Lançado o KDE Plasma 5.9

Lançado a mais recente versão do ambiente de área de trabalho KDE, o Plasma 5.9, confira algumas das novidades e veja como testá-lo!

Lançado o KDE Plasma 5.9

Lançado a mais recente versão do ambiente de área de trabalho KDE Plasma, confira algumas das novidades e veja como testá-lo!

 A equipe de desenvolvimento do KDE anunciou hoje, dia 31 de janeiro de 2017, o Plasma 5.9, versão esta que traz várias novidades e melhorias em relação à anterior.

"Hoje o KDE lança a primeira versão de atualização de funcionalidades deste ano do Plasma, o Plasma 5.9. Embora esta versão ofereça muitas funcionalidades excelentes para a sua área de trabalho, continuaremos a fornecer correções de erros para o Plasma 5.8 LTS.", diz o anúncio oficial.

O que há de novo no Plasma 5.9?

 Dentre as principais novidades anunciadas estão:

  • Devido a vários pedidos dos usuários, os desenvolvedores do KDE implementaram novamente os Menus Globais no Plasma 5.9, funcionalidade que "separa" a tradicional barra de menus da janela dos aplicativos (SCREENSHOT). Para saber como ativá-lo, acesse este tutorial que preparamos;
  • Adicionado um novo módulo de configuração de rede (SCREENSHOT);
  • Pré-visualizações interativas foram adicionadas nas notificações do Plasma;
  • Melhorias no Gerenciador de Tarefas, o que inclui a visualização em miniatura dos aplicativos em execução.

 Além disso, foram realizadas melhorias no suporte ao Wayland e também na aparência e comportamento da área de trabalho do Plasma, bem como os seus aplicativos. As barras de rolagem, por exemplo, receberam um design mais compacto, dando aos aplicativos um olhar mais bonito e elegante.






 Confira estas e outras novidades presentes no KDE Plasma 5.9 acessando as notas de lançamento:

  https://www.kde.org/announcements/plasma-5.9.0.php?site_locale=en (Inglês)
  https://www.kde.org/announcements/plasma-5.9.0.php?site_locale=pt (Português)

 A lista completa de mudanças desta versão você encontra em:

  https://www.kde.org/announcements/plasma-5.8.5-5.9.0-changelog.php

 Abaixo o vídeo oficial que mostra as principais novidades no Plasma 5.9:



Como testar a nova versão do KDE Plasma?

 Os usuários de distribuições Rolling Release, como o Arch Linux, KaOS e openSUSE Tumbleweed deverão ser os primeiros a testar o Plasma 5.9 nas próximas semanas (ou dias), mas, caso não queira esperar, poderá experimentar essa nova versão através de uma imagem ISO (Developer Edition) disponibilizada pelo projeto KDE Neon, acesse:

  https://neon.kde.org/download

 Uma outra opção é utilizar a imagem ISO fornecida pelo projeto openSUSE Krypton, acesse:

  http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Medias/images/iso/?P=openSUSE_Krypton.*.iso


 E você, já testou o KDE Plasma 5.9? O que achou dessa nova versão? Conte-nos sobre a sua experiência logo abaixo nos comentários!
 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)

 Muito obrigado pela visita e até próxima!


Referências:

COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,41,Déjà Dup,1,Dica,160,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,17,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,68,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,3,Opera,3,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,1,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,69,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,14,VMware Workstation,8,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Lançado o KDE Plasma 5.9
Lançado o KDE Plasma 5.9
Lançado a mais recente versão do ambiente de área de trabalho KDE, o Plasma 5.9, confira algumas das novidades e veja como testá-lo!
https://3.bp.blogspot.com/-eFbQ_Fp-YXc/WJCX1mKyGbI/AAAAAAAAFwM/q2q8Qosc1iEZR_BbDn0Gf7Z1ituNGFBawCLcB/s400/Lan%25C3%25A7ado-KDE-Plasma-5.9.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-eFbQ_Fp-YXc/WJCX1mKyGbI/AAAAAAAAFwM/q2q8Qosc1iEZR_BbDn0Gf7Z1ituNGFBawCLcB/s72-c/Lan%25C3%25A7ado-KDE-Plasma-5.9.jpg
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/01/Lancado-o-KDE-Plasma-5-9.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2017/01/Lancado-o-KDE-Plasma-5-9.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo