Aprenda a instalar o Fedora 24 Workstation facilmente no seu computador, seja em dual boot ou instalação única!
Fedora 24 Workstation - Instalação

 Aprenda, neste tutorial, a instalar passo a passo o Fedora 24 Workstation no seu computador.

 Foi anunciado na semana passada, dia 21 de junho de 2016, a mais recente versão estável do Fedora, a 24, como informado nessa postagem. Dentre as novidades, o Fedora 24 Workstation traz como interface gráfica padrão a última versão do GNOME desktop, a 3.20.2, para mais detalhes sobre essa versão, acesse as notas de lançamento neste link.

 Os requisitos mínimos de instalação do Fedora 24 Workstation são:

  • 1GB de memória RAM;
  • Processador de 1GHz ou mais rápido;
  • 10GB de espaço livre no HD.

 Vamos à instalação!

 Para este tutorial utilizei a ISO de 64 bits do Fedora 24 Workstation GNOME numa máquina virtual criada no Oracle VirtualBox, versão 5.0.22, onde já tinha instalado o Windows 10 (com o recurso EFI habilitado) num disco virtual de 50GB e 2GB de RAM; apesar disso, os procedimentos abaixo podem ser realizados em computadores com ou sem UEFI e fazendo ou não dual boot.


Tópicos desse artigo:

  Antes de tudo, o que fazer?

  Download do Fedora 24 Workstation

  Gravando a ISO baixada no DVD ou pendrive

  Particionando o HD (no Windows)

  Instalando o Fedora 24 Workstation


Antes de tudo, o que fazer?


 Caso queira instalar o Fedora em dual boot num HD que tenha somente o Windows instalado, é importante que:

  • Faça BACKUP dos seus arquivos (músicas, documentos, etc). Isso é muito importante, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja mais detalhes de como fazer isso neste tutorial da Microsoft e no tutorial do site TechTudo.
    Desde já deixo claro que NÃO me responsabilizo por possíveis perdas de dados que venham a acontecer (apesar que o risco disso acontecer seguindo os passos desse tutorial é mínimo, mas pode acontecer), por isso a importância de fazer uma cópia de TODOS os seus dados.

  • Faça a desfragmentação da partição do Windows (pelo menos 2 vezes). O Windows já vem com uma ferramenta de desfragmentação, para acessá-la, abra o Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre o Disco Local (C:) >>> Propriedades >>> Ferramentas >>> Otimizar e desfragmentar unidade, ou utilizar um software de terceiros para isso, como, por exemplo, o Defraggler e o UltraDefrag (que é de código aberto).

  • Desative a inicialização rápida do Windows (opção presente no Windows 8, 8.1 e 10). Para isso abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >>> Alterar o funcionamento dos botões de energia >>> Clique em Alterar configurações não disponíveis no momento e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida", após, salve as alterações.


* Caso seu computador não dê boot pelo DVD ou pendrive e tenha UEFI, pode ser necessário desativar o Boot Seguro (Secure Boot) no BIOS, veja como fazer esse procedimento nesse tutorial do site TecMundo.

OBS.: Se tiver um notebook da Samsung com UEFI, fique atento a esta notícia antes de fazer um dual boot com Linux:

https://tecnoblog.net/123104/notebooks-samsung-linux-brick


Download do Fedora 24 Workstation


 Faça o download do Fedora no site oficial:

https://getfedora.org/en/workstation

 Você também encontra os links (oficiais) para download do Fedora 24 (incluindo os Spins) no post anterior, acesse:

https://opcaolinux.blogspot.com/2016/06/lancado-o-fedora-24.html

 Após o download, verifique a integridade da ISO, como é explicado nesta dica do site Viva o Linux.


Gravar a ISO no pendrive ou DVD


 Existem vários programas para gravar ISOs em CDs/DVDs e pendrives, cito aqui apenas alguns deles que já usei e recomendo.

 Caso esteja no Windows e deseja utilizar um DVD para gravar a ISO, poderá utilizar o próprio utilitário do Windows para isso, mas também é possível utilizar outros programas para isso, como o popular Nero (que é pago), além do InfraRecorder (que é gratuito e de código aberto) e do CDBurnerXP (gratuito). Para gravar a ISO do Fedora num pendrive, recomendo o Universal USB Installer ou o Rufus (ambos gratuitos e de código aberto).

 No Linux, se for utilizar um DVD, recomendo gravar a ISO utilizando o Brasero ou o K3B (que estão disponíveis nos repositórios de várias distros); caso queira utilizar um pendrive, utilize o UNetbootin ou grave a ISO pelo terminal utilizando o "dd", como é explicado neste tutorial.


Particionando o HD (no Windows)


 Nesse exemplo mostrarei como criar um espaço livre no HD para instalar o Fedora Workstation usando o próprio Windows, que atualmente ocupa 100% do disco.

* Se estiver fazendo um dual boot com o Windows, recomendo que utilize esse processo abaixo para redimensionar a partição do Windows, mas caso queira utilizar o GParted para isso ou tenha algum outro Linux instalado no seu HDD poderá seguir os passos descritos neste tutorial (Opção 2: Usando o GParted).

 Inicie o Windows normalmente; após fazer logon, abra o Gerenciamento de disco, para isto aperte as teclas Windows + R (irá abrir o "Executar"), digite diskmgmt.msc e clique em "Ok":

Digite diskmgmt.msc na janela do Executar

 Com o Gerenciador de discos do Windows aberto, identifique a partição do Windows a diminuir (no caso a "C:"), clique com o botão direito do mouse sobre ela e após em Diminuir Volume...:

Selecione a partição Windows e clique em Diminuir Volume

 E digite o tamanho que queira diminuir da partição Windows e clique em Diminuir, como mostra a imagem abaixo. Neste exemplo vou diminuir em 25GB (1024 x 25 = 25600):

Defina o espaço a ser diminuído da partição Windows

 Agora temos um espaço livre no HD que será utilizado para instalar o Fedora (ou qualquer outro Linux):

Espaço livre criado

 Reinicie o computador com o pendrive ou DVD criado anteriormente e vamos para o próximo, a instalação do Fedora 24 Workstation.


Instalando o Fedora 24 Workstation


 Vamos então à instalação do Fedora no computador!

 Após reiniciar (e se seu computador estiver configurado corretamente) irá aparecer uma tela semelhante a esta (caso seu computador tenha UEFI):

Tela de inicialização da mídia de instalação do Fedora

 Deixe selecionado a opção Test this media & start Fedora-Workstation-Live-24 (Testar a mídia de instalação e iniciar o Fedora 24 Workstation no modo live) e tecle Enter. Caso seu computador não tenha UEFI, a tela que irá aparecer será semelhante a esta, nos dois casos tecle Enter.


 Aguarde o sistema carregar e em pouco tempo irá surgir a tela de boas vindas do Fedora, clique em Install to Hard Drive (Instalar no Disco Rígido) e aguarde, conforme mostra a imagem:

Clique em "Install to Hard Drive"

 Logo após, selecione o idioma de instalação do sistema, no meu caso é o Português do Brasil:

Selecione o idioma de instalação

 Após, clique em Destino da Instalação, para selecionar o HD que você liberou espaço para a instalação do Fedora:

Clique em Destino da Instalação

 Fique atento nesta parte, certifique-se de selecionar corretamente o HD que vai usar para instalar o Fedora (como mostrado pela seta 1 na imagem abaixo), selecione a opção "Eu irei configurar o particionamento" (2), após, clique em "Pronto" (3):

Selecione o HD que vai instalar o Fedora

 Na tela seguinte altere o esquema de particionamento para Partição Padrão, como mostrado pela seta 1 na imagem abaixo. Se seu HD é novo ou não tem nenhum outro sistema operacional instalado (e outros arquivos), você pode deixar o próprio instalador do Fedora criar as partições necessárias para a instalação do sistema, para isso basta clicar no local indicado pelo círculo abaixo, mas faça isso SOMENTE se não tem outro sistema operacional no HD, caso tenha, clique no ícone " + " (como mostrado pela seta 2) para criar as partições para a instalação do Fedora:

Criando as partições de instalação

 Vamos criar uma área de troca (Swap) para o sistema, o recomendado é usar o dobro do tamanho da memória RAM do seu computador, ou seja, se seu computador tem 3GB de RAM (por exemplo), use uma partição de 6GB para a swap; mas, no meu caso, desde a primeira vez que utilizei Linux e até hoje utilizo uma swap de 4GB (tenho 7GB de RAM), e nunca cheguei a utilizar metade dela, portanto fica a seu critério utilizar o dobro de RAM para a swap (como é recomendado) ou o tamanho que desejar (mas aconselho a deixar no mínimo 4GB para ela também, só por garantia!).

 Selecione o ponto de montagem como "swap" e em capacidade digite o tamanho que deseja para a mesma, no meu caso deixarei com 4GB ( 4GB = 1024 x 4 = 4096 ), feito isso clique em "Adicionar um ponto de montagem":

Crie a partição swap

 Após, crie a partição raiz ( / ), onde será instalado o Fedora, clique novamente no ícone " + " na parte inferior esquerda do instalador:

Clique no "+" para adicionar uma nova partição

 Selecione o ponto de montagem / e defina o tamanho da partição. No meu caso, vou utilizar o espaço restante para a raiz do sistema, para isso, basta deixar o campo "Capacidade Desejada" em branco, em seguida, clique novamente em "Adicionar um ponto de montagem":

Crie a partição raiz

 Após, caso queira, poderá alterar o tipo de sistema de arquivos para a partição raiz (indicado pela seta 1 na imagem abaixo), o padrão é o ext4 (mas não recomendo que mude, a não ser que saiba o que está fazendo!).






 Se seu computador não tiver UEFI, você poderá clicar no botão "Pronto" na parte superior e continuar a partir desse ponto, mas caso o computador tenha e está fazendo dual boot com o Windows (ou outro Linux), deverá adicionar um ponto de montagem "/boot/efi" na partição "EFI System Partition" existente, para isso clique em "Desconhecido" (seta 2):

Clique em "Desconhecido" para mais opções

 Identifique e selecione a partição "EFI System Partition", em seguida escreva /boot/efi em Ponto de montagem, como indicado na imagem abaixo (seta 1) e depois clique em "Atualizar Configurações" (seta 2):

Procure pela partição denominada EFI System Partition e defina o ponto de montagem

 Verifique se tudo está correto, se estiver, clique em "Pronto" na parte superior do instalador do Fedora:

Após concluir, clique em "Pronto"

 Confirme as mudanças que serão feitas no seu HD clicando em "Aceitar Mudanças":

Confirme as mudanças a serem feitas

 Voltando à tela inicial do instalador, clique em "Nome do Host e Rede":

Clique em Nome do Host e Rede

 Defina um hostname para sua máquina e clique em "Pronto" :

Defina um hostname para seu computador

 Clique em Hora e Data:

Clique em Hora e Data

 Defina o seu fuso horário, no meu caso já foi detectado automaticamente:

Defina o seu fuso horário

 Logo após, clique em Teclado:

Clique em Teclado

 No meu caso o teclado está configurado corretamente, mas caso seja necessário, configure o layout do seu teclado ou adicione mais opções clicando no ícone " + " indicado pela seta:

Configure o layout do seu teclado e / ou adicione outros

 Tudo pronto, agora clique em Iniciar a Instalação:

Clique em Iniciar a Instalação

 Durante o processo de instalação será necessário definir a senha de root e um usuário para o sistema, clique em Senha de Root:

Clique em Senha de Root

 Insira uma senha, de preferência com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, feito isso, clique em "Pronto":

Crie a senha de Root

 Clique agora em Criação de Usuário:

Clique em Criação de Usuário

 Insira o seu nome completo, o nome de usuário e uma senha para o mesmo; se desejar, defina esse usuário como o administrador do sistema, basta marcar a opção indicada pela seta na imagem abaixo:

Crie um novo usuário e defina a senha

 Agora é só aguardar a instalação! Após completado, clique em "Sair":

Após concluída a instalação, clique em Sair

 Para reiniciar o sistema clique no canto direito da barra superior e no botão de desligar, conforme indicado pelo ponteiro do mouse:

Reinicie o sistema

 E em "Restart":

Reinicie o sistema

 Se tudo correr bem, após reiniciar irá aparecer a tela do GRUB, onde você poderá escolher qual sistema iniciar (caso esteja fazendo dual boot):

Tela do GRUB, mostrando o dual boot do Fedora 24 e Windows 10

 Faça login na conta criada:

Faça login na sua conta de usuário

 Será apresentado uma tela de pré-configuração do sistema, nela você pode confirmar o idioma e layout de teclado, conectar suas contas online (Google, Microsoft, etc) e alterar os controles de privacidade (no meu caso deixei todos desabilitados):

Pré-configuração do Fedora

 Agora o Fedora 24 Workstation já está pronto para uso!

Área de Trabalho do Fedora 24 Workstation

 Não deixe de conferir o tutorial de pós-instalação do Fedora 24 Workstation, acesse o link:

https://opcaolinux.blogspot.com/2016/07/guia-pos-instalacao-do-fedora-24-workstation

 É isso! Caso tenha alguma dúvida ou informação a respeito do artigo basta deixar abaixo nos comentários. Obrigado pela visita ao blog e até o próximo tutorial!


Referências:


https://docs.fedoraproject.org/en-US/Fedora/24/html/Release_Notes/sect-Release_Notes-Welcome_to_Fedora_.html#hardware_overview

http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-power/inicializa%C3%A7%C3%A3o-r%C3%A1pida-do-windows-10/d2c35108-b3a7-42f2-b8f2-655a345bc4f3?auth=1

http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-other_settings/windows-10-x-ubuntu-dual-boot/096040df-443e-4e12-84af-802969a4af2f?auth=1

Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.



  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: