Aprenda, nesta dica rápida, a ativar o Menu Global no KDE Plasma 5.9 e versões superiores.
Compartilhe nas redes sociais!
Como ativar o Menu Global no KDE Plasma 5.9

 A poucos dias atrás, mais precisamente em 31 de janeiro de 2017, foi anunciado a mais recente versão do ambiente de área de trabalho KDE, o Plasma 5.9, versão esta que trouxe várias novidades, uma delas é um recurso que já estava presente no KDE 4 e que, devido a vários pedidos dos usuários, está de volta no KDE Plasma 5.9, os Menus Globais!

 Esse recurso permite que o menu dos aplicativos seja exibido como um simples botão na barra de título dos aplicativos ou em um widget na barra superior da área de trabalho (semelhante ao macOS e ao Ubuntu com desktop Unity). Se você ficou interessado e está utilizando a versão 5.9 do KDE Plasma na sua distribuição Linux, abaixo mostrarei como é fácil ativar os menus globais. Vamos lá?! :)

 Para conferir esta e mais algumas novidades presentes no Plasma 5.9,  acesse:

  http://www.blogopcaolinux.com.br/2017/01/Lancado-o-KDE-Plasma-5-9.html

Procedimentos testados no KDE Neon Developer Edition (distribuição baseada no Ubuntu) e no openSUSE Krypton.

Menu em um Widget na parte superior do desktop


 O procedimento a ser realizado para que os menus dos aplicativos sejam exibidos na parte superior da área de trabalho é bem simples; primeiro, abra as "Configurações do Sistema" (procure-o no lançador de aplicativos do KDE):

Procure pelas "Configurações do Sistema" no lançador de aplicativos do KDE.

 Depois, na janela principal do aplicativo, clique em "Estilo dos Aplicativos", como destacado na imagem abaixo:

Clique em "Estilo dos Aplicativos"

 Em "Estilo dos widgets", clique na aba "Fine Tunning" (Ajuste Fino):

Em "Estilo dos widgets", clique na aba "Fine Tuning"

 E em "Menubar style" (Estilo da barra de menu), basta selecionar a opção "Application Menu widget" (Widget do Menu de aplicativos), como destacado na imagem abaixo:

Selecione a opção "Application Menu widget" - Widget do Menu de aplicativos

 Clique em "Apply" (Aplicar) para salvar as alterações e após, reinicie os aplicativos abertos para efetivar as mudanças:

Clique em "Apply" para aplicar as alterações

 Acesse a área de trabalho do KDE, tecle Alt + d e em seguida, pressione l para desbloquear os widgets (caso estejam bloqueados).
 Feito isso, dê um clique com o botão direito do mouse e no menu "Add Panel" (Adicionar Painel), clique na opção "Painel Vazio", como indicado abaixo:

Adicionando um Painel Vazio na área de trabalho do KDE

 Clique no ícone localizado no canto superior direito deste novo painel adicionado anteriormente e após, clique em "Add Widgets" (Adicionar Widgets):

Adicionando um widget no painel vazio criado anteriormente

 Pesquise por "menu" (sem aspas) no Navegador de Widgets do Plasma e dê dois cliques em "Menu Global", como mostrado abaixo:

Pesquise por Menu no Navegador de Widgets do KDE e clique duas vezes em "Menu Global"

 Com isso, ao abrir novamente os aplicativos, o menu dos mesmos aparecerão no painel superior do desktop, semelhante ao que acontece com o ambiente de área de trabalho Unity, do Ubuntu:

Área de trabalho do KDE Plasma 5.9, mostrando o menu do VLC Media Player no painel superior da tela

 Simples, não é? Abaixo você confere mais uma opção de personalização.






Menu em um Botão na Barra de Título dos aplicativos


 Uma outra opção é acessar o menu dos aplicativos através de um único botão na barra de título dos mesmo, para isso, basta abrir as Configurações do Sistema >> Estilo dos Aplicativos e em "Estilo dos widgets", clicar na aba "Fine Tunning" (Ajuste Fino).
 Feito isso, em "Menubar style" (Estilo da barra de menu), basta selecionar a opção "Title bar button" (Botão na barra de título), em destaque na imagem abaixo:

Selecione a opção "Title bar button" - Botão na barra de título

 Clique em "Apply" (Aplicar) para salvar as alterações e após, reinicie os aplicativos abertos. Com isso, os menus poderão ser acessados através do ícone na barra de título dos aplicativos, como na imagem abaixo:

Área de trabalho do KDE Plasma 5.9, mostrando o menu do VLC Media Player em um botão na lateral esquerda da barra de título

 Vale ressaltar que nem todos os aplicativos suportam essas alterações, que é o caso, por exemplo, do K3b e do Mozilla Firefox, que ainda exibem os menus abaixo da barra de título, mas esse "detalhe" deve ser corrigido em breve nas próximas atualizações do KDE Plasma.

 Então é isso, espero que este tutorial tenha sido útil para você! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, basta deixar o seu comentário logo abaixo (utilizando o Disqus, a sua conta do Google/Blogger ou do Facebook), ou se preferir, entre em contato conosco!

 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do Blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)

 Muito obrigado pela visita e até o próximo tutorial!

Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.




  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: