseado no Chromium, o Edge conta com vários recursos interessantes implementados pela Microsoft e se destaca de seus principais concorrentes. Um deles é em relação à Privacidade, oferecendo uma ferramenta de Prevenção de Rastreamento para proteger a sua privacidade na internet que conta com três níveis:

  •   Básico - Esta opção bloqueia rastreadores potencialmente prejudiciais, mas permite a maioria dos outros rastreadores e aqueles que personalizam o conteúdo e anúncios;

  •   Balanceado - Ativada por padrão, esta opção bloqueia rastreadores e rastreadores potencialmente prejudiciais de sites que você não visitou. O conteúdo e os anúncios provavelmente serão menos personalizados;

  •   Estrito - A mais "agressiva" das opções, já que bloqueia rastreadores potencialmente prejudiciais e a maioria dos rastreadores entre sites. O conteúdo e os anúncios provavelmente terão uma personalização mínima. Esta opção bloqueia a maioria dos rastreadores, mas pode fazer com que alguns sites não se comportem conforme o esperado. Por exemplo, um vídeo pode não ser reproduzido ou você pode não conseguir se conectar.

 Já em relação à segurança, o Microsoft Edge conta com o já famoso SmartScreen, que verifica e analisa os sites visitados e os downloads, protegendo você contra sites de phishing, malware e de arquivos maliciosos.

Navegador Microsoft Edge

 Além disso, o Microsoft Edge possui um Modo Infantil que, além de temas coloridos e amigáveis que ajudam a despertar a criatividade das crianças, conta com sites pré-selecionados e configurações de segurança que proporcionam uma experiência mais segura e enriquecedora para as mesmas.

 Outros recursos como um leitor de PDF's integrado, possibilidade de entrar com uma Conta da Microsoft e sincronizar as senhas, favoritos e configurações em todos os seus dispositivos, uma loja de extensões própria com centenas de complementos adicionais (podendo também instalar extensões da Chrome Web Store) também estão presentes no novo navegador da Microsoft. Acesse o site oficial e confira todas as funcionalidades do Microsoft Edge:

[  Mais detalhes sobre o Microsoft Edge   ##external-link##]

 Neste tutorial mostramos como instalar o Microsoft Edge Stable, o Microsoft Edge Beta (que conta com grandes atualizações a cada 4 semanas) e o Microsoft Edge Dev (versão de desenvolvimento, com atualizações semanais de novas funcionalidades) no Debian, no Ubuntu, no Linux Mint e também nas distribuições derivadas.

   Dica!
Tutorial testado no Debian 11 "Bullseye", no Ubuntu 20.04.4 LTS e no Linux Mint 20.3 "Una".


  Instalando o Microsoft Edge no Debian, Ubuntu, Linux Mint e distros derivadas


 Antes de começar, recomendo que faça uma atualização do seu sistema para evitar possíveis problemas com dependências de pacotes. Abra um terminal e execute o comando abaixo:

sudo apt update && sudo apt upgrade


 Feito isso, importe a chave de assinatura da Microsoft com:

cd /tmp && curl https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc | gpg --dearmor > microsoft.gpg && sudo install -o root -g root -m 644 microsoft.gpg /usr/share/keyrings/ && cd ..


 E execute um dos comandos abaixo para adicionar o repositório oficial do Microsoft Edge, de acordo a versão (Stable, Beta ou Dev) que deseja instalar:

    Para adicionar o repositório do Microsoft Edge Stable:

echo "deb [arch=amd64 signed-by=/usr/share/keyrings/microsoft.gpg] https://packages.microsoft.com/repos/edge stable main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge.list


    Para adicionar o repositório do Microsoft Edge Beta:

echo "deb [arch=amd64 signed-by=/usr/share/keyrings/microsoft.gpg] https://packages.microsoft.com/repos/edge stable main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge-beta.list


    Para adicionar o repositório do Microsoft Edge Dev:

echo "deb [arch=amd64 signed-by=/usr/share/keyrings/microsoft.gpg] https://packages.microsoft.com/repos/edge stable main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge-dev.list


 Por último, execute um dos comandos abaixo para instalar o navegador Microsoft Edge no Fedora, de acordo com a versão desejada:

    Para instalar o Microsoft Edge Stable:

sudo apt install microsoft-edge-stable


    Para instalar o Microsoft Edge Beta:

sudo apt install microsoft-edge-beta


    Para instalar o Microsoft Edge Dev:

sudo apt install microsoft-edge-dev


 Após a instalação basta procurar pelo atalho do Microsoft Edge no menu de aplicativos do seu ambiente gráfico para executá-lo!

Navegador Microsoft Edge Beta executando no Debian 11 'Bullseye'



  Instalando complementos no Microsoft Edge


 Assim como o Google Chrome, o Microsoft Edge também possui uma loja própria de extensões e aplicativos que adicionam novos recursos e funcionalidades ao navegador, basta acessar o link abaixo e conferir:

[Complementos do Microsoft Edge   ##external-link##]

 Além de extensões populares como os bloqueadores de anúncios, lá você vai encontrar também extensões da própria Microsoft como a do Office Web e também vários temas para personalizar o seu navegador!


  Como desinstalar o Microsoft Edge?


 Caso não queira mais utilizar o Microsoft Edge e deseja removê-lo do seu sistema, basta executar um dos comandos abaixo (de acordo com a versão instalada):

    Para desinstalar o Microsoft Edge Stable:

sudo apt remove microsoft-edge-stable

    Para desinstalar o Microsoft Edge Beta:

sudo apt remove microsoft-edge-beta

    Para desinstalar o Microsoft Edge Dev:

sudo apt remove microsoft-edge-dev



 Você também pode querer remover os repositórios do Edge do seu sistema, para isso, basta executar um dos comandos a seguir:

## Para remover o repositório do Microsoft Edge Stable:
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge.list

## Para remover o repositório do Microsoft Edge Beta:
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge-beta.list

## Para remover o repositório do Microsoft Edge Dev:
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge-dev.list



 Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo, seja pelo Disqus ou usando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal oficial no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


  Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,43,Déjà Dup,1,Dica,162,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,19,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,71,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o Microsoft Edge no Debian, Ubuntu e no Linux Mint
Como instalar o Microsoft Edge no Debian, Ubuntu e no Linux Mint
Neste tutorial você vai aprender a instalar as principais versões do navegador Microsoft Edge no Debian, no Ubuntu, no Linux Mint e distros derivadas!
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhrSUdQRIoQrGLEidr0A0FlbnaF6FfOl0ILAnhn-HpV7hxiHX_7fv-ceWebelyasRszin42YdQMi-knvVPkqtNVIcLu2LPyErcUzMEsXmM-f5Rp9aiiKW3mXQ3Qzmeon5kMLtpYubqkcBnkGSM-gUb2a8kwxC9sCCQCvgUema5Lfe7_WN3jrcmnJ4_u_Q
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhrSUdQRIoQrGLEidr0A0FlbnaF6FfOl0ILAnhn-HpV7hxiHX_7fv-ceWebelyasRszin42YdQMi-knvVPkqtNVIcLu2LPyErcUzMEsXmM-f5Rp9aiiKW3mXQ3Qzmeon5kMLtpYubqkcBnkGSM-gUb2a8kwxC9sCCQCvgUema5Lfe7_WN3jrcmnJ4_u_Q=s72-c
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/03/Instalando-o-Microsoft-Edge-no-Debian-Ubuntu-e-no-Linux-Mint.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/03/Instalando-o-Microsoft-Edge-no-Debian-Ubuntu-e-no-Linux-Mint.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo