Como recuperar ou restaurar o GRUB do Fedora

Aprenda, neste tutorial, a recuperar facilmente o GRUB do seu Fedora em computadores com UEFI e também nos computadores mais "antigos" com BIOS.

Como recuperar ou restaurar o GRUB do Fedora

 O GRUB (GRand Unifield Bootloader) é o gerenciador de inicialização padrão da grande maioria das distribuições Linux, criado pelo Projeto GNU. Ele é o responsável por iniciar um dos vários sistemas operacionais instalados no(s) disco(s) de um computador ou selecionar uma configuração específica de Kernel disponível numa determinada partição.

 Ao instalar outros sistemas operacionais, como por exemplo o Fedora, o GRUB irá substituir o gerenciador de inicialização do sistema presente no SSD/HDD e passar a ser o gerenciador de inicialização principal. Porém, se utiliza o Windows juntamente com o Fedora e, por algum motivo, necessite formatar/reinstalar o mesmo, você não poderá mais acessar o Fedora (já que o Windows substitui o GRUB pelo seu próprio gerenciador de boot, porém, este não "reconhece" outros sistemas que não sejam da Microsoft).

 Além disso, você também poderá enfrentar problemas para iniciar o seu computador após, por exemplo, uma atualização mal sucedida do Kernel Linux ou uma configuração errada feita por um software, como o GRUB Customizer, resultando na tela abaixo ao reiniciar:

Tela de recuperação do GRUB (grub rescue)

 Nessa hora, a solução (na maioria dos casos) é recuperar e/ou restaurar o GRUB, e é isso que você vai aprender neste tutorial, tanto em computadores mais "recentes" equipados com UEFI quanto em computadores "antigos", equipados com BIOS. Vamos lá então?!

   Informação!
Tutorial testado em computadores com UEFI e BIOS, sendo que o sistema de arquivos do Fedora (nos dois casos) é o Ext4. Última atualização em 08/12/2022.
   Muito obrigado! :)
Um agradecimento especial ao usuário Freeman por reportar que os comandos antigos não estavam funcionando nas versões mais recentes do Fedora!


  Antes de começar, o que devo fazer?


 O principal requisito neste momento é que você tenha em mãos a mídia de instalação "Live" do Fedora Workstation ou de qualquer uma das Spins oficiais (que pode ser o mesmo pen drive bootável ou DVD que usou para instalar o sistema). Se você não possui mais a mídia de instalação, confira logo abaixo como baixar uma ISO Live do Fedora e criar uma mídia bootável com a mesma.

  Baixe uma ISO Live do Fedora


 Caso não tenha a ISO de instalação do Fedora, dirija-se até uma Lan House mais próxima, na casa de um amigo ou mesmo no seu outro computador (se possuir) para baixar uma nova acessando um dos links abaixo:


   Dica!
Se for baixar a ISO por download direto, recomendo que utilize um gerenciador de downloads como o uGet no Linux ou o Free Download Manager no Windows para diminuir as chances dela se corromper. Caso queira baixar por torrent (a melhor opção), recomendo que utilize o qBittorrent (tanto no Linux quanto no Windows), ok?!

 Após o download, recomendo que verifique se a imagem ISO não está corrompida ANTES de gravá-la num pen drive ou DVD. Confira o passo a passo acessando um dos links abaixo, de acordo com o seu sistema operacional:


  Crie uma mídia bootável do Fedora


 Concluído o download e verificação da ISO do Fedora, é hora de criar uma mídia bootável com a mesma. Logo abaixo você encontra alguns métodos fáceis de como criar um pen drive bootável usando o Ventoy (recomendado), pelo Windows usando o Rufus ou pelo Linux com o comando "dd":

[Como criar um pen drive multiboot com o Ventoy (Windows e Linux)   ##external-link##]

[Como criar um pen drive bootável com o Rufus (Windows)   ##external-link##]

[Como criar um pen drive bootável pelo terminal (Linux)   ##external-link##]


 Caso queira utilizar um DVD (ou Blu-ray) para criar uma mídia bootável do Fedora, confira abaixo alguns dos tutoriais disponíveis de acordo com o sistema operacional:

[Como gravar uma ISO num DVD pelo Windows   ##external-link##]

[Como gravar uma ISO num DVD pelo Linux   ##external-link##]



  Inicialize o PC a partir da mídia bootável


 Com a mídia bootável do Fedora em mãos, é hora de inicializar o seu PC ou notebook a partir da mesma.

 O procedimento é simples, o primeiro passo é deixar o seu pen drive bootável "espetado" numa porta USB ou inserir o DVD/Blu-ray do Fedora na unidade óptica. Depois, reinicie o seu computador normalmente e ANTES que seja iniciado o sistema operacional já instalado na sua máquina você deverá pressionar várias vezes uma determinada tecla para acessar o Menu de Inicialização (ou Boot Menu) e selecionar a sua mídia de instalação.

   Dica!
No manual da sua placa-mãe ou notebook você pode encontrar qual é a tecla do Boot Menu a ser pressionada. Outra opção é acessar este link onde é listada as teclas do Boot Menu dos principais fabricantes de placas-mãe e computadores.

Mas se mesmo assim não conseguir encontrar tal tecla, você pode simplesmente pesquisar pelo "modelo da sua mobo + tecla de atalho do menu de boot" no Google ou outros mecanismos de busca.
 Ao acessar o Boot Menu você encontrará várias opções de inicialização, incluindo o seu SSD e/ou HDD. Se estiver usando um pen drive, selecione-o na lista usando as teclas direcionais e pressione Enter para dar boot pelo mesmo. Caso esteja utilizando um DVD/Blu-ray, basta apenas selecionar a sua unidade óptica no Boot Menu, pressionar Enter e aguardar o carregamento da mesma.

   Informação!
Caso tenha instalado o Fedora no modo UEFI, ao utilizar um pen drive lembre-se de dar boot pelo mesmo no modo UEFI, ok?!

 Se tudo correr bem, ao inicializar pela mídia do Fedora será exibida uma tela semelhante à da imagem abaixo. Utilizando a tecla direcional , selecione a opção "Start Fedora-Workstation-Live" (Iniciar o Fedora Workstation no modo Live) e, em seguida, pressione a tecla Enter:

Tela de boot (UEFI) do Fedora Workstation


 Após o carregamento do sistema, será exibido a Tela de boas-vindas do Fedora. Nesta etapa você deve clicar na opção "Try Fedora" (Testar o Fedora), como destacado pela imagem abaixo:

Selecione a opção 'Try Fedora' para acessar o modo de teste do Fedora

 Feito isso, procure pelo aplicativo "Terminal" no menu de aplicativos do sistema e execute-o, vamos precisar dele para recuperar o GRUB do Fedora. Mas antes dos procedimentos, é necessário que descobrir se o seu computador possui UEFI ou BIOS:

  Verifique se o seu computador possui UEFI ou BIOS


 As instruções para recuperar e/ou reinstalar o GRUB dependem do tipo de firmware (UEFI ou BIOS) da sua máquina. E para verificar se o seu computador possui UEFI ou BIOS/Legacy, basta copiar e colar o comando abaixo no terminal que acabou de abrir, pressionando Enter em seguida:

[ -d /sys/firmware/efi ] && echo UEFI || echo BIOS

 A saída deste comando será apenas UEFI ou BIOS, dependendo do firmware executado em sua máquina. No meu caso, o comando retornou que o meu computador possui UEFI, como mostrado pela imagem abaixo:

Verificando se o computador possui UEFI ou BIOS

 Feito isso, clique num dos botões abaixo (de acordo com o firmware da sua máquina) para ser redirecionado ao procedimento adequado, ok?!




  Como recuperar o GRUB do Fedora (em computadores com UEFI)


   Fique atento!
Os passos a seguir devem ser executados apenas em computadores equipados com o firmware UEFI e caso não tenha selecionado o modo "Legacy BIOS" para instalar o Fedora. Clique aqui para verificar o tipo de firmware da sua máquina.
 Supondo que você não tenha fechado o terminal (senão, abra-o novamente), faça login como root executando:

su -

 Em seguida, execute o comando abaixo para listar as partições e disco(s) presentes no seu computador:

parted -l

   Dica!
Além do parted -l, também é possível usar os comandos fdisk -l e blkid para visualizar todos os detalhes sobre as suas partições e discos, ok?!
   Informação!
Lembrando que os sistemas de arquivos mais comuns do Linux são o Ext4 e Btrfs, já o do Windows é o NTFS. A partição EFI System Partition (onde ficam os gerenciadores de boot e demais arquivos EFI) possui o sistema de arquivos FAT32 e tem entre 100 MB a 500 MB de tamanho.
 Você deverá analisar com atenção a saída do comando acima e identificar corretamente a Partição Raiz (onde o seu Fedora está instalado), a EFI System Partition (que possui as flags "boot" e "esp") e também a Partição /boot (caso tenha tal partição separada da Raiz).

 No meu caso, já sei que o Fedora está no meu disco SATA primário (/dev/sda), que a primeira partição (/dev/sda1) é a Partição EFI System e que a 5ª partição (/dev/sda5) é Partição Raiz do Fedora, como destacado pelo GIF animado logo abaixo:
   Informação!
Os discos SATA são exibidos como /dev/sda (dispositivo primário), /dev/sdb (dispositivo secundário) e assim por diante. Já os discos NVMe são exibidos como /dev/nvme0n1 (dispositivo primário), /dev/nvme1n1 (dispositivo secundário), etc..

 A mesma "regra" também se aplica às partições. Em discos SATA, a primeira partição do disco primário é a /dev/sda1, a 3ª partição do disco secundário é /dev/sdb3 e assim por diante. Quanto aos discos NVMe, a primeira partição do disco primário é a /dev/nvme0n1p1, a 4ª partição do disco secundário é a /dev/nvme1n1p4, etc..
Identifique corretamente qual é a Partição Raiz do Fedora, a partição 'EFI System' e, caso tenha, a 'Partição /boot'

 Depois de identificar corretamente as partições citadas, execute o comando abaixo para criar a pasta "fedora" em /mnt:

mkdir /mnt/fedora

 Após, monte a sua Partição Raiz do Fedora na pasta criada anteriormente, de acordo com o seu dispositivo (SATA ou NVMe):

    Para discos SATA, a sintaxe do comando é a seguinte:

mount /dev/sdXY /mnt/fedora
   Informação!
Você deve substituir o "X" pela letra correspondente ao seu dispositivo e o "Y" pelo número correspondente à sua partição.
    Para discos NVMe, a sintaxe do comando é a seguinte:

mount /dev/nvmeXn1pY /mnt/fedora
   Informação!
Lembre-se de substituir o "X" pelo número correspondente ao seu dispositivo e o "Y" pelo número correspondente à sua partição.

A notação n1 é um identificador do espaço de nomes (Namespace ID) e também pode variar de sistema para sistema. Por isso é importante que você identifique corretamente o seu dispositivo na saída dos comandos parted -l e fdisk -l, ok?

 Depois, monte a Partição /boot (esse passo é necessário APENAS se você possui tal partição separada):

    Para discos SATA:

### Substitua o '/dev/sdXY' pela sua Partição /boot (caso tenha) ###
mount /dev/sdXY /mnt/fedora/boot

    Para discos NVMe:

### Substitua o '/dev/nvmeXn1pY' pela sua Partição /boot (caso tenha) ###
mount /dev/nvmeXn1pY /mnt/fedora/boot


 E logo após, monte a Partição EFI System executando:

    Para discos SATA:

### Substitua o '/dev/sdXY' pela sua Partição EFI ###
mount /dev/sdXY /mnt/fedora/boot/efi

    Para discos NVMe:

### Substitua o '/dev/nvmeXn1pY' pela sua Partição EFI ###
mount /dev/nvmeXn1pY /mnt/fedora/boot/efi



 Partições montadas, vamos agora montar os diretórios necessários executando os comandos abaixo (um por vez):

mount --bind /dev /mnt/fedora/dev
mount -t proc /proc /mnt/fedora/proc
mount -t sysfs /sys /mnt/fedora/sys
mount -t tmpfs tmpfs /mnt/fedora/run
mkdir -p /mnt/fedora/run/systemd/resolve/
echo 'nameserver 1.1.1.1' > /mnt/fedora/run/systemd/resolve/stub-resolv.conf


 Após executar com sucesso os passos anteriores, faça chroot no diretório /mnt/fedora com:

chroot /mnt/fedora

 Confira como ficaram os comandos no meu caso pela imagem abaixo:

Comandos de montagem das partições, pastas e chroot

 Feito isso, execute os comandos abaixo (um por vez) para remover os arquivos de configuração do GRUB da sua instalação do Fedora:

rm -f /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg
rm -f /boot/grub2/grub.cfg


 E por último, reinstale os pacotes necessários com o comando:

dnf reinstall shim-* grub2-efi-* grub2-common

Reinstalação dos pacotes GRUB e EFI

 Ao remover os dois arquivos grub.cfg será acionado um script para recriar os mesmos ao reinstalar o pacote grub2-common. Porém, caso queira recriar manualmente tais arquivos de configuração, basta executar os comandos abaixo (um por vez):

grub2-mkconfig -o /etc/grub2.cfg
grub2-mkconfig -o /etc/grub2-efi.cfg

   Dica!
Os comandos acima também podem ser executados para atualizar os arquivos de configuração do GRUB em caso de substituição de disco ou instalação de outra distribuição Linux!
   Informação!
Para o Fedora 33 e demais versões anteriores, o comando para recriar o arquivo de configuração do GRUB é:

### Comando a ser utilizado apenas para o Fedora 33 e versões posteriores ###
grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg
 Tudo pronto! Agora basta sair do ambiente chroot pressionando as teclas Ctrl + D ou executando o comando:

exit

 E reinicie o seu computador com:

systemctl reboot

 Caso tenha seguido a risca este passo a passo (e não tenha outros problemas com seu disco), você verá a tela do GRUB e poderá iniciar novamente um dos sistemas instalados! No meu caso, tenho o Fedora Linux e o Windows 11 instalados no meu disco, como mostrado pela imagem abaixo:

Tela do GRUB mostrando os sistemas operacionais instalados

 Fácil, não é mesmo!? Espero ter ajudado! :)



  Como recuperar o GRUB do Fedora (em computadores com BIOS/Legacy)


   Fique atento!
Os passos a seguir devem ser executados APENAS em computadores mais "antigos" com BIOS ou caso tenha instalado o Fedora no modo "Legacy BIOS". Clique aqui para verificar o tipo de firmware da sua máquina.
 Supondo que você não tenha fechado o terminal (senão, abra-o novamente), faça login como root executando:

su -

 Em seguida, execute o comando abaixo para listar as partições e disco(s) presentes no seu computador:

parted -l

   Dica!
Além do parted -l, também é possível usar os comandos fdisk -l e blkid para visualizar todos os detalhes sobre as suas partições e discos, ok?!
   Informação!
Lembrando que os sistemas de arquivos mais comuns do Linux são o Ext4 e Btrfs, já o do Windows é o NTFS.
 Você deverá analisar com atenção a saída do comando acima e identificar corretamente a Partição Raiz (onde o seu Fedora está instalado) e também a Partição /boot (caso tenha tal partição separada da Raiz).

 No meu caso, já sei que o Fedora está no meu disco SATA primário (/dev/sda) e que a 3ª partição (/dev/sda3) é Partição Raiz do Fedora, como destacado pelo GIF animado logo abaixo:
   Informação!
Os discos SATA são exibidos como /dev/sda (dispositivo primário), /dev/sdb (dispositivo secundário) e assim por diante. Já os discos NVMe são exibidos como /dev/nvme0n1 (dispositivo primário), /dev/nvme1n1 (dispositivo secundário), etc..

 A mesma "regra" também se aplica às partições. Em discos SATA, a primeira partição do disco primário é a /dev/sda1, a 3ª partição do disco secundário é /dev/sdb3 e assim por diante. Quanto aos discos NVMe, a primeira partição do disco primário é a /dev/nvme0n1p1, a 4ª partição do disco secundário é a /dev/nvme1n1p4, etc..
Identifique corretamente qual é a Partição Raiz do Fedora e, caso tenha, a 'Partição /boot'

 Depois de identificar corretamente as partições citadas, execute o comando abaixo para criar a pasta "fedora" em /mnt:

mkdir /mnt/fedora

 Após, monte a sua Partição Raiz do Fedora na pasta criada anteriormente, de acordo com o seu dispositivo (SATA ou NVMe):

    Para discos SATA, a sintaxe do comando é a seguinte:

mount /dev/sdXY /mnt/fedora
   Informação!
Você deve substituir o "X" pela letra correspondente ao seu dispositivo e o "Y" pelo número correspondente à sua partição.
    Para discos NVMe, a sintaxe do comando é a seguinte:

mount /dev/nvmeXn1pY /mnt/fedora
   Informação!
Lembre-se de substituir o "X" pelo número correspondente ao seu dispositivo e o "Y" pelo número correspondente à sua partição.

A notação n1 é um identificador do espaço de nomes (Namespace ID) e também pode variar de sistema para sistema. Por isso é importante que você identifique corretamente o seu dispositivo na saída dos comandos parted -l e fdisk -l, ok?

 Depois, monte a Partição /boot (esse passo é necessário APENAS se você possui tal partição separada):

    Para discos SATA:

### Substitua o '/dev/sdXY' pela sua Partição /boot (caso tenha) ###
mount /dev/sdXY /mnt/fedora/boot

    Para discos NVMe:

### Substitua o '/dev/nvmeXn1pY' pela sua Partição /boot (caso tenha) ###
mount /dev/nvmeXn1pY /mnt/fedora/boot


 Partições montadas, vamos agora montar os diretórios necessários executando os comandos abaixo (um por vez):

mount --bind /dev /mnt/fedora/dev
mount -t proc /proc /mnt/fedora/proc
mount -t sysfs /sys /mnt/fedora/sys
mount -t tmpfs tmpfs /mnt/fedora/run
mkdir -p /mnt/fedora/run/systemd/resolve/
echo 'nameserver 1.1.1.1' > /mnt/fedora/run/systemd/resolve/stub-resolv.conf


 Após executar com sucesso os passos anteriores, faça chroot no diretório /mnt/fedora com:

chroot /mnt/fedora

 Confira como ficaram os comandos no meu caso pela imagem abaixo:

Comandos de montagem das partições, pastas e chroot

 Feito isso, recrie o arquivo de configuração do GRUB com o comando:

grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg
   Dica!
O comando acima também pode ser executado para atualizar os arquivos de configuração do GRUB em caso de substituição de disco ou instalação de outra distribuição Linux!

 E instale o GRUB na MBR do seu disco primário com:

    Para discos SATA:

### Substitua o '/dev/sdX' pelo seu disco primário ###
grub2-install /dev/sdX

    Para discos NVMe:

### Substitua o '/dev/nvmeXn1' pelo seu disco primário ###
grub2-install /dev/nvmeXn1


Instalando o GRUB na MBR do disco primário

 Tudo pronto! Agora basta sair do ambiente chroot pressionando as teclas Ctrl + D ou executando o comando:

exit

 E reinicie o seu computador com:

systemctl reboot

 Caso tenha seguido a risca este passo a passo (e não tenha outros problemas com seu disco), você verá a tela do GRUB e poderá iniciar novamente um dos sistemas instalados! No meu caso, tenho o Fedora Linux e o Windows 7 instalados no meu disco, como mostrado pela imagem abaixo:

Tela do GRUB mostrando os sistemas operacionais instalados

 E só! Bem fácil, não é mesmo!? :)



 Espero que este tutorial tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta utilizar o campo de comentários logo abaixo para nos informar, seja pelo Disqus ou utilizando sua conta do Google/Blogger, ok?!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux assinando nosso Feed, ou siga-nos no Twitter, Facebook e também no nosso canal no Telegram! :)


 Obrigado pela visita e até a próxima dica!


  Referências:

   Changelog
[Versão 2.0 - (08/12/2022)]
   + Corrigido os comandos para reinstalar e recriar os arquivos de configuração do GRUB2 (Fedora 34+);
   + Adicionado instruções para verificar se o computador possui UEFI ou BIOS;
   + Adicionado sintaxe de comando para discos NVMe;
   + Realizado alguns pequenos ajustes para melhor compreensão dos usuários.
[Versão 1.0 - (27/11/2017)]
   • Primeira versão do tutorial publicada;

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,43,Déjà Dup,1,Dica,163,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,19,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,71,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como recuperar ou restaurar o GRUB do Fedora
Como recuperar ou restaurar o GRUB do Fedora
Aprenda, neste tutorial, a recuperar facilmente o GRUB do seu Fedora em computadores com UEFI e também nos computadores mais "antigos" com BIOS.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwhW-OlDwb9KO3NItJu7QeT87nVQDpgJGRcgPs2AAECEq0LXxL9li4jqvIheXk9XhdI_a_4NBb5NeyyDpqWhUX_mIugFJyTQ9qz7v97U9I9NIcs1HmBKytfpFfRBE3IjN0YofvdiIBo2uPOlHQ5Uuzb8wlODY0e8sGyODv24qgzAGRZmI_xc2fpWa_Fg/s1600/Como-recuperar-o-GRUB-do-Fedora.WebP
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwhW-OlDwb9KO3NItJu7QeT87nVQDpgJGRcgPs2AAECEq0LXxL9li4jqvIheXk9XhdI_a_4NBb5NeyyDpqWhUX_mIugFJyTQ9qz7v97U9I9NIcs1HmBKytfpFfRBE3IjN0YofvdiIBo2uPOlHQ5Uuzb8wlODY0e8sGyODv24qgzAGRZmI_xc2fpWa_Fg/s72-c/Como-recuperar-o-GRUB-do-Fedora.WebP
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/11/Como-restaurar-ou-recuperar-o-GRUB-do-Fedora.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/11/Como-restaurar-ou-recuperar-o-GRUB-do-Fedora.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo