O Blog Opção Linux completa um ano de existência neste dia 10 de setembro de 2016! Obrigado a todos que acessaram durante este período!

Hoje, dia 10 de setembro de 2016, o blog Opção Linux faz o seu primeiro aniversário! \o/

 No dia 10 de setembro de 2015 eu (Sandro) criei o blog Opção Linux, com o objetivo de passar um pouco que sei sobre esse excelente sistema operacional para os novatos no mesmo. E além de compartilhar o o pouco que sei com vocês, aprendi muitas coisas novas durante esse período, como, por exemplo, ter que usar "na marra" o GIMP e o Inkscape para editar as imagens, fazer as artes e o logotipo do blog (já que utilizava o GIMP só para recortar as bordas de fotos e no Inkscape só pra fazer algumas formas geométricas, não sabia ir além disso rsrsrs) .


Início do blog


Para "inaugurar" o blog postei uma dica de instalação do navegador Opera no openSUSE (publicado no início de 2015 no Viva o Linux), que na época não havia uma versão RPM do mesmo, mas tanto no VOL quanto aqui teve poucas visualizações. No primeiro mês fiz três postagens, a citada anteriormente, uma de instalação do PeaZip no Ubuntu e outra de como corrigir um problema com o Kdenlive no openSUSE Tumbleweed, mas não "aparecia" ninguém visitando...
 A partir de outubro é que o blog começou a receber algumas visitas, graças a algumas técnicas de SEO que apliquei e também ao post (que foge do assunto do blog) de instalação do PC-BSD 10.2 (hoje TrueOS) no VirtualBox, mas não passava de 5 visitantes por dia (e ficava numa alegria rsrs). Desde então venho escrevendo tutoriais bem detalhados e que realmente possam ajudar os iniciantes no Linux; e no caso de instalação de algum programa ou uma pós-instalação de uma distribuição, busco sempre utilizar o tão "temido" terminal (e explicando o que faz cada comando que peço para executar). E aparentemente isso tem dado resultado, os acessos ao blog só vem aumentando nos últimos meses!


Os números!


 Segundo dados do Google Analytics, nos últimos 31 dias (10 de agosto a 9 de setembro), por exemplo, estamos com uma média de 194 visitas / dia de "visitantes reais" (tirando os falsos acessos (Referrer spam) da Rússia (principalmente) e de vários outros países)!






 E em 1 ano, segundo o painel do Blogger, já são mais de 100 mil visualizações de página até agora (114.663 pra ser mais exato; tirando umas 2000 visualizações de robôs, estamos com mais de 110 mil visualizações de visitantes reais neste ano):


 Visão geral do público:



Agradecimentos!


 Agradeço imensamente a todos vocês que visitaram o blog Opção Linux nesse um ano de existência, meu MUITO OBRIGADO! Não esperava alcançar essa quantidade de acessos em tão pouco tempo (que claro, essa quantidade é pífia se comparada com as estatísticas de grandes sites e blogs de Linux), mas pra quem no início tinha 5 acessos diários no máximo, acho que está muito bom!

Agradecimentos especiais:

  • Ao Renato Peixoto, integrante da Endless Computers que entrou em contato comigo em junho apresentando o Endless OS, um excelente sistema operacional Linux que conta com vários conteúdos multimídia e educacionais pré-instalados, voltado principalmente para quem não tem conexão à internet, você pode conferir o post que fizemos sobre o Endless OS clicando aqui.
  • Ao Luiz Claudio, fundador e redator do blog LcomLinux, onde sempre posta tutoriais sobre as principais distribuições Linux e que disponibilizou um espaço para o blog Opção Linux.
  • Para os responsáveis pela página Software Livre no Facebook, que compartilharam algumas das minhas postagens, o que trouxe muitos visitantes ao blog.
  • E aos que assinaram o nosso Feed, que curtiram nossa página no Facebook (criada recentemente), nos seguiram no Google Plus e no Twitter, além dos que entraram em contato por e-mail solicitando uma ajuda, aos que comentaram nas nossas postagens e que compartilharam os tutoriais com seus amigos!

 Enfim, a todos que acessaram o Blog Opção Linux durante esse tempo, novamente meu

Muito Obrigado!

 E espero poder continuar produzindo conteúdo pelos próximos anos, não garanto que postarei novas dicas / artigos semanalmente, já que não vivo de blog, mas farei o possível para postar conteúdo novo aqui (e com qualidade)!

 Então é isso, obrigado pela sua visita até o próximo tutorial!!


Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.



  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: