Guia de instalação do OpenMandriva Lx 3.0

Aprenda, neste tutorial, a fazer a instalação passo a passo do OpenMandriva Lx 3.0 no seu computador.

Guia de instalação do OpenMandriva Lx 3.0

Aprenda, neste tutorial, a fazer a instalação passo a passo do OpenMandriva Lx 3.0 no seu computador.

 No dia 13 de agosto de 2016 foi anunciado o OpenMandriva Lx 3.0, como informado no post anterior. Dentre algumas das novidades dessa nova versão estão a versão 5.6.5 do KDE Plasma e o suporte ao F2FS, um sistema de arquivos projetado para discos de estado sólido, para mais detalhes sobre OpenMandriva Lx 3.0 acesse o comunicado oficial.

 Vamos à instalação!

 Para este tutorial utilizei a ISO de 64 bits do OpenMandriva Lx 3.0 numa máquina virtual criada no Oracle VirtualBox, versão 5.1.4, onde já tinha instalado o Windows 7 num disco virtual de 50GB e 2GB de RAM; porém, você poderá utilizar os passos a seguir para instalar num HD que tenha também outro Linux já instalado, bem como num HD novo (sem dados), porém, este tutorial não cobre a instalação em computadores com UEFI.

 Mas fique atento, os requisitos mínimos de instalação do OpenMandriva Lx 3.0 são:

  • 1GB de memória RAM (1,6GB de RAM ou mais é o recomendado);
  • 10GB de espaço livre no HD.

Tópicos desse artigo:

  Antes de tudo, o que fazer?

  Download do OpenMandriva Lx 3.0

  Gravando a ISO baixada no DVD ou pen drive

  Particionando o HD (pelo Windows ou GParted)

  Instalando o OpenMandriva Lx 3.0


Antes de tudo, o que fazer?


 Caso queira instalar o OpenMandriva em dual boot num HD que tenha somente o Windows instalado, é importante que:

  • Faça BACKUP dos seus arquivos (músicas, documentos, etc). Isso é muito importante, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja mais detalhes de como fazer isso neste tutorial da Microsoft e no tutorial do site TechTudo.
    Desde já deixo claro que NÃO me responsabilizo por possíveis perdas de dados que venham a acontecer (apesar que o risco disso acontecer seguindo os passos desse tutorial é mínimo, mas pode acontecer), por isso a importância de fazer uma cópia de TODOS os seus dados.

  • Faça a desfragmentação da partição do Windows (pelo menos 2 vezes). O Windows já vem com uma ferramenta de desfragmentação, para acessá-la, abra o Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre o Disco Local (C:) >>> Propriedades >>> Ferramentas >>> Otimizar e desfragmentar unidade, ou utilizar um software de terceiros para isso, como, por exemplo, o Defraggler e o UltraDefrag (que é de código aberto).



Download do OpenMandriva Lx 3.0


 Faça o download do OpenMandriva através do site oficial:

  www.openmandriva.org/download

 Você também encontra os links (oficiais) para download do OpenMandriva Lx no post anterior, acesse:

  Lançado o OpenMandriva Lx 3.0 - Blog Opção Linux

 Após o download, verifique a integridade da ISO, como é explicado nesta dica do site Viva o Linux.


Gravar a ISO no pen drive ou DVD


 Existem vários programas para gravar ISOs em CDs/DVDs e pen drives, cito aqui apenas alguns deles que já usei e recomendo.

 Caso esteja no Windows e deseja utilizar um DVD para gravar a ISO, poderá utilizar o próprio utilitário do Windows para isso, mas também é possível utilizar outros programas, como o popular Nero (que é pago), além do InfraRecorder (que é gratuito e de código aberto) e do CDBurnerXP (gratuito). Para gravar a ISO do OpenMandriva num pen drive, recomendo o Universal USB Installer ou o Rufus (ambos gratuitos e de código aberto).

 No Linux, se for utilizar um DVD, recomendo gravar a ISO utilizando o Brasero ou o K3B (que estão disponíveis nos repositórios de várias distros); caso queira utilizar um pen drive, utilize o UNetbootin ou grave a ISO pelo terminal utilizando o "dd", como é explicado neste tutorial.


Particionando o HD (pelo Windows ou GParted)


 Você já tem o Windows instalado no HD? Se sim, recomendo que siga o tutorial abaixo para criar um espaço livre para instalar o OpenMandriva, sem a necessidade de baixar e instalar programas extras:

  opcaolinux.blogspot.com/p/redimensionar-particoes-no-windows.html

 Se você tem um outro sistema Linux ou mesmo o Windows instalado no seu HD e quer utilizar o GParted para redimensionar suas partições, acesse este outro tutorial abaixo:

  opcaolinux.blogspot.com/2015/11/redimensionando-particoes-com-o-gparted.html

 Após, reinicie o computador com o pen drive ou DVD criado anteriormente e vamos para o próximo passo, a instalação do OpenMandriva.


Instalando o OpenMandriva Lx 3.0


 Vamos então à instalação do OpenMandriva!

 Após reiniciar o computador com o DVD de instalação dentro da unidade ótica ou com o pen drive bootável "espetado", vai aparecer a tela de boot do OpenMandriva, assim que aparecer, escolha a opção Install OpenMandriva Lx e tecle Enter:

Tela de boot do OpenMandriva Lx 3.0

  Após o sistema carregar, irá surgir a tela inicial do instalador do OpenMandriva (o Calamares), selecione o idioma Português (no caso, do Brasil) e clique em Próximo:

Selecione o idioma de instalação do OpenMandriva

 Em seguida, selecione o seu fuso horário e clique em Próximo:

Selecione o seu fuso horário

 Selecione o layout do seu teclado e clique em Próximo:

Selecione o layout do seu teclado

 Agora é uma das partes mais importantes da instalação, você deverá escolher onde instalar. Na imagem abaixo podemos verificar:

1 - Indica se o computador tem BIOS ou UEFI, no meu tem BIOS;

2 - Seleção do disco rígido onde instalará o OpenMandriva Lx, informando ao lado a tabela de partições do mesmo, no caso é MBR;

3 - Selecione o tipo de particionamento manual, já que liberamos espaço em disco anteriormente.

 Após, clique em Próximo:

Opções de instalação do OpenMandriva Lx 3.0

 Após você poderá criar as partições para instalar o OpenMandriva, como criamos um espaço vazio no Windows na etapa anterior à instalação, basta selecionar o Espaço livre e clicar em Criar:

Crie uma nova partição utilizando o espaço livre em disco

 Neste exemplo vou criar somente uma partição raiz e a Swap para o OpenMandriva. Primeiramente, vamos criar a partição onde o OpenMandriva será instalado, na imagem abaixo:

1 - Defina o tamanho da partição e o tipo da mesma como primária, no caso, deixei com 23GB (1024 x 23 = 23552MB = 23GB);

2 - Selecione o sistema de arquivos para essa nova partição, se você é novo no mundo Linux, deixe como ext4;

3 - Em ponto de montagem, selecione a barra "/" (raiz).


 Feito isso, clique em Ok:


Crie a partição onde será instalado o OpenMandriva

 Vamos criar uma área de troca (Swap) para o sistema, o recomendado é usar o dobro do tamanho da memória RAM do seu computador, ou seja, se seu computador tem 3GB de RAM (por exemplo), use uma partição de 6GB para a swap; mas, no meu caso, desde a primeira vez que utilizei Linux e até hoje utilizo uma swap de 4GB (tenho 7GB de RAM), e nunca cheguei a utilizar metade dela, portanto fica a seu critério utilizar o dobro de RAM para a swap (como é recomendado) ou o tamanho que desejar (mas aconselho a deixar no mínimo 4GB para ela também, só por garantia!).
 Selecione o espaço livre e clique em Criar:

Criar uma nova partição utilizando o espaço livre

 Selecione o ponto de montagem como swap e em capacidade digite o tamanho que deseja para a mesma, no meu caso, vou utilizar os 2GB restantes do meu disco como swap.






 Na imagem abaixo podemos destacar:

1 - Defina o tamanho da partição swap;

2 - Escolha o sistema de arquivos linuxswap".

 Finalizado, clique em Ok:

Crie uma partição swap

 Partições criadas, clique em Próximo:

Partições criadas, vamos para o próximo passo!

 A seguir você deve criar uma conta para acessar o sistema, informe o seu nome, defina um nome de usuário do sistema, o hostname (nome do computador) e uma senha.
 Na imagem abaixo:

1 - Desmarque a opção "Entrar automaticamente sem perguntar pela senha" que vem marcada por padrão, o que custa digitar a sua senha para entrar no sistema, não é verdade?!

2 - Você pode usar a mesma senha de usuário para o root, para isso, marque a opção "Usar uma senha para a conta administradora" e em seguida defina uma senha.

 Após, clique em Próximo:

Defina o nome de usuário, senha e hostname

 A tela seguinte vai mostrar apenas a página oficial do projeto OpenMandriva (necessário uma conexão à internet), apenas clique em Próximo:

Página inicial do projeto OpenMandriva sendo mostrada no instalador

 A seguir será mostrado um resumo das mudanças que serão realizadas para a instalação do OpenMandriva Lx 3.0, VERIFIQUE se tudo está certo, e, caso esteja, clique em Próximo:

Resumo das alterações a serem realizadas no seu computador

 Aparecerá um aviso perguntando se você quer mesmo instalar o OpenMandriva com as mudanças que fez anteriormente, se estiver TUDO CERTO, basta clicar em Próximo (caso contrário, clique em Voltar e faça os ajustes necessários antes de continuar):

Confirme as mudanças que serão feitas

 Agora é só aguardar enquanto o OpenMandriva é instalado no seu computador, enquanto isso vá até a cozinha e tome um café!

O processo de instalação do OpenMandriva Lx foi iniciado

 Instalação concluída! Lembre-se de marcar a opção Reiniciar Agora, como indicado pela seta 1 antes de clicar em Sair:

Reinicie o computador após instalar o OpenMandriva

 Após reiniciar, se você estiver fazendo dual boot, irá aparecer a tela do GRUB, podendo escolher qual sistema operacional iniciar:

Tela do GRUB após a instalação do OpenMandriva em dual boot

 Faça login com sua senha de usuário criada no processo de instalação; lembrando que você poderá escolher qual ambiente gráfico utilizar, dentre as opções estão o KDE Plasma (padrão) LXQt e Openbox:

Tela de login do OpenMandriva Lx 3.0

 Parabéns, você instalou com sucesso o OpenMandriva Lx 3.0 e agora está pronto para ser utilizado!

Área de Trabalho do OpenMandriva Lx 3.0


 E então, está gostando do OpenMandriva? Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial? Então basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco! E se gostou deste tutorial, aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook, aproveite que essas opções ainda são gratuitas! :)

 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!

Referências:



COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,69,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,43,Déjà Dup,1,Dica,163,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,94,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,52,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,19,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,62,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,23,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,3,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,71,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Guia de instalação do OpenMandriva Lx 3.0
Guia de instalação do OpenMandriva Lx 3.0
Aprenda, neste tutorial, a fazer a instalação passo a passo do OpenMandriva Lx 3.0 no seu computador.
https://2.bp.blogspot.com/-Z_Z4_yuorus/V7ZpcqiONMI/AAAAAAAAEXk/QcgURM5oX7cWwwcLBCcRTlw5Dkgs1EUQACLcB/s400/Guia-instala%25C3%25A7%25C3%25A3o-OpenMandriva-Lx-3.png
https://2.bp.blogspot.com/-Z_Z4_yuorus/V7ZpcqiONMI/AAAAAAAAEXk/QcgURM5oX7cWwwcLBCcRTlw5Dkgs1EUQACLcB/s72-c/Guia-instala%25C3%25A7%25C3%25A3o-OpenMandriva-Lx-3.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/08/guia-instalacao-openmandriva-lx-3.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/08/guia-instalacao-openmandriva-lx-3.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo