Lançado o GNOME 3.26 "Manchester", confira as novidades!

Foi disponibilizado a versão final do ambiente de área de trabalho GNOME 3.26, confira algumas das novidades e veja como testá-lo!

Lançado o GNOME 3.26, confira algumas das novidades!

 Trazendo novos recursos e melhorias, a equipe de lançamento do GNOME anunciou hoje, dia 13 de setembro de 2017, a versão final do GNOME 3.26 "Manchester", incorporando mais de 28 mil alterações feitas por cerca de 753 contribuidores.

 O codinome "Manchester" foi em reconhecimento à equipe organizadora do GUADEC deste ano, realizado em Manchester, na Inglaterra. GUADEC é a principal conferência anual do GNOME, que só é possível devido ao incrível trabalho de voluntários locais.


"Estamos felizes e orgulhosos de anunciar o GNOME 3.26, a mais recente versão do GNOME, 'Manchester', apenas algumas semanas depois de celebrarmos o aniversário de 20 anos do GNOME no GUADEC", disse Matthias Clasen, membro da equipe de desenvolvedores do GNOME.

"Como sempre, a comunidade GNOME fez um ótimo trabalho no fornecimento de recursos interessantes, completando as traduções e refinando a experiência do usuário. Obrigado!"


Quais as novidades do GNOME 3.26?

 O que mais chama a atenção no GNOME 3.26 é sua nova "Central de Controle" ou "Configurações" (Settings, como é conhecido agora), com o layout totalmente diferente das versões anteriores. A grade de ícones foi substituída por uma barra lateral que permite alternar entre diferentes áreas.
 A nova barra lateral torna muito mais fácil e rápido navegar no aplicativo Configurações e coloca as opções mais utilizadas de fácil acesso. Isso também significa que a janela Configurações agora é maior e pode ser redimensionada, o que é mais confortável em muitas situações.

Novo Painel de Controle do GNOME 3.26

 As opções de configuração de Impressoras, Teclado, Mouse e Monitor agora estão "unidas" no menu "Dispositivos" ("Devices"):

Menu "Dispositivos", em Configurações

 Já no menu "Detalhes" ("Details") você encontrará o ajuste de Data e hora, configuração de Usuários e dos Aplicativos padrões:


 GNOME Web (ou Epiphany, o navegador do GNOME) também recebeu melhorias, dentre elas está a integração com o Firefox Sync, permitindo a importação de todos os seus favoritos, histórico de navegação, senhas memorizadas e abas abertas no Mozilla Firefox (no computador ou no smartphone).


 A barra de notificações (anteriormente localizada na parte inferior esquerda da tela) foi removida desta versão, fornecendo assim uma melhor experiência aos usuários. No entanto, é possível acessar facilmente os ícones de status dos aplicativos através da extensão TopIcons.






 Um dos recursos que também recebeu aprimoramentos no GNOME 3.26 foi a pesquisa do sistema. Os resultados têm um layout atualizado que os torna mais fáceis de ler e exibe mais itens ao mesmo tempo. Além disso, agora é possível procurar por ações do sistema, como desligar, suspender, bloquear a tela, efetuar logoff, alternar usuário e bloqueio de orientação. As opções de efetuar logoff e alternar usuário só aparecem se houver mais de um usuário no sistema, bem como o bloqueio de orientação só estará disponível se o dispositivo suportar a rotação automática da tela.

 Esses recursos de pesquisa podem ser acessados clicando em "Atividades" e digitando na caixa de pesquisa, ou simplesmente pressionando a tecla "Super" e começar a digitar!

https://help.gnome.org/misc/release-notes/3.26/figures/search.png

 Mais algumas novidades que merecem destaque nesta versão:

  • GNOME Photos agora possui um novo ajuste de zoom, a possibilidade de importar fotos de câmeras/cartões de memória e o suporte para upload de imagens diretamente para as redes sociais;
  • No GNOME Software, as atualizações serão agrupadas por tipo, além de informar com mais precisão o progresso de instalação das mesmas;
  • Boxes, o aplicativo do GNOME para criar e executar máquinas virtuais e remotas, agora permite compartilhar pastas entre uma máquina virtual e seu computador. Para usar esse recurso, basta selecionar as pastas que deseja compartilhar nas configurações (elas aparecerão como locais de rede no sistema convidado);
  • O GNOME Tweak Tool foi renomeado para apenas "Tweaks" e ganhou três novas configurações: uma opção para mover os botões da janela para a esquerda ou para a direita, outra para desativar durante a digitação (para touchpads) e uma opção para mostrar a porcentagem da bateria na barra superior.

 Vários refinamentos visuais também foram implementados, como a barra superior que torna-se transparente quando não há nenhuma janela maximizada, o tamanho das miniaturas foi aumentado na Visão geral de Atividades, as caixas de diálogo que informam quando um aplicativo não está respondendo possui um novo estilo e um efeito de transição ao redimensionar alguma janela.

 Para saber todas as novidades presentes no GNOME 3.26, basta acessar as Notas da Versão no link abaixo:

  https://help.gnome.org/misc/release-notes/3.26/

 E no anúncio oficial, acesse:

  https://www.gnome.org/news/2017/09/gnome-3-26-released/

 Assista também ao vídeo abaixo, que mostra com mais detalhes todas as novidades presentes no GNOME 3.26:


 O GNOME 3.26 será o desktop padrão do Fedora 27 e também do Ubuntu 17.10, sendo que este está previsto para ser lançado no próximo mês, dia 19 de outubro de 2017. Caso utilize o openSUSE Tumbleweed, Arch Linux ou outra distribuição Rolling Release, esta nova versão do GNOME estará disponível nos repositórios oficiais daqui a algumas horas (ou dias), basta apenas realizar uma atualização.

 Também é possível testar essa nova versão do GNOME através da imagem ISO disponibilizada pelo projeto "GNOME Next" no link abaixo, acesse:

  http://download.opensuse.org/repositories/GNOME:/Medias/images/iso/?P=GNOME_Next*


 E você, o que achou das novidades do GNOME 3.26? Conte para nós nos comentários!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter, Facebook ou no nosso canal no Telegram! :)

 Obrigado pela visita e até +!

Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,43,Déjà Dup,1,Dica,163,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,19,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,71,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Lançado o GNOME 3.26 "Manchester", confira as novidades!
Lançado o GNOME 3.26 "Manchester", confira as novidades!
Foi disponibilizado a versão final do ambiente de área de trabalho GNOME 3.26, confira algumas das novidades e veja como testá-lo!
https://1.bp.blogspot.com/-JUVERzL0K9o/Wbg6fbASszI/AAAAAAAAHbE/1X646GZAASouhbs168N6YZOx7jrFyBKBQCLcBGAs/s1600/GNOME-3.26-Released.png
https://1.bp.blogspot.com/-JUVERzL0K9o/Wbg6fbASszI/AAAAAAAAHbE/1X646GZAASouhbs168N6YZOx7jrFyBKBQCLcBGAs/s72-c/GNOME-3.26-Released.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/09/Lancado-o-GNOME-3-26.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/09/Lancado-o-GNOME-3-26.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo