Loading ...

Como instalar o Apache NetBeans no Debian, no Ubuntu e no Linux Mint

Aprenda a instalar o Apache NetBeans IDE no Debian, no Linux Mint, no Ubuntu e nas distros derivadas via método manual, pacote .deb, Flatpak e Snap!

Passo a passo de instalação do Apache NetBeans IDE no Debian e no Ubuntu

Passo a passo de instalação do Apache NetBeans no Debian, no Ubuntu, no Linux Mint e nas demais distros derivadas!

 O Apache NetBeans é um IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) de código aberto, gratuito e multiplataforma, disponível para Linux, macOS, Windows e Solaris. Ele é escrito em Java e utilizado por desenvolvedores no mundo todo para escrever, compilar, depurar e implantar aplicações com praticidade. Além de oferecer suporte a praticamente todos os tipos de aplicações Java (como Java SE, JavaFX, Java ME, aplicações web, EJB e aplicativos móveis), o NetBeans também conta com suporte a outras linguagens de programação, incluindo C/C++, HTML5, JavaScript e PHP.

 Entre os recursos de destaque estão o editor de código inteligente, que facilita a refatoração, destaca a sintaxe e ajuda na navegação pelo projeto, além do suporte nativo a sistemas de controle de versão como Git, SVN e Mercurial. O NetBeans também oferece suporte a ferramentas de build como Maven e Ant, bem como recursos para desenvolvimento de interfaces gráficas com Swing e JavaFX. Além disso, o IDE também conta com o Profiler para análise de desempenho e a integração com o FindBugs, ajudando na detecção de falhas e boas práticas em código Java.

 O NetBeans ainda dispõe de recursos avançados para aplicações web, com suporte a Servlets, JSP, JSTL e EJBs, além de integração simplificada com bancos de dados. Para quem desenvolve interfaces gráficas, há um construtor visual de interfaces que gera automaticamente um código organizado, facilitando tanto para iniciantes quanto para projetos mais robustos. Sua arquitetura modular e o ecossistema de plugins garantem uma maior flexibilidade, tornando-o uma ferramenta sólida para a criação de aplicativos desktop até sistemas corporativos e soluções web modernas.

 Para conhecer melhor o NetBeans e todas as suas funcionalidades, acesse o site oficial do projeto clicando no botão abaixo:

[Apache NetBeans  Conheça mais detalhes sobre o Apache NetBeans   ##external-link##]


 Neste tutorial, você vai aprender a instalar a versão mais recente do Apache NetBeans IDE no seu Debian, no Linux Mint, no Ubuntu e em todas as demais distribuições Linux derivadas!

   Dica!
Tutorial testado no Debian 13 "Trixie", no Ubuntu 24.04.3 LTS (Noble Numbat) e no Linux Mint 22.1 "Xia".


  Requisitos de sistema


 Antes de iniciar, confira abaixo se o seu computador atende aos requisitos mínimos para instalar e executar a versão mais recente do Apache NetBeans:

  •   Processador Dual-Core (AMD® ou Intel®) de 64 bits;
  •   Obviamente, um sistema operacional de 64 bits;
  •   Monitor com resolução de 1024x768 ou superior;
  •   4 GB de memória RAM livre;
  •   Cerca de 1,3 GB de espaço livre em disco para baixar e instalar o NetBeans.

  Instalação do Java Development Kit (JDK)


 Depois de verificar se o seu computador está apto a instalar o NetBeans, é altamente recomendável que você instale todas as atualizações disponíveis para o seu sistema. Para isso, abra um terminal e execute o comando a seguir:

sudo apt update && sudo apt upgrade


 Concluída a atualização, também é necessário que tenha o ambiente de desenvolvimento do Java JDK (versão 17+) instalado no seu sistema, seja o OpenJDK (o Java de código aberto - que funciona perfeitamente na maioria dos casos e está presente nos repositórios oficiais das distribuições Linux), ou o Oracle JDK (proprietário).

 Caso queira utilizar o OpenJDK, abra um terminal e instale-o com o comando abaixo:

sudo apt install default-jdk

   Dica!
No exemplo acima, mostramos como instalar a versão padrão do OpenJDK. Caso queira instalar outra versão, execute no terminal o comando apt list openjdk* para visualizar as versões disponíveis nos repositórios.
   Informação!
Lembrando (mais uma vez) que o NetBeans requer o ambiente de desenvolvimento do OpenJDK na versão 17 ou superior, ok?!

 Porém, se você deseja utilizar o Java da Oracle, basta clicar num dos botões abaixo (de acordo com o seu sistema operacional) e conferir o passo a passo de instalação:



 Tudo pronto? Então vamos para o processo de instalação do Apache NetBeans!


  Instalando o Apache NetBeans IDE no Debian, Ubuntu e Linux Mint manualmente


 Logo após instalar o JDK no seu sistema, acesse o site oficial do Apache NetBeans e faça o download da versão mais recente do mesmo:

[Apache NetBeans  Download do Apache NetBeans   ##external-link##]


 Clique no botão "Download" e, na página seguinte, baixe o arquivo "netbeans-versão-bin.zip", como destacado pela imagem abaixo:

Página de download do Apache NetBeans IDE em agosto de 2025

 Após concluído o download, abra novamente um terminal e "entre" na pasta onde foi salvo o pacote "netbeans-*-bin.zip". Caso esteja na pasta "Downloads" (por exemplo), basta executar:

cd $HOME/Downloads

 Faça a extração do pacote .zip e mova os arquivos resultantes para a pasta /opt com:

unzip netbeans-*-bin.zip && sudo mv netbeans/ /opt

 Feito isso, crie um link simbólico do NetBeans no sistema com:

sudo ln -s /opt/netbeans/bin/netbeans /usr/bin/netbeans

 E também um atalho para o mesmo, basta executar o comando abaixo para baixar o arquivo "apache-netbeans-ide.desktop" do nosso repositório no GitHub:

wget -c "https://raw.githubusercontent.com/blogopcaolinux/shortcuts/master/netbeans/apache-netbeans-ide.desktop" && sudo desktop-file-install --dir=/usr/share/applications apache-netbeans-ide.desktop

 Tudo pronto! Agora é só procurar pelo atalho "Apache NetBeans" no Menu de Aplicativos do seu ambiente de área de trabalho para executá-lo ou através do terminal com o comando netbeans:

Tela inicial do Apache NetBeans executando no Debian 13 'Trixie' com o ambiente de área de trabalho KDE Plasma




  Outros métodos de instalação do NetBeans


 Além do método manual que você aprendeu logo acima (um pouco mais "trabalhoso"), também é possível instalar o NetBeans no Debian, Ubuntu e no Linux Mint facilmente via pacote .deb (da comunidade) e também por pacotes Flatpak e Snap. Confira abaixo o passo a passo.

  Instalando o Apache NetBeans via pacote .deb


 Já faz alguns meses que a Fundação Apache deixou de fornecer oficialmente o pacote de instalação .DEB do NetBeans. Desde então, um grupo de colaboradores da "Friends of Apache NetBeans" passou a disponibilizar (de forma não-oficial) os instaladores .DEB e .RPM do IDE para conveniência dos usuários.

 Caso queira instalar o NetBeans através do pacote .DEB fornecido pela "Friends of Apache NetBeans", basta acessar o site oficial do projeto e baixar a versão mais recente:

[Friends of Apache NetBeans  Download do pacote .DEB do Apache NetBeans   ##external-link##]


 E clique no botão "Apache NetBeans versão + JDK versão (.deb x86_64)", como mostrado pela imagem a seguir:

Página de download do instalador .DEB do Apache NetBeans em agosto de 2025

 Depois de concluído o download, você pode simplesmente dar 2 cliques no pacote .deb do Apache NetBeans para instalá-lo através da loja de aplicativos do seu sistema (ou mesmo através do utilitário GDebi, caso tenha instalado). Se preferir, também é possível fazer a instalação do mesmo através do terminal.

 Para isso, abra o terminal e "entre" na pasta onde foi salvo o pacote "apache-netbeans_*_amd64.deb". Caso esteja na sua pasta "Downloads" (por exemplo), basta executar o comando:

cd $HOME/Downloads

 E instale-o na sequência com o comando:

sudo apt install ./apache-netbeans_*_amd64.deb

Instalação do pacote .deb do Apache NetBeans no Ubuntu

 Concluída a instalação, basta procurar pelo atalho "Apache NetBeans" no menu de aplicativos do seu ambiente gráfico para executá-lo ou através do terminal com o comando netbeans.

Apache NetBeans IDE executando no Ubuntu 24.04.3 LTS (Noble Numbat) com o desktop GNOME Shell



  Instalando o Apache NetBeans via Flatpak


 Flatpak é um dos sistemas de empacotamento de softwares mais conhecidos. No principal repositório de flatpaks, o Flathub, está disponível (de forma não oficial) para instalação a versão estável e mais recente do NetBeans.

 Porém, para instalar softwares neste formato é necessário que já tenha o suporte a flatpaks no seu sistema. Para isso, basta executar o comando abaixo no terminal:

sudo apt install flatpak

 Feito isso, adicione o repositório Flathub com:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

 E, por último, instale a versão mais recente do Apache NetBeans via Flatpak executando o comando:

flatpak install flathub org.apache.netbeans



  Instalando o Apache NetBeans via Snap


 A Fundação Apache disponibiliza "oficialmente" o NetBeans em pacote Snap, que é um sistema de empacotamento de softwares (semelhante aos flatpaks) criado pela Canonical e disponível por padrão no Ubuntu. Apesar disso, é possível adicionar o suporte a snaps na maioria das distribuições Linux, incluindo o Debian e Linux Mint. Confira o passo a passo nos links abaixo:



 Com o suporte a snaps devidamente habilitado no seu sistema, instale a versão mais recente do Apache NetBeans via Snap com:

sudo snap install netbeans --classic




  Como desinstalar o Apache NetBeans?


 Caso não queira mais utilizar o Apache NetBeans e deseje removê-lo do seu sistema, basta executar os comandos abaixo (de acordo com o método de instalação usado):


    Se você utilizou o método manual:

 Execute o comando abaixo para remover o link simbólico do sistema:

sudo rm /usr/bin/netbeans

 Remova o atalho (lançador) criado:

sudo rm /usr/share/applications/apache-netbeans-ide.desktop

 Por último, remova a pasta de instalação do Apache NetBeans executando:

sudo rm -r /opt/netbeans


    Se você instalou o Apache NetBeans via pacote .DEB, execute:

sudo apt remove apache-netbeans


    Se você instalou o Apache NetBeans via Flatpak, execute:

flatpak remove org.apache.netbeans


    Se você instalou o Apache NetBeans via Snap, execute:

sudo snap remove netbeans



 Espero que esta dica tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed RSS, ou siga-nos no X / Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


  Referências:


   Changelog
[Versão 1.1 - (22/08/2025)]
   • Atualização completa do tutorial (correção de comandos, links, ortografia e atualização das imagens);

[Versão 1.0 - (10/09/2021 às 11h05)]
   • Primeira versão do tutorial publicada!

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,AlmaLinux,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Apache NetBeans,1,Artigo,87,Artigo - SUSE,1,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,Brave,2,CentOS,4,Debian,58,debian.sources,1,Déjà Dup,1,Desenvolvimento,3,Dica,199,Dolphin Emulator,1,Dropbox,1,Eclipse,2,Fedora,123,Fedy,1,Firefox,1,Flathub,1,Flatpak,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Instalação,3,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,10,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,61,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,33,Linux Mint,33,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,2,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,Navegador,2,NetBeans,2,Notícias,73,NVIDIA,2,ONLYOFFICE,3,OpenMandriva,2,openSUSE,81,openSUSE Leap,28,openSUSE Tumbleweed,13,Opera,4,Oracle VirtualBox,2,Oracle VM VirtualBox,6,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,31,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RHEL,1,Rider,1,Rocky Linux,1,RustDesk,2,SELinux,3,Skype,3,sources.list,1,Spotify,4,SUSE,15,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,7,Telegram,5,Terminal,4,Tor Browser,1,Ubuntu,94,Ventoy,1,VirtualBox,16,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,20,VMware Workstation,14,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o Apache NetBeans no Debian, no Ubuntu e no Linux Mint
Como instalar o Apache NetBeans no Debian, no Ubuntu e no Linux Mint
Aprenda a instalar o Apache NetBeans IDE no Debian, no Linux Mint, no Ubuntu e nas distros derivadas via método manual, pacote .deb, Flatpak e Snap!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgY4wMzlRj17zVoBxSqDmlkN2Ep-R4PGdtcE7xZeQknLo4RemE_6okzUVrrpPqnCHICdUcLMgLcfZ60-N8vEZw4SvTtNv9aZ2kmUYlA9tckJc8VnLsybAZ_ZX5so0r4SPZklrbUX3A67F7nxwV5-6Og71aTdLi5VTsTAcaiYg0EnbG5pxJWArPxSqwB5N2F/s1600/Instalando-Apache-NetBeans-no-Debian-Ubuntu-e-Linux-Mint.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgY4wMzlRj17zVoBxSqDmlkN2Ep-R4PGdtcE7xZeQknLo4RemE_6okzUVrrpPqnCHICdUcLMgLcfZ60-N8vEZw4SvTtNv9aZ2kmUYlA9tckJc8VnLsybAZ_ZX5so0r4SPZklrbUX3A67F7nxwV5-6Og71aTdLi5VTsTAcaiYg0EnbG5pxJWArPxSqwB5N2F/s72-c/Instalando-Apache-NetBeans-no-Debian-Ubuntu-e-Linux-Mint.webp
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/09/Instalando-o-NetBeans-no-Debian-e-no-Ubuntu.html?m=0
https://www.blogopcaolinux.com.br/?m=0
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/09/Instalando-o-NetBeans-no-Debian-e-no-Ubuntu.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem :( VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Os códigos foram copiados para a sua Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo