Lançado o Ubuntu 17.10 "Artful Aardvark", confira as novidades e faça já o download!

O Ubuntu 17.10 "Artful Aardvark" já está disponível, confira algumas das novidades dessa versão e faça já o download (incluindo os sabores oficiais)!

Lançado o Ubuntu 17.10 Artful Aardvark, confira as novidades!

Já está disponível o Ubuntu 17.10 "Artful Aardvark", confira algumas das novidades presentes nesta mais nova versão e faça já o download!

 Foi disponibilizado hoje, dia 19 de outubro de 2017 (após quase seis meses em desenvolvimento), a versão final do Ubuntu 17.10 (codinome "Artful Aardvark") que conta com aproximadamente 9 meses de suporte (até julho de 2018).

 Essa nova versão do Ubuntu tem como base o Linux Kernel 4.13 e traz várias mudanças significativas em relação às versões anteriores. A maior delas, é, sem dúvidas, a adoção do GNOME Shell (mais precisamente a versão 3.26) como o ambiente de área de trabalho padrão ao invés do Unity (que era o desktop padrão desde o Ubuntu 10.10, lançado a pouco mais de 7 anos atrás). É claro que essa mudança não agradou a todos, porém, a Canonical fez várias modificações no GNOME para se aproximar ao máximo à experiência proporcionada pelo Unity. Você pode conferir as principais novidades do GNOME 3.26 acessando este link.

 O Ubuntu 17.10 também utiliza o servidor gráfico Wayland por padrão (assim como nas versões mais recentes do Fedora Workstation). Apesar disso, ainda é possível utilizar o antigo servidor gráfico caso tenha problemas ao executar alguns aplicativos (por exemplo), basta apenas selecionar a opção "Ubuntu on Xorg" na tela de login (que agora é o GDM, substituindo o antigo gerenciador de login do Ubuntu, o LightDM).

Wallpaper padrão do Ubuntu 17.10 "Artful Aardvark"
Wallpaper padrão do Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark)

 Outra novidade é que, a partir dessa versão, não será mais disponibilizado uma imagem ISO "Live" de 32 bits para desktops, porém, ainda é possível instalar a versão de 32 bits utilizando as imagens de instalação via rede e do Ubuntu Minimal, bem como através das ISOs disponibilizadas pelos "Sabores" oficiais do Ubuntu (Kubuntu, Xubuntu, etc.).






 Várias outras mudanças importantes estão presentes no Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark), como os botões de controle (minimizar, maximizar e fechar) que agora ficam do lado direito das janelas dos aplicativos, melhor suporte a portais cativos (para conectar e gerenciar o acesso à internet em redes Wi-Fi públicas, por exemplo), além de incluir a versão mais recente da maioria dos aplicativos, como a Suíte de Escritório LibreOffice 5.4, o Mozilla Firefox 55 e Mozilla Thunderbird 45.
 Essas e outras novidades você encontra nas notas da versão, basta acessar o link abaixo:

  wiki.ubuntu.com/ArtfulAardvark/ReleaseNotes


Download do Ubuntu 17.10 "Artful Aardvark"


A versão 17.10 do Ubuntu, até o momento, não está disponível no site oficiais, mas as ISOs já se encontram disponíveis nos servidores da Canonical, os links para download das mesmas você encontra logo abaixo! :)
 O Ubuntu 17.10 está disponível gratuitamente, basta acessar o site oficial e fazer o download:

  www.ubuntu.com/download/desktop
  www.ubuntu.com/download/alternative-downloads

 Ou através dos links (também oficiais) disponibilizados abaixo (se possível, faça o download por torrent, pois o risco da imagem ISO corromper-se é bem menor do que se baixá-la por link direto, além de geralmente ser mais rápido):


 Checksums e outras opções de download disponíveis nos links abaixo:

  releases.ubuntu.com/artful/
  cdimage.ubuntu.com/netboot/17.10/



Verifique a ISO após baixá-la

 Após o download, verifique se a sua ISO não está corrompida antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive, veja como fazer isso acessando os tutoriais abaixo, de acordo com o seu sistema operacional:

 No Linux: http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/verificar-md5-sha256-de-arquivos-terminal-linux.html

 No Windows: http://www.blogopcaolinux.com.br/p/verificar-md5-sha-no-windows.html


Grave a ISO no pen drive ou DVD

 Veja como gravar a ISO baixada (após verificar a integridade da mesma) num pen drive, CD ou DVD:

 No Linux: http://www.blogopcaolinux.com.br/2016/11/Como-gravar-uma-imagem-ISO-num-CD-ou-DVD-no-Linux.html

 No Windows: http://www.blogopcaolinux.com.br/p/gravar-iso-no-windows.html


Baixar o Ubuntu 17.10 com outra interface gráfica

 Se você não gosta do GNOME (que agora é a interface padrão do Ubuntu) ou possui um computador mais "modesto", é possível baixar o Ubuntu com outras interfaces populares, como o KDE (Kubuntu), Xfce (Xubuntu), MATE (Ubuntu Mate) dentre outras. Estes são os "Flavours" (sabores) oficiais do Ubuntu. Confira todas as versões disponíveis no link abaixo, acesse:

  www.ubuntu.com/download/ubuntu-flavours

 Abaixo você encontra os links para download das principais versões.

Fique atento: Se você possui um computador que tenha pouca memória RAM (2 GB ou menos), recomendo que utilizar o Ubuntu MATE, o Lubuntu (LXDE) ou o Xubuntu (Xfce), já que são bem mais "leves" do que o Ubuntu Desktop (GNOME), Ubuntu Budgie e o Kubuntu (KDE).








 Então é isso, obrigado pela visita e até +!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)


Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Lançado o Ubuntu 17.10 "Artful Aardvark", confira as novidades e faça já o download!
Lançado o Ubuntu 17.10 "Artful Aardvark", confira as novidades e faça já o download!
O Ubuntu 17.10 "Artful Aardvark" já está disponível, confira algumas das novidades dessa versão e faça já o download (incluindo os sabores oficiais)!
https://3.bp.blogspot.com/-GM1AFOH53H8/WeTmX6SN51I/AAAAAAAAHmM/G8gtKOllEcAjG7q3PS2XEVMfVHUpjVNtQCLcBGAs/s1600/Lancado-Ubuntu-17-10-Artful-Aardvark.png
https://3.bp.blogspot.com/-GM1AFOH53H8/WeTmX6SN51I/AAAAAAAAHmM/G8gtKOllEcAjG7q3PS2XEVMfVHUpjVNtQCLcBGAs/s72-c/Lancado-Ubuntu-17-10-Artful-Aardvark.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/10/Lancado-Ubuntu-17-10-Artful-Aardvark-download.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/10/Lancado-Ubuntu-17-10-Artful-Aardvark-download.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo