Como formatar um pen drive no Linux pelo terminal

Aprenda como formatar facilmente o seu pen drive por linha de comando no Linux!

Como formatar um pen drive pelo terminal no Linux
Aprenda nesta dica como formatar um pen drive facilmente no terminal do seu Linux!

 Formatar um HDD ou um pen drive é uma tarefa muito fácil nos dias de hoje, programas gráficos como o famoso GParted e o "Disks" (ou Discos, que vem pré-instalado em várias distribuições) são uma mão na roda, qualquer pessoa consegue fazer, mas quando o assunto é o terminal (a temida "tela preta")... Engana-se quem pensa que é difícil fazer isso por linha de comando, nesse post vou lhes mostrar como é fácil formatar um pen drive pelo terminal!

 Decidi escrever esse post devido a um problema que tive com um pen drive de 8GB da SanDisk, de uma hora para outra ele não aceitava copiar arquivos para o mesmo, estava protegido contra gravação (somente leitura). Tentei conectá-lo em outras portas USB do PC e nada... O jeito então era formatar.

 Primeiramente fiz backup dos arquivos do pen drive, depois abri o GParted (que já tinha instalado anteriormente no openSUSE Tumbleweed) e fui lá formatar o mesmo em FAT32, sem problemas. Mas mesmo assim, quando fui restaurar os arquivos, o pen drive continuava como somente leitura; nisso retornei ao GParted, deletei as partições dele e também a tabela de partições, depois criei uma nova tabela de partição (MBR), criei uma partição NTFS e mesmo assim continuava protegido contra gravação. Já que com o GParted não funcionou,  fui então no aplicativo "Disks" (Discos) do GNOME, o que também não funcionou, a solução para esse problema foi fazer esse processo pela linha de comando, e é isso que explico logo abaixo!

 Sem mais enrolação, vamos ao trabalho!

 O primeiro passo é abrir um terminal, após, digite o comando abaixo para identificar o seu pen drive (obviamente, "espete-o" antes no seu computador):

sudo fdisk -l

 Atenção: Identifique corretamente o seu pen drive, caso contrário, poderá deletar a(s) partição(ões) do seu HD, portanto, tenha muita atenção, ok?

Saída do comando fdisk -l

 No meu caso, o dispositivo que corresponde ao meu pen drive é o /dev/sdc, como indicado na imagem acima (isso varia de computador para computador).






 Pen drive identificado, rode o comando abaixo para escrever zeros na MBR do dispositivo:

sudo dd count=1 bs=512 if=/dev/zero of=/dev/sdx && sync

 Substitua o "x" do comando acima pela letra que corresponde a seu pen drive, no meu caso ficou assim:

sudo dd count=1 bs=512 if=/dev/zero of=/dev/sdc && sync

 Logo após, crie uma partição no mesmo utilizando o cfdisk:

sudo cfdisk /dev/sdx

 Aparecerá uma tela semelhante a esta abaixo, com as teclas direcionais do seu teclado selecione qual tabela de partição criar, no caso selecione a opção "dos" (MBR):

Selecione a tabela de partição a ser criada

  Com a tecla direcional da direita, selecione a opção Gravar e tecle Enter para definir a tabela de partição no dispositivo:

Gravar a tabela de partição no pen drive

 Confirme as mudanças digitando sim e após tecle Enter:

Confirmar as alterações

 Após, com a tecla direcional da esquerda selecione a opção Nova para criar uma nova partição:

Criar uma nova partição

 Defina o tamanho da partição, como vamos utilizar o espaço todo do pendrive, basta apenas teclar Enter:

Definir o tamanho dessa nova partição

 Selecione o tipo de partição como primária e tecle Enter:

Definir se a partição será primária ou estendida

 Em seguida, com a tecla direcional da direita selecione Tipo para alterar o tipo da partição e tecle Enter:

Alterar o tipo dessa nova partição

 Com as teclas direcionais superior e inferior, selecione o tipo FAT32 W95 (LBA), conforme indicado pela imagem abaixo, após, tecle Enter:

Selecione FAT32 W95 (LBA) como o tipo de partição

 Feito isso, com a seta direcional da direita selecione a opção Gravar e tecle Enter para escrever as mudanças no dispositivo:

Grave as mudanças no dispositivo

 Confirme as mudanças digitando sim e após tecle Enter:

Confirme as alterações a serem feitas

 Após, com a tecla da esquerda, selecione a opção Sair para (obviamente) sair do cfdisk:

Por fim, selecione "sair" para (obviamente) sair do cfdisk

 Agora, ainda no terminal, digite o comando a seguir para formatar a partição criada anteriormente em FAT32:

sudo mkfs.vfat -F32 /dev/sdx1

 No meu caso ficou assim:

sudo mkfs.vfat -F32 /dev/sdc1

 Tudo pronto! O pen drive está pronto para uso novamente! Muito fácil, não é?!

OBS.: Esta dica foi postada originalmente pelo PauloHAC (Paulo Costa) num tópico do site Viva o Linux.

 Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste tutorial? Então basta deixar o seu comentário logo abaixo, ou se preferir, entre em contato conosco! E se gostou deste tutorial, aproveite e cadastre-se para receber todas as novidades do blog Opção Linux no seu e-mail, ou siga-nos no Google+, no Twitter ou na nossa página no Facebook, aproveite que essas opções ainda são gratuitas! :)

 Obrigado pela visita e até o próximo tutorial!


Referência:


COMENTÁRIOS

BLOGGER
PUBLICIDADE
Nome

#BlogOpçãoLinux,3,Adobe Flash Player,1,Android Studio,2,AnyDesk,2,Artigo,71,Áudio e Vídeo,1,Autor Convidado,3,AV Linux,4,Backup,2,Brasero,1,CentOS,3,Debian,44,Déjà Dup,1,Dica,166,Dolphin Emulator,1,Eclipse,2,Fedora,99,Fedy,1,Firefox,1,follow.it,1,GNOME,6,Google Chrome,2,GParted,2,GRUB,3,I-Nex,1,Intel Graphics,2,IntelliJ IDEA,2,IRPF,8,Java,9,K3b,1,KDE,6,Kdenlive,1,Lançamento,53,Lançamento - Novatec,9,Leap,2,LibreOffice,1,Linux,30,Linux Mint,20,MEGA,2,Microsoft Edge,2,Microsoft Teams,1,Morvan,1,Mozilla Firefox,2,MultiBootUSB,1,NetBeans,2,Notícias,63,NVIDIA,1,OpenMandriva,2,openSUSE,69,openSUSE Leap,14,openSUSE Tumbleweed,4,Opera,4,Oracle VM VirtualBox,2,PC-BSD,1,PeaZip,1,pen drive,6,Pós-instalação,24,PyCharm,2,Recuperação,2,Redo Backup and Recovery,1,RustDesk,2,SELinux,2,Skype,3,Spotify,4,SUSE,12,Tchelinux,1,TDE,1,Team Fortress 2,1,TeamViewer,5,Telegram,4,Terminal,4,Ubuntu,72,Ventoy,1,VirtualBox,12,Visual Studio Code,2,Vivaldi,2,VMware Player,15,VMware Workstation,9,VSCodium,2,Windows,2,WineHQ,1,zypper,1,
ltr
item
Blog Opção Linux: Como formatar um pen drive no Linux pelo terminal
Como formatar um pen drive no Linux pelo terminal
Aprenda como formatar facilmente o seu pen drive por linha de comando no Linux!
https://3.bp.blogspot.com/-751Er7_YpVU/V63_9UzIi6I/AAAAAAAAETI/2b0TzcGjwkY8AYkimcNfjatEgveM3WDbgCLcB/s400/Como-formatar-pen-drive-no-terminal-Linux.png
https://3.bp.blogspot.com/-751Er7_YpVU/V63_9UzIi6I/AAAAAAAAETI/2b0TzcGjwkY8AYkimcNfjatEgveM3WDbgCLcB/s72-c/Como-formatar-pen-drive-no-terminal-Linux.png
Blog Opção Linux
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/08/como-formatar-um-pen-drive-pelo-terminal-linux.html
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/
https://www.blogopcaolinux.com.br/2016/08/como-formatar-um-pen-drive-pelo-terminal-linux.html
true
7244430709813195206
UTF-8
Carregado todas as postagens Não encontramos nenhuma postagem VER TUDO Leia + Responder Cancelar resposta Excluir By Home PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ TAG ARQUIVO PESQUISAR... TODOS OS POSTS Não encontramos nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para a Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o Código Selecionar todo o Código Todos os códigos foram copiados para a Área de Transferência Não foi possível copiar o código / texto, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Índice de Conteúdo