Guia de instalação do Fedora 24 Workstation

Aprenda a instalar o Fedora 24 Workstation facilmente no seu computador, seja em dual boot ou instalação única!

Fedora 24 Workstation - Instalação

 Aprenda, neste tutorial, a instalar passo a passo o Fedora 24 Workstation no seu computador.

 Foi anunciado na semana passada, dia 21 de junho de 2016, a mais recente versão estável do Fedora, a 24, como informado nessa postagem. Dentre as novidades, o Fedora 24 Workstation traz como interface gráfica padrão a última versão do GNOME desktop, a 3.20.2, para mais detalhes sobre essa versão, acesse as notas de lançamento neste link.

 Os requisitos mínimos de instalação do Fedora 24 Workstation são:

  • 1GB de memória RAM;
  • Processador de 1GHz ou mais rápido;
  • 10GB de espaço livre no HD.

 Vamos à instalação!

 Para este tutorial utilizei a ISO de 64 bits do Fedora 24 Workstation GNOME numa máquina virtual criada no Oracle VirtualBox, versão 5.0.22, onde já tinha instalado o Windows 10 (com o recurso EFI habilitado) num disco virtual de 50GB e 2GB de RAM; apesar disso, os procedimentos abaixo podem ser realizados em computadores com ou sem UEFI e fazendo ou não dual boot.


Tópicos desse artigo:

  Antes de tudo, o que fazer?

  Download do Fedora 24 Workstation

  Gravando a ISO baixada no DVD ou pendrive

  Particionando o HD (no Windows)

  Instalando o Fedora 24 Workstation


Antes de tudo, o que fazer?


 Caso queira instalar o Fedora em dual boot num HD que tenha somente o Windows instalado, é importante que:

  • Faça BACKUP dos seus arquivos (músicas, documentos, etc). Isso é muito importante, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja mais detalhes de como fazer isso neste tutorial da Microsoft e no tutorial do site TechTudo.
    Desde já deixo claro que NÃO me responsabilizo por possíveis perdas de dados que venham a acontecer (apesar que o risco disso acontecer seguindo os passos desse tutorial é mínimo, mas pode acontecer), por isso a importância de fazer uma cópia de TODOS os seus dados.

  • Faça a desfragmentação da partição do Windows (pelo menos 2 vezes). O Windows já vem com uma ferramenta de desfragmentação, para acessá-la, abra o Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre o Disco Local (C:) >>> Propriedades >>> Ferramentas >>> Otimizar e desfragmentar unidade, ou utilizar um software de terceiros para isso, como, por exemplo, o Defraggler e o UltraDefrag (que é de código aberto).

  • Desative a inicialização rápida do Windows (opção presente no Windows 8, 8.1 e 10). Para isso abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >>> Alterar o funcionamento dos botões de energia >>> Clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida", após, salve as alterações.


* Caso seu computador não dê boot pelo DVD ou pendrive e tenha UEFI, pode ser necessário desativar o Boot Seguro (Secure Boot) no BIOS, veja como fazer esse procedimento nesse tutorial do site TecMundo.

OBS.: Se tiver um notebook da Samsung com UEFI, fique atento a esta notícia antes de fazer um dual boot com Linux:

https://tecnoblog.net/123104/notebooks-samsung-linux-brick


Download do Fedora 24 Workstation


 Faça o download do Fedora no site oficial:

https://getfedora.org/en/workstation

 Você também encontra os links (oficiais) para download do Fedora 24 (incluindo os Spins) no post anterior, acesse:

https://opcaolinux.blogspot.com/2016/06/lancado-o-fedora-24.html

 Após o download, verifique a integridade da ISO, como é explicado nesta dica do site Viva o Linux.


Gravar a ISO no pendrive ou DVD


 Existem vários programas para gravar ISOs em CDs/DVDs e pendrives, cito aqui apenas alguns deles que já usei e recomendo.

 Caso esteja no Windows e deseja utilizar um DVD para gravar a ISO, poderá utilizar o próprio utilitário do Windows para isso, mas também é possível utilizar outros programas para isso, como o popular Nero (que é pago), além do InfraRecorder (que é gratuito e de código aberto) e do CDBurnerXP (gratuito). Para gravar a ISO do Fedora num pendrive, recomendo o Universal USB Installer ou o Rufus (ambos gratuitos e de código aberto).

 No Linux, se for utilizar um DVD, recomendo gravar a ISO utilizando o Brasero ou o K3B (que estão disponíveis nos repositórios de várias distros); caso queira utilizar um pendrive, utilize o UNetbootin ou grave a ISO pelo terminal utilizando o "dd", como é explicado neste tutorial.


Particionando o HD (no Windows)


 Nesse exemplo mostrarei como criar um espaço livre no HD para instalar o Fedora Workstation usando o próprio Windows, que atualmente ocupa 100% do disco.

* Se estiver fazendo um dual boot com o Windows, recomendo que utilize esse processo abaixo para redimensionar a partição do Windows, mas caso queira utilizar o GParted para isso ou tenha algum outro Linux instalado no seu HDD poderá seguir os passos descritos neste tutorial (Opção 2: Usando o GParted).

 Inicie o Windows normalmente; após fazer logon, abra o Gerenciamento de disco, para isto aperte as teclas Windows + R (irá abrir o "Executar"), digite diskmgmt.msc e clique em "Ok":

Digite diskmgmt.msc na janela do Executar

 Com o Gerenciador de discos do Windows aberto, identifique a partição do Windows a diminuir (no caso a "C:"), clique com o botão direito do mouse sobre ela e após em Diminuir Volume...:

Selecione a partição Windows e clique em Diminuir Volume

 E digite o tamanho que queira diminuir da partição Windows e clique em Diminuir, como mostra a imagem abaixo. Neste exemplo vou diminuir em 25GB (1024 x 25 = 25600):

Defina o espaço a ser diminuído da partição Windows

 Agora temos um espaço livre no HD que será utilizado para instalar o Fedora (ou qualquer outro Linux):

Espaço livre criado

 Reinicie o computador com o pendrive ou DVD criado anteriormente e vamos para o próximo, a instalação do Fedora 24 Workstation.


Instalando o Fedora 24 Workstation


 Vamos então à instalação do Fedora no computador!

 Após reiniciar (e se seu computador estiver configurado corretamente) irá aparecer uma tela semelhante a esta (caso seu computador tenha UEFI):

Tela de inicialização da mídia de instalação do Fedora

 Deixe selecionado a opção Test this media & start Fedora-Workstation-Live-24 (Testar a mídia de instalação e iniciar o Fedora 24 Workstation no modo live) e tecle Enter. Caso seu computador não tenha UEFI, a tela que irá aparecer será semelhante a esta, nos dois casos tecle Enter.


 Aguarde o sistema carregar e em pouco tempo irá surgir a tela de boas vindas do Fedora, clique em Install to Hard Drive (Instalar no Disco Rígido) e aguarde, conforme mostra a imagem:

Clique em "Install to Hard Drive"

 Logo após, selecione o idioma de instalação do sistema, no meu caso é o Português do Brasil:

Selecione o idioma de instalação

 Após, clique em Destino da Instalação, para selecionar o HD que você liberou espaço para a instalação do Fedora:

Clique em Destino da Instalação

 Fique atento nesta parte, certifique-se de selecionar corretamente o HD que vai usar para instalar o Fedora (como mostrado pela seta 1 na imagem abaixo), selecione a opção "Eu irei configurar o particionamento" (2), após, clique em "Pronto" (3):

Selecione o HD que vai instalar o Fedora

 Na tela seguinte altere o esquema de particionamento para Partição Padrão, como mostrado pela seta 1 na imagem abaixo. Se seu HD é novo ou não tem nenhum outro sistema operacional instalado (e outros arquivos), você pode deixar o próprio instalador do Fedora criar as partições necessárias para a instalação do sistema, para isso basta clicar no local indicado pelo círculo abaixo, mas faça isso SOMENTE se não tem outro sistema operacional no HD, caso tenha, clique no ícone " + " (como mostrado pela seta 2) para criar as partições para a instalação do Fedora:

Criando as partições de instalação

 Vamos criar uma área de troca (Swap) para o sistema, o recomendado é usar o dobro do tamanho da memória RAM do seu computador, ou seja, se seu computador tem 3GB de RAM (por exemplo), use uma partição de 6GB para a swap; mas, no meu caso, desde a primeira vez que utilizei Linux e até hoje utilizo uma swap de 4GB (tenho 7GB de RAM), e nunca cheguei a utilizar metade dela, portanto fica a seu critério utilizar o dobro de RAM para a swap (como é recomendado) ou o tamanho que desejar (mas aconselho a deixar no mínimo 4GB para ela também, só por garantia!).

 Selecione o ponto de montagem como "swap" e em capacidade digite o tamanho que deseja para a mesma, no meu caso deixarei com 4GB ( 4GB = 1024 x 4 = 4096 ), feito isso clique em "Adicionar um ponto de montagem":

Crie a partição swap

 Após, crie a partição raiz ( / ), onde será instalado o Fedora, clique novamente no ícone " + " na parte inferior esquerda do instalador:

Clique no "+" para adicionar uma nova partição

 Selecione o ponto de montagem / e defina o tamanho da partição. No meu caso, vou utilizar o espaço restante para a raiz do sistema, para isso, basta deixar o campo "Capacidade Desejada" em branco, em seguida, clique novamente em "Adicionar um ponto de montagem":

Crie a partição raiz

 Após, caso queira, poderá alterar o tipo de sistema de arquivos para a partição raiz (indicado pela seta 1 na imagem abaixo), o padrão é o ext4 (mas não recomendo que mude, a não ser que saiba o que está fazendo!).






 Se seu computador não tiver UEFI, você poderá clicar no botão "Pronto" na parte superior e continuar a partir desse ponto, mas caso o computador tenha e está fazendo dual boot com o Windows (ou outro Linux), deverá adicionar um ponto de montagem "/boot/efi" na partição "EFI System Partition" existente, para isso clique em "Desconhecido" (seta 2):

Clique em "Desconhecido" para mais opções

 Identifique e selecione a partição "EFI System Partition", em seguida escreva /boot/efi em Ponto de montagem, como indicado na imagem abaixo (seta 1) e depois clique em "Atualizar Configurações" (seta 2):

Procure pela partição denominada EFI System Partition e defina o ponto de montagem

 Verifique se tudo está correto, se estiver, clique em "Pronto" na parte superior do instalador do Fedora:

Após concluir, clique em "Pronto"

 Confirme as mudanças que serão feitas no seu HD clicando em "Aceitar Mudanças":

Confirme as mudanças a serem feitas

 Voltando à tela inicial do instalador, clique em "Nome do Host e Rede":

Clique em Nome do Host e Rede

 Defina um hostname para sua máquina e clique em "Pronto" :

Defina um hostname para seu computador

 Clique em Hora e Data:

Clique em Hora e Data

 Defina o seu fuso horário, no meu caso já foi detectado automaticamente:

Defina o seu fuso horário

 Logo após, clique em Teclado:

Clique em Teclado

 No meu caso o teclado está configurado corretamente, mas caso seja necessário, configure o layout do seu teclado ou adicione mais opções clicando no ícone " + " indicado pela seta:

Configure o layout do seu teclado e / ou adicione outros

 Tudo pronto, agora clique em Iniciar a Instalação:

Clique em Iniciar a Instalação

 Durante o processo de instalação será necessário definir a senha de root e um usuário para o sistema, clique em Senha de Root:

Clique em Senha de Root

 Insira uma senha, de preferência com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, feito isso, clique em "Pronto":

Crie a senha de Root

 Clique agora em Criação de Usuário:

Clique em Criação de Usuário

 Insira o seu nome completo, o nome de usuário e uma senha para o mesmo; se desejar, defina esse usuário como o administrador do sistema, basta marcar a opção indicada pela seta na imagem abaixo:

Crie um novo usuário e defina a senha

 Agora é só aguardar a instalação! Após completado, clique em "Sair":

Após concluída a instalação, clique em Sair

 Para reiniciar o sistema clique no canto direito da barra superior e no botão de desligar, conforme indicado pelo ponteiro do mouse:

Reinicie o sistema

 E em "Restart":

Reinicie o sistema

 Se tudo correr bem, após reiniciar irá aparecer a tela do GRUB, onde você poderá escolher qual sistema iniciar (caso esteja fazendo dual boot):

Tela do GRUB, mostrando o dual boot do Fedora 24 e Windows 10

 Faça login na conta criada:

Faça login na sua conta de usuário

 Será apresentado uma tela de pré-configuração do sistema, nela você pode confirmar o idioma e layout de teclado, conectar suas contas online (Google, Microsoft, etc) e alterar os controles de privacidade (no meu caso deixei todos desabilitados):

Pré-configuração do Fedora

 Agora o Fedora 24 Workstation já está pronto para uso!

Área de Trabalho do Fedora 24 Workstation

 Não deixe de conferir o tutorial de pós-instalação do Fedora 24 Workstation, acesse o link:

https://opcaolinux.blogspot.com/2016/07/guia-pos-instalacao-do-fedora-24-workstation

 É isso! Caso tenha alguma dúvida ou informação a respeito do artigo basta deixar abaixo nos comentários. Obrigado pela visita ao blog e até o próximo tutorial!


Referências:


https://docs.fedoraproject.org/en-US/Fedora/24/html/Release_Notes/sect-Release_Notes-Welcome_to_Fedora_.html#hardware_overview

http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-power/inicializa%C3%A7%C3%A3o-r%C3%A1pida-do-windows-10/d2c35108-b3a7-42f2-b8f2-655a345bc4f3?auth=1

http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-other_settings/windows-10-x-ubuntu-dual-boot/096040df-443e-4e12-84af-802969a4af2f?auth=1

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de instalação do Fedora 24 Workstation
Guia de instalação do Fedora 24 Workstation
Aprenda a instalar o Fedora 24 Workstation facilmente no seu computador, seja em dual boot ou instalação única!
https://2.bp.blogspot.com/-dLIctXQNe48/V2vb7G5c8SI/AAAAAAAAEBI/ekYjct7tbowCWw7VGZI3h5PXFBW6svWDwCLcB/s400/Instalando-o-Fedora-24-Workstation.png
https://2.bp.blogspot.com/-dLIctXQNe48/V2vb7G5c8SI/AAAAAAAAEBI/ekYjct7tbowCWw7VGZI3h5PXFBW6svWDwCLcB/s72-c/Instalando-o-Fedora-24-Workstation.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/07/guia-de-instalacao-do-fedora-24-workstation.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/07/guia-de-instalacao-do-fedora-24-workstation.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo