Lançado a mais recente versão do ambiente de área de trabalho KDE, o Plasma 5.9, confira algumas das novidades e veja como testá-lo!
Lançado o KDE Plasma 5.9

Lançado a mais recente versão do ambiente de área de trabalho KDE Plasma, confira algumas das novidades e veja como testá-lo!

 A equipe de desenvolvimento do KDE anunciou hoje, dia 31 de janeiro de 2017, o Plasma 5.9, versão esta que traz várias novidades e melhorias em relação à anterior.

"Hoje o KDE lança a primeira versão de atualização de funcionalidades deste ano do Plasma, o Plasma 5.9. Embora esta versão ofereça muitas funcionalidades excelentes para a sua área de trabalho, continuaremos a fornecer correções de erros para o Plasma 5.8 LTS.", diz o anúncio oficial.

O que há de novo no Plasma 5.9?

 Dentre as principais novidades anunciadas estão:

  • Devido a vários pedidos dos usuários, os desenvolvedores do KDE implementaram novamente os Menus Globais no Plasma 5.9, funcionalidade que "separa" a tradicional barra de menus da janela dos aplicativos (SCREENSHOT). Para saber como ativá-lo, acesse este tutorial que preparamos;
  • Adicionado um novo módulo de configuração de rede (SCREENSHOT);
  • Pré-visualizações interativas foram adicionadas nas notificações do Plasma;
  • Melhorias no Gerenciador de Tarefas, o que inclui a visualização em miniatura dos aplicativos em execução.

 Além disso, foram realizadas melhorias no suporte ao Wayland e também na aparência e comportamento da área de trabalho do Plasma, bem como os seus aplicativos. As barras de rolagem, por exemplo, receberam um design mais compacto, dando aos aplicativos um olhar mais bonito e elegante.






 Confira estas e outras novidades presentes no KDE Plasma 5.9 acessando as notas de lançamento:

  https://www.kde.org/announcements/plasma-5.9.0.php?site_locale=en (Inglês)
  https://www.kde.org/announcements/plasma-5.9.0.php?site_locale=pt (Português)

 A lista completa de mudanças desta versão você encontra em:

  https://www.kde.org/announcements/plasma-5.8.5-5.9.0-changelog.php

 Abaixo o vídeo oficial que mostra as principais novidades no Plasma 5.9:



Como testar a nova versão do KDE Plasma?

 Os usuários de distribuições Rolling Release, como o Arch Linux, KaOS e openSUSE Tumbleweed deverão ser os primeiros a testar o Plasma 5.9 nas próximas semanas (ou dias), mas, caso não queira esperar, poderá experimentar essa nova versão através de uma imagem ISO (Developer Edition) disponibilizada pelo projeto KDE Neon, acesse:

  https://neon.kde.org/download

 Uma outra opção é utilizar a imagem ISO fornecida pelo projeto openSUSE Krypton, acesse:

  http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Medias/images/iso/?P=openSUSE_Krypton.*.iso


 E você, já testou o KDE Plasma 5.9? O que achou dessa nova versão? Conte-nos sobre a sua experiência logo abaixo nos comentários!
 Aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook! :)

 Muito obrigado pela visita e até próxima!


Referências:

Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.



  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: