Lançado a mais nova versão com suporte a longo prazo do ambiente de área de trabalho KDE, o Plasma 5.8 LTS, confira algumas das novidades!
Lançado o KDE Plasma 5.8 LTS!

Lançado a mais nova versão com suporte a longo prazo do ambiente de área de trabalho KDE Plasma, confira algumas das novidades e veja como testá-lo!

 Após vários meses de desenvolvimento, hoje, dia 4 de outubro de 2016, foi anunciado o KDE Plasma 5.8 LTS, versão esta que receberá atualizações até 2018.

 "Hoje o KDE lança sua primeira edição de Suporte a Longo Prazo (LTS) do seu 'software' de ambiente de trabalho de referência, o Plasma. Isto marca o ponto em que os programadores e os 'designers' estão felizes em recomendar o Plasma para a audiência mais abrangente possível, sejam eles utilizadores empresariais ou particulares.", diz o anúncio oficial.
 "Se já experimentou um ambiente de trabalho KDE anteriormente e desistiu, agora é a altura de voltar a tentar - o Plasma é simples por omissão, poderoso onde for necessário."


O que há de novo?


 Essa nova versão do Plasma traz várias melhorias e funcionalidades, dentre algumas delas estão:

  • O tema padrão do KDE 5 (Breeze) traz uma aparência unificada para os aplicativos escritos em Qt 4, Qt 5, GTK 2 e GTK 3, incluindo o LibreOffice;
  • A configuração dos atalhos globais foi simplificada, focando assim nas tarefas mais comuns, que é o lançamento das aplicações;
  • A pesquisa no desktop foi melhorada, facilitando ainda mais a busca por arquivos, pastas, programas, enfim, tudo o que você tem no computador.






 Além de um melhor suporte ao Wayland, a línguas Semitas escritas da direita para a esquerda (como o Hebreu e o Árabe), um novo design unificado da tela de login e encerramento, melhorias nos Applets (widgets) da área de trabalho dentre outros, você pode conferir todas as novidades do Plasma 5.8 LTS no anúncio oficial, acesse:

  https://www.kde.org/announcements/plasma-5.8.0.php?site_locale=pt

  https://www.kde.org/announcements/plasma-5.7.5-5.8.0-changelog.php

 Confira as novidades do Plasma 5.8 assistindo o vídeo oficial:



Como testar o novo KDE Plasma?


 Em breve a versão 5.8 LTS do KDE estará disponível nos repositórios oficiais das distribuições Linux Rolling Release, como (por exemplo) o openSUSE Tumbleweed e o Arch Linux, mas se você não quer esperar, poderá testar o KDE Plasma 5.8 LTS através de uma imagem ISO disponibilizada pelo Projeto KDE Neon, para baixar acesse:

  http://files.kde.org/neon/images/neon-useredition/current/


 E você, o que achou dessa nova versão do KDE? Já testou? Conte-nos sobre a sua experiência deixando o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco!
 Aproveite também e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook, aproveite que essas opções ainda são gratuitas! :)

 Obrigado pela visita e até +!

Referências:


Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.



  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: