Guia de instalação do openSUSE Leap 42.2

Aprenda, neste tutorial, a instalar passo a passo o openSUSE Leap 42.2 no seu computador, seja em dual boot com o Windows ou outro Linux ou somente em instalação única.

Guia de instalação do openSUSE Leap 42.2

Neste tutorial, você vai aprender a instalar passo a passo o openSUSE Leap 42.2 no seu computador (com ou sem dual boot) de um jeito simples e prático.

 Foi anunciado ontem, dia 16 de novembro de 2016, a versão final do openSUSE Leap 42.2, que veio cheia de novidades, dentre elas estão o Kernel 4.4 LTS e os ambientes de área de trabalho KDE Plasma 5.8 LTS e GNOME 3.20,  para saber mais algumas novidades dessa versão, acesse o nosso post anterior ou melhor, confira no anúncio oficial.

 Vamos então à instalação!

 Para este tutorial utilizei o DVD (de quase 4,2 GB) do openSUSE Leap 42.2 e fiz a instalação em uma máquina virtual, criada no Oracle VM VirtualBox, versão 5.1.8, onde já tinha instalado o Windows 10 (com o recurso EFI habilitado) num disco virtual de 50 GB e 2 GB de RAM; apesar disso, os procedimentos abaixo podem ser realizados em computadores com ou sem UEFI e fazendo ou não dual boot.


Tópicos desse artigo:

  Antes de tudo, o que fazer?

  Requisitos de sistema

  Download do openSUSE Leap 42.2

  Gravando a ISO baixada no DVD ou pen drive

  Particionando o HD

  Instalando o openSUSE Leap 42.2

  O Windows inicia direto após a instalação do openSUSE, o que fazer?

  Pós-instalação do openSUSE Leap 42.2



Antes de tudo, o que fazer?


 Você pretende instalar o openSUSE Leap ao lado do Windows (7, 8, 8.1 ou Windows 10) ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu HD (fazendo o "famoso" dual boot)? Então siga as recomendações abaixo:

  • Faça BACKUP de todos os seus arquivos (músicas, documentos, etc). Isso é de extrema importância, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja mais detalhes de como fazer isso neste tutorial do wikiHow.

     Você encontra mais detalhes de como fazer backup dos seus arquivos (e também do seu HD) no nosso artigo, acesse:

      http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html#backup

     Desde já deixo claro que NÃO me responsabilizo por possíveis perdas de dados que venham a acontecer (apesar que o risco disso acontecer seguindo os passos desse tutorial é mínimo, mas pode acontecer), por isso a importância de fazer uma cópia de seus dados.

  • Faça a DESFRAGMENTAÇÃO da partição onde está o Windows (pelo menos 2 vezes) ou da partição que irá redimensionar para instalar o openSUSE Leap. O Windows já vem com uma ferramenta de desfragmentação, sendo desnecessária a instalação de outros programas.

     Confira na dica abaixo como desfragmentar o seu HD pelo Windows, acesse:

      http://www.blogopcaolinux.com.br/p/como-desfragmentar-o-hd.html.

  • Desative a Inicialização rápida do Windows, um recurso presente no Windows 10, Windows 8 e 8.1.

     Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida", após, salve as alterações.


* Caso seu computador não dê boot pelo DVD ou pen drive (e tenha UEFI), pode ser necessário desativar o Boot Seguro (Secure Boot), veja como fazer esse procedimento nesse tutorial do site TecMundo.

 Você pode conferir mais detalhes do que fazer antes de instalar o openSUSE Leap 42.2 no seu computador no nosso outro post, acesse:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/o-que-fazer-antes-de-instalar-o-linux.html



Requisitos de sistema


 Antes de baixar a ISO do openSUSE Leap 42.2, confira se o seu computador se adequa aos requisitos mínimos de sistema exigidos, que são:

  • Processador Intel ou AMD de 64 bits (não há suporte para processadores de 32 bits);
  • 1 GB de RAM (2 GB ou mais é o recomendado);
  • 5 GB ou mais de espaço livre* em disco para a instalação (recomendo que tenha no mínimo 15 GB de espaço livre ou mais no HD para instalar o openSUSE).

* Logo mais abaixo você verá como liberar espaço no seu HD para instalar o openSUSE Leap.

 O seu computador está apto a instalar o openSUSE Leap? Se sim, faça o download da ISO, o que é explicado no próximo passo!



Download do openSUSE Leap 42.2


 Faça o download do openSUSE Leap 42.2, acesse:

  https://software.opensuse.org/422/pt_BR

OBS.: Caso queira baixar a ISO por download direto, recomendo que utilize o uGet no Linux ou o Free Download Manager no Windows. Para baixar por torrent, utilize o qBittorrent (tanto no Linux quanto no Windows), ok?!

 No nosso post anterior você encontra também os links (oficiais) para baixar o openSUSE Leap (ISO do DVD de instalação e a ISO da instalação via rede) e os arquivos de verificação SHA-256, acesse:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/Lancado-o-openSUSE-Leap-42-2-download.html


 Após o download, verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive. No Linux, você poderá verificar a integridade da ISO pelo terminal, veja como acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/verificar-md5-sha256-de-arquivos-terminal-linux.html

 Já no Windows, você terá que baixar um programa para verificar a integridade da sua ISO, confira mais detalhes acessando o nosso outro tutorial, acesse:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/verificar-md5-sha-no-windows.html



Gravar a ISO num DVD ou pen drive


 Existem vários programas para gravar ISOs em DVDs e pen drives, cito abaixo apenas alguns que já utilizei e recomendo, além dos tutoriais de como criar um DVD ou pen drive de instalação.


Gravando num DVD

 Se você utiliza Linux, recomendo que grave a ISO do openSUSE Leap utilizando o K3b ou o Brasero, veja como criar um DVD de instalação do mesmo acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/Como-gravar-uma-imagem-ISO-num-CD-ou-DVD-no-Linux.html

 No Windows, recomendo que utilize a ferramenta nativa do sistema para gravar a ISO num DVD, aprenda como fazer isso acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/gravar-iso-no-windows.html


Gravando num pen drive

 Se você já usa Linux, recomendo que crie um pen drive bootável do openSUSE Leap pelo terminal utilizando o "dd", confira como fazer isso acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2015/12/como-criar-um-pendrive-bootavel-pelo.html

 Já no Windows, recomendo que utilize o Rufus para criar um pen drive bootável, veja como acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/10/pen-drive-bootavel-do-linux-no-windows-rufus.html



Particionando o HD


 Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a desfragmentação do seu HD (caso utilize o Windows), agora você precisa de um espaço vazio no seu HD para instalar o openSUSE Leap, abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições:

 Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo, veja como utilizá-la acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/redimensionar-particoes-no-windows.html

 Caso tenha alguma distribuição Linux no seu HD, utilize o GParted num Live CD ou pen drive para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/p/redimensionar-particoes-com-gparted.html

* Você também pode utilizar o GParted para redimensionar a partição do Windows caso queira, mas, como dito anteriormente, o recomendado é utilizar o próprio Gerenciador de discos do Windows, o que pode evitar alguns problemas.


 Após criar um espaço vazio no seu HD, reinicie o computador com o pen drive ou DVD criado anteriormente e vamos para o próximo!



Instalando o openSUSE Leap 42.2


 Vamos então à instalação do openSUSE Leap 42.2 no computador!

 Após reiniciar (e se seu computador estiver configurado corretamente) irá aparecer uma tela semelhante a esta abaixo (caso seu computador tenha EFI/UEFI):

Tela de boot do openSUSE Leap 42.2

 Se o seu computador não tiver UEFI (é um pouco mais "antigo" e tenha BIOS), a tela de boot do openSUSE Leap 42.2 será semelhante a esta (screenshot); de qualquer forma, selecione a opção "Installation" e tecle Enter.

 Após o carregamento do sistema aparecerá a tela inicial do instalador do openSUSE, onde é possível alterar o Idioma, o Layout do teclado e ler o Contrato de Licença. No meu caso, selecionei o idioma "Portuguese (Brazilian) - Português brasileiro" (indicado pela SETA 1 na imagem abaixo) e o layout do teclado como "Português (Brasil)", que é a opção padrão, em seguida, testei alguns caracteres especiais do meu teclado para conferir se o layout selecionado estava correto (indicado pela SETA 2). Feito isso, clique em "Próximo":

Tela de seleção do Idioma de instalação, layout do teclado e Contrato de Licença do openSUSE

 No próximo passo você poderá adicionar os repositórios durante a instalação do openSUSE.

* No meu caso, deixei marcado somente a primeira opção (Adicionar repositórios online antes da instalação), com isso vou poder escolher quais repositórios adicionar no decorrer da instalação, mas numa etapa mais adiante.

  Após, clique em "Próximo":

Você tem a opção de incluir ou não os repositórios durante a instalação

 A próxima etapa é uma das mais importantes, nela você deverá definir o local de instalação do openSUSE Leap 42.2, portanto, muita atenção, ok?

 O próprio "instalador" do openSUSE vai sugerir uma opção de particionamento e fará a instalação automaticamente (caso você aceite clicando em "Próximo"). Sugiro que aceite essa opção SOMENTE se estiver instalando o openSUSE Leap num HD "vazio", que não tenha nenhum outro sistema operacional ou alguma partição com seus dados.

 SE você aceitou a opção de particionamento proposta pelo openSUSE, continue lendo este tutorial a partir deste ponto (CLIQUE AQUI).

 No nosso caso, vamos configurar manualmente as partições para a instalação. Supondo que você criou um espaço livre no HD para esta instalação (conforme indicado um pouco acima neste post), selecione a opção "Criar a configuração da partição...":

Esquema de particionamento sugerido pelo instalador do openSUSE

 Na tela seguinte selecione a opção "Particionamento personalizado (para usuários avançados)" e clique em "Próximo":

Selecione o "Particionamento personalizado (para usuários avançados)"

 Será apresentado todos os discos rígidos e partições do seu computador.








 Para criar uma nova partição, SELECIONE O HD onde irá instalar o openSUSE (o que você liberou um espaço anteriormente), clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo e selecione a opção "Adicionar partição", conforme mostra a imagem abaixo:

Clique sobre o seu HD e clique em "Adicionar partição"

 Vamos criar primeiramente a partição raiz (onde o openSUSE será instalado), para isso, selecione a opção "Tamanho personalizado" e, em seguida, defina o tamanho (em GiB) para a mesma, após, clique em "Próximo", conforme mostra a imagem abaixo:

* No meu caso, deixei a partição raiz com 21 GiB, o que é uma quantidade "boa" para quem não tem o costume de instalar vários programas no sistema;

** Se você não pretende criar uma partição /home separada (onde será armazenado os seus dados pessoais como músicas, documentos, etc), convém reservar mais espaço para a partição raiz.

Escolha o "Tamanho personalizado" e defina um tamanho para a partição raiz

 Em seguida, selecione a função dessa partição como "Sistema operacional" e clique em "Próximo", conforme mostra a imagem abaixo:

Defina como "Sistema operacional" a função da partição

 Na próxima etapa, em "Opções de formatação", selecione "Formatar a partição" e logo abaixo escolha o sistema de arquivos para a mesma. O sistema de arquivos padrão do openSUSE (para a partição raiz) é o BtrFS, fica a seu critério utilizá-lo ou não; no meu caso, escolhi o sistema de arquivos Ext4, já que estou mais "acostumado" com ele.

 Após, em "Opções de montagem", selecione a opção "Montar partição" e logo abaixo, em "Ponto de montagem", selecione a "/" (barra); feito isso, clique em "Concluir":

Clique em formatar a partição e escolha o sistema de arquivos para a mesma, em seguida, marque a opção "Montar partição" e defina o ponto de montagem como / (barra)

#######

Observações a respeito da partição /home

- Você tem a opção de criar uma partição home separada para armazenar os seus dados pessoais (assim como eu tenho no meu HD), caso não queira, todos os seus arquivos ficarão dentro da partição raiz;
 Para criar uma NOVA partição /home, repita os 4 últimos passos acima, alterando apenas o ponto de montagem para /home, ok? (screenshot);

- Se você já possui uma home separada no seu HD (que utiliza em outra distribuição Linux instalada no seu HD), basta selecionar essa partição, clicar com o botão direito do mouse sobre ela e selecionar a opção "Editar"; nas "Opções de formatação" você DEVE MARCAR a opção de NÃO FORMATAR A PARTIÇÃO e nas "Opções de montagem", selecione o ponto de montagem como /home (screenshot), simples, não?!

#######

 Neste tutorial vou criar apenas uma partição raiz e uma partição Swap, o que é o ideal para a maioria dos usuários.

 Caso já tenha uma partição Swap no seu disco rígido (de outra distribuição Linux instalada), o instalador do openSUSE irá montá-la automaticamente. Se esse for o seu caso, você poderá "pular" diretamente para este ponto do tutorial (CLIQUE AQUI), do contrário, você terá que criá-la, como veremos a seguir.

 Para criar uma partição swap, SELECIONE O SEU HD, clique com o botão direito do mouse sobre a mesma e selecione "Adicionar partição", conforme mostra a imagem abaixo:

Clique novamente sobre o seu HD e selecione a opção "Adicionar partição"

 Selecione a opção "Tamanho personalizado" e logo abaixo defina o tamanho para a Swap.

 Não existe um tamanho pré-definido para a Swap, você pode utilizar o tamanho que quiser para ela, mas recomendo que deixe-a com no mínimo 4 GiB (o mesmo tamanho que utilizo a mais de 2 anos). Feito isso, clique em "Próximo":

Selecione o "Tamanho personalizado" e defina o tamanho para a partição Swap (recomendo no mínimo 4GiB)

 Logo após, em "Função", selecione a opção "Swap" e clique em "Próximo":

Defina como "Swap" a função dessa partição

 Em "Opções de formatação", selecione "Formatar a partição" e defina como "Swap" o sistema de arquivos; e em "Opções de montagem", selecione a opção "Montar partição" e o ponto de montagem como "swap", após, clique em "Concluir":

Clique em formatar a partição e defina o sistema de arquivos como "swap", em seguida, marque a opção "Montar partição" e defina o ponto de montagem como swap

 Concluída a criação das partições necessárias para a instalação do openSUSE Leap, mas antes de continuar, fique atento:

- Se o seu computador não tiver UEFI, continue com a instalação do openSUSE Leap a partir deste ponto (CLIQUE AQUI);

- Mas caso o seu computador tenha UEFI, será necessário EDITAR a partição de boot EFI presente no seu disco rígido (criada numa instalação anterior do Windows ou de outra distro Linux).
 Para isso, localize e selecione a partição identificada como "EFI boot" (e sistema de arquivos FAT), clique com o botão direito do mouse sobre a mesma e selecione a opção "EDITAR", conforme mostrado na imagem abaixo:

Clique sobre a sua partição EFI boot e SELECIONE A OPÇÃO EDITAR

 Nas "Opções de Formatação", você DEVE ESCOLHER a opção "Não formatar a partição". Em "Opções de montagem", clique em "Montar partição" e defina o ponto de montagem como "/boot/efi", conforme indicado na imagem abaixo; após, clique em "Concluir":

Marque a opção "Não formatar a partição" e em "Ponto de montagem", defina como /boot/efi

 Terminada a etapa de particionamento de disco, podemos conferir agora as alterações que serão realizadas no HD.
 Verifique se o ponto de montagem de cada partição está correto antes de clicar em "Aceitar".

#######

      ---   ATENÇÃO   ---      

Confira também se as outras partições que existirem no seu HD (como, por exemplo, a partição onde está instalado o Windows) não estão marcadas para formatação, o que é indicado pela letra "F" ao lado do tamanho de cada uma (exceto as partições criadas a partir do espaço livre, como indicado na imagem abaixo); caso alguma delas esteja, clique em "Voltar" e revise as opções das partições antes de continuar com a instalação.

#######

 Se tudo estiver certo, basta clicar em "Aceitar"

Tela principal do particionador, mostrando as partições modificadas e os seus respectivos pontos de montagem

 Será apresentado um resumo das mudanças que serão realizadas no seu disco rígido, confira mais uma vez se tudo está correto antes de continuar. Se estiver, clique em "Próximo":

Resumo das alterações que serão feitas no seu HD

 A seguir, você deverá selecionar a sua Região e o seu Fuso Horário (que no meu caso foi detectado automaticamente), lembre também de marcar a opção "Relógio de hardware definido para UTC" e após, clique em "Próximo":

Defina a sua região e fuso horário

 Se você deixou selecionada alguma opção na etapa "Opções de instalação" (no começo do processo de instalação do openSUSE Leap 42.2), aparecerá uma tela semelhante a esta abaixo, onde você poderá selecionar quais repositórios incluir na instalação do sistema.
 Não fiz nenhuma alteração, apenas deixei selecionado as opções padrão e cliquei em "Próximo":

Tela apresentando os repositórios a serem adicionados durante a instalação do openSUSE

 Agora é só aguardar, os repositórios selecionados serão adicionados ao sistema:

Aguarde enquanto os repositórios são adicionados

 Será apresentado mais uma vez o Contrato de Licença do openSUSE Leap, você deve aceitá-lo para utilizar o sistema, para isso, clique em "Próximo" e aguarde:

Contrato de Licença do openSUSE Leap 42.2, você deverá aceitá-lo para usar o sistema

 Logo após, será apresentado a etapa de Seleção do ambiente de área de trabalho (desktop) a ser instalado no openSUSE.

 Os principais ambientes gráficos do openSUSE Leap são o KDE Plasma 5.8 (padrão) e o GNOME 3.20. Além destes dois (que são os mais usados), você também poderá escolher outros ambientes gráficos, como, por exemplo, o Xfce, para isso, clique em "Outro" (como mostrado na imagem abaixo) e selecione o que desejar.

 Feito isso, clique em "Próximo":

Etapa de seleção de ambiente gráfico a ser utilizado no openSUSE Leap 42.2

 Na próxima etapa você deverá Criar um Novo Usuário para o sistema, informe o seu Nome Completo, o Nome de Usuário* e uma Senha (de preferência com caracteres especiais, além de letras e números).


* Caso tenha uma partição home separada no seu HD (que é utilizada por outra distribuição Linux instalada), você DEVE escolher um Nome de Usuário do openSUSE diferente do utilizado no seu outro Linux.
 Por exemplo, se você já usa essa partição /home no Fedora e tem o o nome de usuário "fulano", agora que irá instalar o openSUSE Leap 42.2 você deve escolher um outro nome de usuário, como "fulano1", evitando assim "conflitos" de configurações entre os sistemas, ok?!

** Se você quiser utilizar a mesma senha do seu usuário para a senha de root, deixe marcado a opção "Usar esta senha para o administrador do sistema".

*** Sugiro que DESMARQUE a opção "Login automático" (que vem habilitada por padrão), conforme mostrado na imagem abaixo, já que não custa nada ter que digitar a sua senha para usar o openSUSE Leap, não é verdade?! :)

 Tudo pronto, clique em "Próximo":

Etapa de criação de usuário

 E chegamos na última etapa antes da instalação do openSUSE Leap 42.2, onde será exibido as Configurações da instalação, contendo todas as alterações que serão realizadas. Caso queira incluir ou excluir algum software na instalação do openSUSE Leap, basta clicar em "Software" e fazer as mudanças que achar necessário.

 Feito isso, comece a instalação do openSUSE Leap 42.2 clicando em "Instalar":

Resumo de todas as alterações a serem realizadas nessa instalação

 Antes da instalação do openSUSE poderá será exibido mais alguns Contratos de Licença de pacotes adicionais, você deverá aceitá-los clicando em "Eu Concordo" para prosseguir com a instalação:

Contratos de Licença de softwares adicionais

 Aparecerá um aviso para você confirmar a instalação de acordo com as mudanças que você fez anteriormente, clique em "Instalar" para dar início ao processo:

Confirme a instalação do openSUSE clicando em "Instalar"

 E começa a instalação do openSUSE Leap 42.2, agora é só aguardar:

Aguarde enquanto o openSUSE é instalado no seu computador

 Clicando em "Detalhes" você pode conferir todos os pacotes e alterações que estão sendo realizadas. Aproveite também para tomar um café, já que pode demorar um pouco! :)

Detalhes do processo de instalação do openSUSE Leap 42.2

 Ao término da instalação o seu computador será reiniciado:

Concluída a instalação, o seu computador será reiniciado

 E se tudo ocorrer bem, aparecerá a tela do GRUB, e, caso tenha feito dual boot com algum sistema operacional, ele estará na lista de opções (no meu caso, fiz com o Windows 10):

Tela do GRUB, mostrando o openSUSE Leap 42.2 e o Windows 10

 Parabéns, você instalou o openSUSE Leap com sucesso! Agora é só fazer login na sua conta de usuário:

Tela de login do openSUSE Leap 42.2 com desktop KDE Plasma 5.8 LTS

 E comece a usar o openSUSE Leap 42.2!

Área de Trabalho do openSUSE Leap 42.2 com desktop KDE Plasma 5.8 LTS

 Tenha um monte de diversão!



O Windows inicia direto após a instalação do openSUSE, o que fazer?


 Você instalou o openSUSE Leap em dual boot com Windows 10 e após reiniciar não apareceu a tela do GRUB com as opções de selecionar qual sistema operacional iniciar (no caso, o Windows iniciou "direto")? Então será necessário fazer uma pequena alteração no Windows, fazendo com que o seu computador "carregue" o gerenciador de inicialização do openSUSE (no caso, o GRUB).

 Para isso, faça login na sua conta do Windows normalmente, depois, digite "cmd" (sem aspas) no menu iniciar e clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" e selecione a opção "Executar como administrador" (screenshot).
 Com a janela do Prompt de Comando aberta, digite o comando abaixo (caso o Secure Boot esteja habilitado no Setup do seu computador):

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\opensuse\shim.efi

 E tecle Enter:

Tela do Prompt de Comando, no Windows

 Feito isso o GRUB voltará a aparecer sempre que reiniciar o seu computador!

Fontes:

  http://opensuseadventures.blogspot.com.br/2016/02/dual-boot-configuration-for-windows-10.html

  https://en.opensuse.org/openSUSE:UEFI



Pós-instalação do openSUSE Leap 42.2


 Agora que você instalou o openSUSE, confira o nosso outro tutorial com algumas dicas do que fazer após instalar o Leap 42.2, acesse:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/Guia-pos-instalacao-do-openSUSE-Leap-42-2.html



 Então é isso, espero que este tutorial seja útil pra você e que consiga instalar o openSUSE Leap 42.2 sem problemas no seu computador. Boa sorte!


 Você tem alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial? Então deixe o seu comentário logo abaixo, ou, se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook, aproveite que essas opções ainda são gratuitas! :)

 Muito obrigado pela sua visita e até o próximo tutorial!


Referências:


COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de instalação do openSUSE Leap 42.2
Guia de instalação do openSUSE Leap 42.2
Aprenda, neste tutorial, a instalar passo a passo o openSUSE Leap 42.2 no seu computador, seja em dual boot com o Windows ou outro Linux ou somente em instalação única.
https://4.bp.blogspot.com/-WNqvjzjb1OI/WC3OIlBnF0I/AAAAAAAAFOo/haOiv12wfJIAxmRfnronqx5DwQG2WDfvgCLcB/s400/Guia-instalacao-openSUSE-Leap-42-2.png
https://4.bp.blogspot.com/-WNqvjzjb1OI/WC3OIlBnF0I/AAAAAAAAFOo/haOiv12wfJIAxmRfnronqx5DwQG2WDfvgCLcB/s72-c/Guia-instalacao-openSUSE-Leap-42-2.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/Guia-de-instalacao-do-openSUSE-Leap-42-2.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/Guia-de-instalacao-do-openSUSE-Leap-42-2.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo