Para poder utilizar o PeaZip no Ubuntu e não correr o risco de "quebrar" o sistema seguindo alguns tutoriais na internet, vou demonstrar como fiz para "instalá-lo" no Ubuntu 64 bits.
Compartilhe nas redes sociais!
Peazip logo

Para poder utilizar o PeaZip no Ubuntu e não correr o risco de "quebrar" o sistema seguindo alguns tutoriais na internet, vou demonstrar como fiz para "instalá-lo" no Ubuntu 64 bits.

Pra quem não conhece, o PeaZip é um compactador e gerenciador de arquivos de código aberto e gratuito, alternativa ao WinRAR, WinZip e similares, disponível para Windows, Linux e BSD. Dentre as funcionalidades estão extrair, abrir e testar mais de 150 tipos de arquivos (RAR, ZIP, 7z, ACE, CAB, EXE, MSI, DMG, ISO, TAR, JAR, UDF, ZIPX,...), como também compactar, converter e criptografar arquivos. Conheça melhor todas as funções do PeaZip acessando o site oficial do projeto em http://peazip.org/peazip-free-archiver.html.







Ao acessar a página de downloads para Linux 64 bits, vemos que há um pacote .deb já pronto pra instalar, o problema é que não há o pacote ia32-libs nos repositórios do Ubuntu 14.04 LTS, pesquisei e encontrei alguns tutoriais ensinando a adicionar repositórios de versões passadas do Ubuntu para poder instalar o tal "ia32-libs". Fiz mas não deu certo, deu erro de várias dependências e algumas que faltavam também não estavam nos repositórios...
A solução então é "instalar" a versão portátil dele, que por aqui funcionou sem problemas, mesmo sem o pacote ia32-libs, tanto no Ubuntu 14.04 como no Ubuntu 15.04.
Primeiro, baixe o PeaZip (Portable x86-64) em:


Abra um terminal, acesse a pasta onde baixou o arquivo e execute:

tar -vzxf peazip_portable*LINUX.x86_64.GTK2.tar.gz

Após, vamos renomear a pasta criada e movê-la para /opt (para uma melhor organização):

mv peazip_portable*LINUX.x86_64.GTK2 peazip && sudo mv peazip /opt

Baixe o ícone para posteriormente utilizar no lançador:

wget https://1.bp.blogspot.com/-FUzkevEPk2E/VfsEd8bR-QI/AAAAAAAABkw/ZhdhtRflfEs/s1600/PeaZip-3.png && sudo mv PeaZip-3.png /opt

Crie um link simbólico com:

sudo ln -s /opt/peazip/peazip /usr/bin/peazip

E também um lançador (utilizarei o nano para criar o arquivo, mas pode ser o gedit ou outro também):

sudo nano /usr/share/applications/peazip.desktop

Copie e coloque o conteúdo abaixo:

[Desktop Entry]
Version=1.0
Encoding=UTF-8
Name=PeaZip
MimeType=application/x-gzip;application/x-lha;application/x-tar;application/x-tgz;application/x-tbz;application/x-tbz2;application/x-zip;application/zip;application/x-bzip;application/x-rar;application/x-tarz;application/x-archive;application/x-bzip2;application/x-jar;application/x-deb;application/x-ace;application/x-7z;application/x-arc;application/x-arj;application/x-compress;application/x-cpio;
GenericName=Archiving Tool
Exec=/opt/peazip/peazip %F
Icon=/opt/PeaZip-3.png
Type=Application
Terminal=false
X-KDE-HasTempFileOption=true
Categories=GTK;KDE;Utility;System;Archiving;
Name[pt_BR]=PeaZip

Salve com Ctrl + o, tecle Enter para confirmar e Ctrl + x para sair.

Agora é só procurar pelo atalho criado ou executar peazip pelo terminal. Por padrão, a interface dele estará em inglês, para deixá-la em português, acesse o menu Options >> Localization, dê dois cliques no arquivo pt-br.txt que o PeaZip vai reiniciar já com a interface português do Brasil:

PeaZip em português no Ubuntu 14.04 LTS

Habilite o suporte para arquivos compactados em RAR5 no PeaZip instalando o plugin UNRAR5, baixe em:


Link direto:

wget http://www.peazip.org/downloads/unrar5/peazip_unrar5_plugin-1.LINUX.ALL.tar.gz

Descompacte e mova para a pasta do PeaZip com:

tar -vzxf peazip_unrar5* && sudo mv unrar /opt/peazip/res

E só!

Sandro de Castro

Sandro de Castro

Um cara apaixonado por Linux e tecnologia! Sandro é satentusiasta e fundador/mantenedor do Blog Opção Linux, está sempre à procura por novos conhecimentos a fim de ajudar os iniciantes no Linux, desde a instalação das principais distribuições quanto ao uso no dia a dia.




  Olá! Seu comentário é muito importante para nós, portanto, fique à vontade para expressar a sua opinião sobre o post acima em um dos sistemas de comentários disponíveis (Disqus, Blogger/Google ou Facebook). Mas antes de escrever algo, fique atento:

  • É permitido colocar links nos comentários, mas eles serão moderados antes da publicação;
  • A prática de SPAM é proibida. Comentários feitos apenas com a intenção de divulgar um site ou blog serão excluídos;
  • Seja educado! Não é permitido o uso de linguagem imprópria e/ou ofensiva;
  • Evite escrever todo o seu TEXTO EM CAIXA ALTA;
  • Caso queira falar sobre outro assunto (que não tenha relação com esse post), poderá entrar em contato diretamente conosco!

Postar um comentário:

0 Comentários: