Como instalar extensões no GNOME Shell pelo Google Chrome, Opera ou Vivaldi

Aprenda, nesta dica, a utilizar o Google Chrome/Chromium, Opera ou Vivaldi para instalar extensões no GNOME Shell.

Instalando extensões no GNOME Shell pelo Google Chrome, Opera ou Vivaldi

 Amado por muitos e odiado por outros, o GNOME 3 é um dos ambientes de área de trabalho mais utilizado pelos usuários Linux atualmente, além de ser o desktop padrão de grandes distribuições, como é o caso do Fedora e do Debian.

 Apesar de não ser um ambiente totalmente personalizável como, por exemplo, o KDE e Xfce, o GNOME conta com várias extensões (semelhante às do Firefox e Google Chrome) que adicionam novas funcionalidades ao GNOME Shell. Estas extensões podem ser instaladas facilmente pelo site extensions.gnome.org utilizando o GNOME Web (Epiphany) ou o Mozilla Firefox, que vem instalado por padrão na maioria das distros.
 Porém, como nem todas as pessoas utilizam ou gostam de utilizar o Epiphany ou o Firefox como navegador padrão, ter que abrir um desses navegadores toda vez que quiser instalar/desativar ou atualizar uma extensão não é nada prático. Nesta dica, você vai aprender a instalar extensões no GNOME Shell através do Google Chrome, Opera ou Vivaldi.

Testado no openSUSE Tumbleweed, Fedora 25 Workstation e Ubuntu GNOME 16.04.
Não é possível instalar o conector nativo no openSUSE Leap 42.1 e 42.2, já que é necessário ter instalado o GNOME 3.22 ou superior no sistema.
Esta dica foi enviada pelo nosso leitor Tiago Molina - @Molinex.

 A primeira coisa a se fazer é instalar o "conector nativo" (chrome-gnome-shell, que faz a integração entre o GNOME Shell e as extensões disponíveis no site oficial) através do gerenciador de pacotes da sua distribuição.

 Para instalá-lo no Ubuntu e no Debian 9 "Stretch" (com interface GNOME), abra um terminal e execute:

sudo apt-get install chrome-gnome-shell


 No Fedora Workstation, você deverá adicionar o repositório Copr "region51/chrome-gnome-shell" no sistema:

sudo dnf copr enable region51/chrome-gnome-shell

 Importe a chave de assinatura do repositório:

sudo rpm --import https://copr-be.cloud.fedoraproject.org/results/region51/chrome-gnome-shell/pubkey.gpg

 E em seguida, instale o pacote com:

sudo dnf install chrome-gnome-shell


 No openSUSE Tumbleweed, basta instalar o pacote "chrome-gnome-shell" com o comando:

sudo zypper in chrome-gnome-shell

 Já que o mesmo está disponível no repositório oficial.


 Para instalar em outras distribuições, acesse:

  https://wiki.gnome.org/Projects/GnomeShellIntegrationForChrome/Installation






 Com o conector nativo instalado no sistema, acesse a Loja de Aplicativos / Complementos do seu navegador e instale a extensão "GNOME Shell Integration".
 No Google Chrome/Chromium e Vivaldi, acesse:

  https://chrome.google.com/webstore/detail/gnome-shell-integration/gphhapmejobijbbhgpjhcjognlahblep

 Se utiliza o Opera, acesse o link abaixo e faça a instalação da mesma:

  https://addons.opera.com/pt-br/extensions/details/gnome-shell-integration/


 Logo após, reinicie o seu navegador e acesse o site extensions.gnome.org para instalar extensões no GNOME Shell através do Google Chrome:

Gerenciando extensões do GNOME Shell através do Google Chrome no Ubuntu

 Do Vivaldi:

Gerenciando extensões do GNOME Shell através do Vivaldi no openSUSE Tumbleweed

 Ou através do Opera:

Gerenciando extensões do GNOME Shell através do Opera no Fedora Workstation


 Simples, não é?! :)


 Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial? Então deixe o seu comentário logo abaixo (utilizando o Disqus, sua conta do Google/Blogger ou o sistema de comentários do Facebook)!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook!

    E você, gostaria de compartilhar alguma dica aqui no Blog Opção Linux? Então entre em contato conosco!

Referência:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar extensões no GNOME Shell pelo Google Chrome, Opera ou Vivaldi
Como instalar extensões no GNOME Shell pelo Google Chrome, Opera ou Vivaldi
Aprenda, nesta dica, a utilizar o Google Chrome/Chromium, Opera ou Vivaldi para instalar extensões no GNOME Shell.
https://1.bp.blogspot.com/-_taM7PIs4QI/WMMZUTbCfEI/AAAAAAAAGBY/2h34AR7eGBY2jTj-0YP-Lea-v2FE6VM6gCLcB/s400/Instalando-extensoes-GNOME-Shell-pelo-Chrome-Opera-Vivaldi.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-_taM7PIs4QI/WMMZUTbCfEI/AAAAAAAAGBY/2h34AR7eGBY2jTj-0YP-Lea-v2FE6VM6gCLcB/s72-c/Instalando-extensoes-GNOME-Shell-pelo-Chrome-Opera-Vivaldi.jpg
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/03/Instalando-extensoes-no-GNOME-Shell-pelo-Chrome-Opera-Vivaldi.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/03/Instalando-extensoes-no-GNOME-Shell-pelo-Chrome-Opera-Vivaldi.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo