Como instalar o Oracle Java 9 (JDK 9) no Ubuntu, Linux Mint e derivados

Confira como instalar facilmente o Oracle Java 9 (JDK 9) no Ubuntu, Linux Mint e sistemas derivados via repositório PPA.

Veja como instalar o Oracle JDK 9 no Ubuntu, Linux Mint e distribuições derivadas via PPA

 Veja, nesta dica rápida, como instalar a versão mais recente do Oracle Java 9 no Ubuntu, Linux Mint e sistemas derivados via repositório PPA.

 Java é uma linguagem de programação multiplataforma orientada a objetos, desenvolvida na década de 90 por James Gosling, na Sun Microsystems (adquirida pela Oracle em 2009).
 Diferente das linguagens de programação convencionais (que são compiladas para código nativo), a linguagem Java é compilada para um bytecode que é executado por uma máquina virtual. A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não é a sua única linguagem.

 Recentemente a Oracle disponibilizou a versão estável do Java 9, trazendo, dentre outras novidades a modularização da plataforma, tornando-a mais escalável e flexível. Um outro ponto curioso é o novo esquema de versionamento, sendo que uma nova versão do Java será lançada a cada 6 meses e o número das próximas versões terá como "base" o ano e o mês de lançamento (semelhante ao do Ubuntu). Com isso, o sucessor do Java 9 será o Java 18.3, com o lançamento previsto para março de 2018, na sequência, em setembro de 2018, será lançado o Java 18.9 e assim por diante. Para conhecer todos os detalhes do Oracle Java 9, acesse os links abaixo:


Confira também:

  Aprenda a instalar manualmente o Oracle Java (JRE) no Ubuntu

 Neste tutorial você vai aprender a instalar facilmente o ambiente de desenvolvimento do Java 9 (JDK 9) no seu Ubuntu, Linux Mint e outras distribuições derivadas via repositório PPA.

  Tutorial testado nas versões de 64 bits do Ubuntu 16.04.3 LTS (Xenial Xerus), Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) e no Linux Mint 18.2 "Sonya".

Removendo o OpenJDK do sistema (opcional)

 É provável que você já tenha o ambiente de execução do OpenJDK, o Java de código aberto, instalado no seu sistema, que funciona perfeitamente para a maioria das pessoas. Mesmo que queira utilizar o Oracle Java 9, é possível manter o OpenJDK instalado no seu sistema, porém, caso queira removê-lo, abra um terminal e execute o comando abaixo:

sudo apt-get remove openjdk-*-jre

 Se você possui o ambiente de desenvolvimento do OpenJDK instalado, remova-o com:

sudo apt-get remove openjdk-*-jdk

 Tudo pronto, vamos para o próximo passo.






Instalando o Oracle Java 9 no Ubuntu e Linux Mint via PPA

 Antes de começar, recomendo que instale todas as atualizações disponíveis para o seu sistema, basta executar no terminal:

sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

 Feito isso, adicione o repositório PPA do projeto Web Upd8 com o comando:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java

 Atualize a lista de repositórios:

sudo apt-get update

 E instale o ambiente de desenvolvimento do Oracle Java 9 (que inclui também o ambiente de execução, o JRE 9) com:

sudo apt-get install oracle-java9-set-default

 Será exibido uma mensagem informando que é necessário aceitar o Acordo de Licença para poder utilizar o Oracle JDK, apenas tecle Enter para continuar:

Acordo de Licença do Oracle Java 9

 Na tela seguinte, selecione a opção "Sim" para aceitar o Acordo de Licença (utilizando as teclas direcionais) e tecle Enter para confirmar, como mostrado pela imagem abaixo:

Aceite o Acordo de Licença do Oracle Java 9 selecionando a opção "Sim" e pressionando "Enter" em seguida

 Após, será feito o download do Oracle Java 9 (pouco mais de 300MB) e, em seguida, a instalação do mesmo:

Aguarde enquanto é feito o download e instalação do Oracle Java 9 (JDK 9)

 Concluído o processo, verifique se o Java 9 foi instalado corretamente executando:

java -version

 Caso ele tenha sido instalado com sucesso, a saída do comando será semelhante a esta abaixo:

sandro@ubuntu-desktop:~$ java -version
java version "9.0.1"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 9.0.1+11)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 9.0.1+11, mixed mode)

 Fácil, não é?!


Como remover o Oracle Java 9 do sistema?

 Não quer mais utilizar o Oracle Java 9 e deseja desinstalá-lo? Então abra um terminal e execute o comando abaixo:

sudo apt-get remove oracle-java9-installer oracle-java9-set-default

 Caso também queira remover do seu sistema a PPA do Web Upd8, basta executar:

sudo rm /etc/apt/sources.list.d/webupd8team-ubuntu-java-*.list

 E só!


 Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial, basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!

 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,70,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,165,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,97,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,53,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,63,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,24,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,72,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como instalar o Oracle Java 9 (JDK 9) no Ubuntu, Linux Mint e derivados
Como instalar o Oracle Java 9 (JDK 9) no Ubuntu, Linux Mint e derivados
Confira como instalar facilmente o Oracle Java 9 (JDK 9) no Ubuntu, Linux Mint e sistemas derivados via repositório PPA.
https://1.bp.blogspot.com/-DlNxQAOyXwc/WfpVMP6EGSI/AAAAAAAAHxo/wRISa0HYK-IyNfwTb32qTuQEUtQ4neYtwCLcBGAs/s1600/Oracle-Java-9-no-Ubuntu-Linux-Mint-via-PPA.png
https://1.bp.blogspot.com/-DlNxQAOyXwc/WfpVMP6EGSI/AAAAAAAAHxo/wRISa0HYK-IyNfwTb32qTuQEUtQ4neYtwCLcBGAs/s72-c/Oracle-Java-9-no-Ubuntu-Linux-Mint-via-PPA.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/11/Instalando-Oracle-Java-9-no-Ubuntu-Linux-Mint-e-derivados.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/11/Instalando-Oracle-Java-9-no-Ubuntu-Linux-Mint-e-derivados.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo