Lançado o GNOME 3.24 "Portland", confira algumas das novidades desta versão e veja como testá-lo!
Lançado o GNOME 3.24 "Portland"!

 Após 6 meses de desenvolvimento, foi anunciado hoje, dia 22 de março de 2017, a mais recente versão do ambiente de área de trabalho GNOME, o GNOME 3.24 "Portland". Apresentando uma plataforma atualizada e aplicações, o lançamento inclui uma série de novos recursos e melhorias, representando mais um passo adiante para o GNOME e tem muito a oferecer aos usuários e desenvolvedores.






 Esta versão recebeu o nome de "Portland" em reconhecimento à equipe que organizou o LAS GNOME, evento do realizado no ano passado na cidade de Portland, estado americano de Oregon (EUA). O próximo lançamento, GNOME 3.26, está planejado para outubro de 2017.

Mas, o que há de novo no GNOME 3.24?

 São várias as novidades presentes nesta versão, dentre elas está o Night Light (Luz Noturna), um recurso que altera a cor dos seus monitores de acordo com a hora do dia. Ao tornar a cor da tela mais quente à noite, pode ajudar a evitar insônia e o cansaço ocular.

Recurso Night Light implementado no GNOME 3.24

 O aplicativo "Configurações" (GNOME Control Center) recebeu melhorias, mais precisamente as seções Contas on-line, Usuários e Impressoras, que agora exibe a localização e o nível de tinta de cada uma das suas impressoras. Também foram feitas várias melhorias e correções de erros na área de notificações do GNOME 3.24; a lista de notificações ficou com um visual mais simples e claro, o que torna mais fácil a leitura das notificações anteriores.

Notificações no GNOME 3.24 "Portland"

 Mais algumas novidades que merecem destaque nesta versão:

  • O GNOME 3.24 vem com suporte para máquinas que possuem duas placas de vídeo. Se você tem esse hardware, agora poderá selecionar qual GPU usar ao iniciar um aplicativo. O "Configurações" também mostrará informações sobre as duas placas de vídeo;
  • Os ícones de alta resolução do GNOME ficaram maiores e mais brilhantes, melhorando a aparência dos mesmos em displays de alta densidade. O estilo visual de muitos dispositivos, tipos de arquivos e ícones de aplicativos também foi melhorado, com um novo visual mais simplificado;
  • O Nautilus (Arquivos) agora torna mais fácil e seguro trabalhar com arquivos e pastas restritos. Se tentar fazer algo que exija permissões adicionais, você automaticamente deverá inserir uma senha. Isso fornece uma maneira muito mais segura para trabalhar com arquivos restritos e pastas, em comparação com a execução do aplicativo com o sudo ou root;
  • O aplicativo GNOME Software passou por uma nova rodada de aprimoramentos e ajustes visuais, incluindo novos ícones para indicar quando os aplicativos são instalados, uma apresentação atualizada para avaliações de usuários e a exibição de quanto espaço em disco cada aplicativo instalado está ocupando;
  • O suporte ao Flatpak no GNOME Software, que foi introduzido na última versão, foi melhorado. Em particular, atualizar aplicativos Flatpak é muito mais suave. Novos recursos do Flatpak, como o download automático do tempo de execução, também foi incluído nesta versão.

 Dentre outras. Confira todas as novidades do GNOME 3.24 "Portland" acessando as Notas da Versão no link:

  https://help.gnome.org/misc/release-notes/3.24/

 E no anúncio oficial:

  https://www.gnome.org/news/2017/03/gnome-3-24-released/

 Abaixo o vídeo oficial que mostra o que há de novo no GNOME 3.24 (ative as legendas em Português):


 Se você utiliza alguma distribuição Rolling Release, como o openSUSE Tumbleweed ou Arch Linux, dentro de alguns dias (ou horas) receberão esta nova versão nos repositórios oficiais. Mas caso queira testar todos estes novos recursos do GNOME 3.24 agora, basta baixar a imagem .ISO do GNOME Next no link:

  http://download.opensuse.org/repositories/GNOME:/Medias/images/iso/?P=GNOME_Next*


 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)

 Muito obrigado pela visita e até a próxima!

Referências

Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.



  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: