Lançado o KDE Plasma 5.10, confira algumas das novidades desta versão e saiba como testá-lo!
Lançado o KDE Plasma 5.10!

 Após vários meses de desenvolvimento, o Projeto KDE anunciou hoje, dia 30 de maio de 2017, a mais nova versão do ambiente de área de trabalho do KDE, o Plasma 5.10, trazendo várias novas funcionalidades, dentre elas está a integração da Central de Aplicativos do KDE, o "Discover", com os pacotes Flatpak e Snappy, além do suporte ao GNOME Open Desktop Ratings, para que os usuários possam enviar as suas avaliações e comentários sobre os aplicativos instalados (substituindo o antigo sistema de revisões do Ubuntu - Ubuntu popularity contest).

 Esta versão também traz habilitado por padrão a Visualização de Pastas na área de trabalho ao invés do widget de pastas, que era usado até então.

Visualização de pastas na área de trabalho do KDE Plasma 5.10
As pastas aparecerão na área de trabalho, não mais em um widget

" Depois de alguns anos evitando os ícones na área de trabalho, aceitamos o inevitável e mudamos para a visualização de pasta como a área de trabalho padrão, que traz alguns ícones por padrão e permite aos usuários colocar os arquivos ou pastas que quiserem acessar facilmente.", diz o anúncio oficial.

 E não é só isso, confira mais algumas novidades do KDE Plasma 5.10:
  • O Gerenciador de Tarefas recebeu melhorias, como o suporte para agrupar e desagrupar aplicativos através do clique com o botão do meio do mouse (EXEMPLO);
  • Controles multimídia foram adicionados na tela de bloqueio (EXEMPLO);
  • A pesquisa do Plasma na Central de Aplicativos (KRunner) sugere a instalação de aplicativos que não estão instalados (EXEMPLO);
  • Adicionado um teclado virtual na tela de login e de bloqueio (EXEMPLO).

 Também foram feitas algumas melhorias em relação ao servidor gráfico Wayland, como a capacidade do Gerenciador de Janelas KWin ajustar a escala da tela em diferentes níveis, caso tenha um monitor HiDPI e uma tela DPI normal. Confira todas as novidades presentes no KDE Plasma 5.10 acessando o anúncio oficial:

  https://www.kde.org/announcements/plasma-5.10.0.php?site_locale=en (Inglês)
  https://www.kde.org/announcements/plasma-5.10.0.php?site_locale=pt (Português)

 Ou através da lista completa de alterações, acesse:

  https://www.kde.org/announcements/plasma-5.9.5-5.10.0-changelog.php

 Assista também o vídeo oficial, mostrando as principais novidades presentes no KDE Plasma 5.10:







Como posso testar o KDE Plasma 5.10?

 Se você é usuário de alguma distribuição Rolling Release, como, por exemplo, o Arch Linux, KaOS e openSUSE Tumbleweed, o KDE Plasma 5.10 estará disponível em breve nos repositórios oficiais, mas, caso não queira esperar, poderá experimentar essa nova versão através de uma imagem ISO disponibilizada pelo projeto KDE Neon, acesse:

  https://neon.kde.org/download

 Uma outra opção é utilizar a imagem ISO fornecida pelo projeto openSUSE Krypton, acesse:

  http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Medias/images/iso/?P=openSUSE_Krypton.*.iso


 E você, o que achou desta nova versão do KDE Plasma? já fez o teste? Conte-nos sobre a sua experiência logo abaixo nos comentários!
 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)

 Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


Referências:

Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.



  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: