Instalando o Eclipse no openSUSE e no Fedora Workstation

Aprenda, nesta dica, a instalar a versão mais recente do Eclipse IDE no seu Fedora Workstation, no openSUSE Leap e openSUSE Tumbleweed!

Como instalar o Eclipse IDE no Fedora e no openSUSE

 O Eclipse é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (ou simplesmente IDE) de código aberto e multiplataforma, disponível gratuitamente para Linux, Windows e macOS. Sua base de código (escrita na sua grande maioria em Java) originou-se do IBM VisualAge Micro Edition, sendo desenvolvido atualmente pela Eclipse Foundation, uma organização sem fins lucrativos sediada no Canadá.

 Popularmente utilizada para desenvolver aplicativos em Java, a Plataforma Eclipse possui um sistema de tempo de execução baseado no Equinox e uma vasta quantidade de plugins que adicionam suporte a várias linguagens de programação como o C, C++, C#, JavaScript, Perl, PHP, Python, Ruby, dentre outras. Para conferir todos os recursos do Eclipse, acesse o site oficial clicando no botão abaixo:

[Eclipse desktop & web IDEs | The Eclipse Foundation   ##external-link##]

   Dica!
Tutorial testado no Fedora 35 Workstation e no openSUSE Tumbleweed utilizando a versão 2021-09 do Eclipse.


  Requisitos de sistema e instalação do Java


 Antes de começar, confira abaixo os requisitos mínimos de sistema para instalar a versão mais recente do Eclipse IDE:

  •    Processador (AMD®, ARM® ou Intel®) de 64 bits
  •    Por consequência, um sistema operacional de 64 bits;
  •    Espaço em disco suficiente para baixar e instalar os componentes da IDE.

 Além disso, é necessário que você tenha o ambiente de execução (JRE) ou o ambiente de desenvolvimento (JDK) do Java 11 ou versões superiores para executar o Eclipse IDE. Caso pretenda desenvolver em Java, será necessário utilizar o ambiente de desenvolvimento.


 Logo abaixo você confere como instalar o OpenJDK, disponível nos repositórios oficiais e que funciona perfeitamente com o Eclipse:

    Se você utiliza o Fedora Workstation:

## Para instalar o ambiente de execução do OpenJDK:
sudo dnf install java-11-openjdk

## Para instalar o ambiente de desenvolvimento do OpenJDK:
sudo dnf install java-11-openjdk-devel

    Se você utiliza o openSUSE (Leap ou Tumbleweed):

## Para instalar o ambiente de execução do OpenJDK:
sudo zypper in java-11-openjdk

## Para instalar o ambiente de desenvolvimento do OpenJDK:
sudo zypper in java-11-openjdk-devel


 Caso queira instalar o Oracle Java (proprietário), acesse os links abaixo abaixo (de acordo com o seu sistema) com o passo a passo de cada versão:

    Se você utiliza o Fedora Workstation:



    Se você utiliza o openSUSE (Leap ou Tumbleweed):




  Instalando o Eclipse IDE no Fedora e openSUSE manualmente


 Vamos agora ao procedimento de instalação manual do Eclipse, que é bem simples e fácil. Caso prefira instalar via repositório, pule para as instruções clicando neste link.

 Supondo que você já tenha o Java 11 (ou superior) no seu sistema, acesse o site oficial do Eclipse para baixar a versão mais recente do mesmo:

[Download Eclipse Installer   ##external-link##]

 E clique no link da versão para Linux referente à arquitetura do seu sistema (que, no meu caso, é x86_64), como mostrado pela imagem abaixo:

Página de download do Eclipse IDE em dezembro de 2021
   Dica!
Recomendo que utilize o uGet para baixar o pacote .tar.gz com o instalador do Eclipse, ou, se preferir, pelo terminal com o comando wget -c + link de download direto do mesmo no terminal, ok?!
 Após, abra um terminal e "entre" na pasta onde baixou o Eclipse. Caso esteja em "Downloads", por exemplo, basta executar o comando a seguir:

cd $HOME/Downloads

 Extraia o arquivo .tar.gz e "entre" na pasta resultante com:

tar -xvf eclipse-inst-jre-*.tar.gz && cd eclipse-installer/

 E execute o instalador do Eclipse com o comando:

./eclipse-inst

   Informação!
Lembrando que você também pode abrir o gerenciador de arquivos do seu ambiente gráfico (Nautilus, Dolphin, Nemo, Caja, etc.), descompactar o arquivo .tar.gz e dar 2 cliques no "eclipse-inst" para executá-lo, ok?!
 Na tela principal do instalador, selecione o pacote referente à linguagem de programação que deseja utilizar. Neste exemplo, selecionei o "Eclipse IDE for Java Developers" para continuar com o processo:

Na tela principal do instalador do Eclipse IDE, selecione o pacote que deseja instalar

 Após, você poderá selecionar a versão do Java a ser utilizada pelo Eclipse e a pasta de instalação do mesmo (o padrão é na sua pasta pessoal). Recomendo que deixe marcada as opções "create start menu entry" e "create desktop shortcut".

 Feito isso, clique no botão "Install":

Escolha a versão do Java a ser utilizada, defina a pasta onde será instalado o Eclipse e clique em 'Install'

 Será exibido o Termo de Acordo do Usuário do Eclipse logo na sequência. Leia-o com atenção (copie e cole num tradutor online como o Google Translator, se for o caso) e clique no botão "Accept Now" para aceitá-lo :

Aceite os Termos de Uso do Eclipse

 Agora é só aguardar o processo de download e instalação dos pacotes selecionados anteriormente:

Aguarde enquanto os componentes são baixados e instalados

 Concluída a instalação, clique no botão "Launch" para executar o Eclipse IDE:

Dê um clique no botão 'Launch' para executar o Eclipse IDE

 Na primeira inicialização do Eclipse será exibida uma janela onde você deverá definir a pasta onde salvar os seus projetos e configurações (por padrão, será criada a pasta "eclipse-workspace" na sua HOME). Recomendo marcar a opção "Use this as default and do not ask again." caso não queira que essa janela seja sempre exibida a cada vez que iniciar o Eclipse.

 Feito isso, clique no botão "Launch":

Defina a pasta Workspace do Eclipse

 Tudo pronto, você instalou com sucesso o Eclipse IDE no seu sistema!

Eclipse IDE (versão para desenvolvedores Java) executando no openSUSE Tumbleweed com o ambiente de área de trabalho GNOME



  Atualizando o Eclipse


 Por padrão, o Eclipse busca por atualizações uma vez por semana e, caso encontre alguma, um aviso é exibido ao usuário. Caso queira verificar manualmente se existem atualizações, clique no menu "Help" e depois em "Check for Updates", como mostrado pela imagem abaixo:
   Informação!
De acordo com o site oficial, novas versões do Eclipse IDE (incluindo os plugins) são lançadas a cada 13 semanas (normalmente em Março, Junho, Setembro e Dezembro).
Clique no menu 'Help' e depois em 'Check for Updates'

 Caso haja atualizações disponíveis, estas serão apresentadas numa janela semelhante à da imagem abaixo. Clique no botão "Next" para continuar:

Serão apresentadas as atualizações disponíveis

 Confirme mais uma vez as atualizações que serão instaladas clicando no botão "Next":

Confirme a instalação das atualizações clicando em 'Next'

 Na etapa seguinte será exibido o Acordo de Licença do Eclipse. Selecione a opção "I accept the terms of the license agreement" para aceitá-lo e clique no botão "Finish" para continuar:

Aceite os Termos de Licença do Eclipse para utilizá-lo

 Agora é só aguardar enquanto é feito o download das atualizações de componentes (você pode acompanhar o progresso no "rodapé" da janela principal do Eclipse, como indicado pela seta vermelha na imagem abaixo):

Aguarde o processo de download das atualizações

 Após, clique no botão "Restart Now" para (obviamente) reiniciar o Eclipse IDE e aplicar as atualizações:

Reinicie o Eclipse para instalar as atualizações

 Ao abrir o Eclipse depois da atualização será exibida uma janela de diálogo informando que a pasta Workspace utilizada na versão anterior pode não ser compatível com a mais recente. Com isso você pode criar uma nova pasta para salvar os seus projetos e configurações (clicando no botão "Change Workspace") ou continuar utilizando a pasta "eclipse-workspace" já existente na sua pasta pessoal, basta clicar no botão "Continue":

Você poderá escolher outro Workspace ou utilizar a pasta da instalação anterior



  Como desinstalar o Eclipse IDE


 Não quer mais utilizar o Eclipse e deseja removê-lo do seu openSUSE ou do Fedora? Então basta abrir o gerenciador de arquivos do seu ambiente gráfico e excluir as pastas .eclipse e .p2 presentes na sua pasta pessoal (que são ocultas), como destacadas pela imagem abaixo:
   Informação!
Caso não consiga encontrar tais pastas, pode ser necessário habilitar a visualização de arquivos ocultos nas configurações do seu gerenciador de arquivos ou apenas pressionando as teclas Ctrl + H.
Exclua as pastas '.eclipse' e '.p2', presentes na sua pasta HOME

 Já para remover os atalhos do sistema, navegue até a pasta /.local/share/applications/ e exclua manualmente os arquivos de extensão .desktop que comecem com "eclipse" e/ou "epp". Outra maneira prática é abrir um terminal e executar o comando abaixo para acessar a pasta:

cd .local/share/applications/

 E por fim, excluir os arquivos com:

rm *eclipse*.desktop epp*.desktop epp*.backup

   Muita calma nessa hora!
Note que, na sua pasta pessoal, ainda existem as pastas "eclipse" e "eclipse-workspace", onde ficam armazenados os arquivos de instalações anteriores e todos os projetos que você já criou no Eclipse. Caso não pretenda instalar o Eclipse futuramente, você pode excluí-las normalmente, lembrando de fazer backup dos arquivos importantes contidos nas mesmas se achar necessário.


 Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo, seja pelo Disqus ou usando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso feed RSS, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal oficial no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


  Referências:


COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Instalando o Eclipse no openSUSE e no Fedora Workstation
Instalando o Eclipse no openSUSE e no Fedora Workstation
Aprenda, nesta dica, a instalar a versão mais recente do Eclipse IDE no seu Fedora Workstation, no openSUSE Leap e openSUSE Tumbleweed!
https://1.bp.blogspot.com/-071ljvuaHLU/YZWmLGxj01I/AAAAAAAAKto/iKR6mEL8kvYhfCwukeI43USj-kVyW0yCwCLcBGAsYHQ/s0/Instalando-o-Eclipse-no-Fedora-e-no-openSUSE.WebP
https://1.bp.blogspot.com/-071ljvuaHLU/YZWmLGxj01I/AAAAAAAAKto/iKR6mEL8kvYhfCwukeI43USj-kVyW0yCwCLcBGAsYHQ/s72-c/Instalando-o-Eclipse-no-Fedora-e-no-openSUSE.WebP
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/02/Instalando-o-Eclipse-no-Fedora-e-no-openSUSE.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2022/02/Instalando-o-Eclipse-no-Fedora-e-no-openSUSE.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo